Holanda além de Amsterdã: conheça a Ilha de Texel
A ilha de Texel está localizada ao norte da Holanda e é conhecida por ser a maior das ilhas do território holandês. Levam-se aproximadamente duas horas para chegar à ilha de carro desde Amsterdã, mas também é possível viajar de transporte público e percorrer toda a ilha de bicicleta. Texel faz parte de um complexo de ilhas chamado de Wadden ou de Ilhas Frísias Ocidentais, uma região de natureza preservada e bem popular entre os holandeses, sobretudo no verão.
Uma das curiosidades dessa ilha é que ela possui mais ovelhas que habitantes. Também é conhecida como o lugar com maior incidência solar do país segundo as estatísticas. Texel possui mais de 30 quilômetros de costa com praias de areia branquinha. Confira a seguir os lugares mais interessantes que essa ilha tem a oferecer.
O Farol de Texel
Construído em 1864, o icônico farol vermelho de Texel sai em quase todas as fotos de cartão postal da ilha e é até ilustrado no rótulo da famosa cerveja holandesa Skuumkoppe, produzida lá.
Durante a Segunda Guerra Mundial, houve um incêndio que destruiu grande parte do farol original. Ele foi reconstruído em 1947, mas é possível ver por dentro as marcas dos tiros que o atingiram durante a guerra. Para quem tiver disposição, pode-se também subir os mais de 100 degraus por dentro do farol e aproveitar a vista incrível para o mar e, inclusive, avistar a ilha vizinha chamada Vlieland.
A Praia De Koog
Uma das praias mais populares da ilha, possui uma faixa de areia bem larga e areia branquinha. As famosas casinhas em branco e azul podem ser alugadas por temporadas e estão a poucos metros do mar.
As dunas de toda a costa da ilha fazem parte do parque nacional de Texel, são superpreservadas e cheias de ciclovias e trilhas para quem quiser se aventurar e curtir a natureza. As paisagens são lindas e vale a pena conhecer!
O Museu Marítimo Kaap Skil
Kaap Skil é um museu marítimo que mostra a relação da vida dos holandeses com o mar e a importância da ilha de Texel na Idade do Ouro. Nos séculos 17 e 18, Texel foi um importante centro de navegação - ao largo da costa ficava o maior ancoradouro do mundo do século 15 ao início do século 19.
No último andar do museu, podemos visitar uma grande coleção de objetos recuperados de naufrágios desse período. O formato do telhado remete às casinhas do vilarejo onde o museu está localizado. O projeto foi desenvolvido pelo escritório holandês Mecanoo.
Para quem busca um passeio fora da rota turística de Amsterdã, Texel é um lugar incrível para se conectar com a natureza e a vida mais simples.
Leia mais sobre outra ilha interessante em: 4 lugares imperdíveis em Tenerife, na Espanha
Do porto de Texel saíram as expedições da WIC que invadiram o Brasil em 1624 e depois em 1630.