17.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
intervenção artística
(Foto: Bárbara Cassou)

Felice Varini faz intervenção artística pela primeira vez no Brasil

calendar-blank-line
17.12.2021
Brincando com pontos focais e percepção ótica, a intervenção artística de Felice Varini é a junção entre arte e arquitetura. Vale a pena a visita!
minutos de leitura

O Instituto Artium de Cultura em São Paulo foi tomado por uma intervenção artística idealizada pelo artista suíço radicado em Paris Felice Varini, que brinca com a percepção e distorção ótica. 

O Instituto fica localizado em um antigo palacete no bairro de Higienópolis, construído em 1921. O terreno foi comprado na época pelo comendador Gustav Stahl e instalado ali o primeiro Consulado da Suécia em São Paulo. 

intervenção artística
Intervenção artística na fachada do palacete (Foto: Bárbara Cassou)

Em 1940 o casarão foi adquirido pelo Império do Japão e transformado em sede diplomática e residência do Cônsul Geral. Porém, logo no ano seguinte, Pearl Harbor foi atacado, o consulado fechado e todos os diplomáticos japoneses foram embora do Brasil.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o imóvel é reaberto como escritório de representação do governo do Japão em São Paulo, a relação entre o Brasil e Japão foi reestabelecida e o palácio passa a ter status consular. 

intervenção artística
Uma das salas do palacete, quando o espectador está no ponto focal correto consegue observar a arte completa de Varini (Foto: Bárbara Cassou)

Conheça mais sobre a arquitetura e história de São Paulo

Em 1980 o Japão encerra sua atividade consular no palacete e por um bom tempo fica abandonado. 

Em 2005 é tombado e considerado patrimônio histórico. Nos anos seguintes, é vendido pelo atual proprietário, onde foi cuidado e restaurado. E finalmente em 2020 o Instituto Artium transfere sua sede para lá, onde ajuda na restauração da fachada, no paisagismo do jardim e no seu interior. 

O Instituto Artium de Cultura tem o objetivo dar acesso aos brasileiros a experiências culturais com o melhor do padrão internacional de produção. Arte sem fronteiras para o Brasil, não apenas brasileira. 

Atualmente a instalação artística que toma conta do palacete é de Felice Varini. Varini é um artista suíço, que mora em Paris. Esta exposição é a sua primeira obra no Brasil.

intervenção artística
Formas geométrica fazem parte da intervenção artística (Foto: Bárbara Cassou)

As obras são híbridas, misturando cenografia, pintura e fotografia. Círculos, quadrados, elipse e triângulos, às vezes sólidos ou às vezes vazados compõe a obra.

O artista fez uma visita técnica no palacete anteriormente da exposição para observar as características arquitetônicas e informações históricas do espaço. 

Feito este estudo, criou quatro instalações (três deles no interior do imóvel e uma na fachada): Zig Zag De Quatorze Triangles, Doubles Cercles Concentriques, Sept Arcs De Cercles e Douze Petits Disques Dans Le Grand 

As formas geométricas criadas por Varini sobre a arquitetura do local, em princípio, parecem flutuar no espaço. Conforme o espectador se move pelo espaço e seu ponto focal muda, as formas se juntam formando um desenho único.  

intervenção artística
Quando as formas da intervenção artística não se conectam é possível apreciar a arquitetura antiga do palacete (Foto: Bárbara Cassou)

O que era um espaço tridimensional, em um certo ângulo se torna plano com o aparecimento da forma desenhada pelo artista. 

Conforme o ângulo que o telespectador observa, é possível analisar a arquitetura do edifício ou a arte de Felipe Verini e vice-versa. 

A exposição de Felipe Varini no antigo palacete do Instituto Artium de Cultura é uma celebração da arte contemporânea sob a história e preservação da arquitetura passada. Uma perfeita combinação entre arte e arquitetura brincando com o ponto focal e a percepção ótica do telespectador. 

A exposição fica aberta de terça a domingo, das 10h às 18h, até dia 22 de novembro de 2022.

Não esqueça de reservar sua entrada pelo site. Vale a pena a visita! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Felice Varini faz intervenção artística pe...

Felice Varini faz intervenção artística pela primeira vez no Brasil

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies