26.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O luxo contemporâneo e atemporal de Ilana Santiago é um dos estilos mais desejados atualmente (Foto: Uyara Wuerges Fotografia)

Ilana Santiago revela detalhes de sua arquitetura atemporal

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.10.2022
Saiba mais sobre o trabalho de Ilana Santiago, profissional conhecida por sua arquitetura de luxo contemporâneo e atemporal
minutos de leitura

Ilana Santiago é um dos nomes fortes da arquitetura contemporânea no Brasil. Com mais de 130 mil seguidores no Instagram e projetos assinados para clientes de todo o país — inclusive muitos famosos —, a cuiabana se destaca com o conceito de luxo contemporâneo.

Ao longo da sua carreira, ela já recebeu condecorações importantes por suas criações. Em todas, a característica mais marcante é a busca pela atemporalidade. Quer conhecer melhor essa profissional, que acabou de ganhar mais um destaque regional do programa Portobello+arquitetura? Continue a leitura deste artigo e confira o vídeo especial da arquiteta!

A trajetória profissional de Ilana Santiago

Ilana Santiago, perfil
Poder realizar os sonhos das pessoas é um dos fatores que movem Ilana Santiago em sua carreira (Foto: Uyara Wuerges Fotografia)

Natural de Cuiabá, no Mato Grosso, Ilana Santiago se mudou para o Rio de Janeiro logo após a sua formatura em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá.

Na nova cidade, ela trabalhou no escritório Antunes e Schor, um dos marcos iniciais na sua trajetória de sucesso.

Também no Rio de Janeiro, a arquiteta se aperfeiçoou em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Embora hoje Ilana Santiago seja um nome expressivo na arquitetura nacional, no início não foi exatamente assim.

Ela começou fazendo algumas casas para amigos. No entanto, o Instagram a ajudou a potencializar a sua carreira.

Ao relembrar o início dessa trajetória, a arquiteta afirma que desde criança era apaixonada pelo universo do design, algo que não era muito presente no seu contexto familiar. Ilana lembra que sempre gostou de tirar fotos e desenhar os lugares.

Apesar disso, antes de se graduar em Arquitetura e Urbanismo, Ilana chegou a cursar um ano e meio de Fisioterapia. Entretanto, ao trocar de faculdade, ela se encontrou.

Tanto que começou a estagiar já no primeiro semestre do curso. Também participou do escritório modelo da graduação.

O estilo inconfundível

Ilana Santiago , atemporal
Conceitos atemporais marcam o estilo inconfundível de Ilana, sempre focando no aconchego (Projeto: Ilana Santiago)

O estilo de Ilana Santiago é conhecido como "luxo contemporâneo", com uma mistura de diversas técnicas, sempre aliadas à exclusividade.

"A minha maior identificação é com os conceitos atemporais, misturando o clássico e o contemporâneo para conferir aconchego e sofisticação, em disposições sutis e delicadas, que valorizam a iluminação e o paisagismo", explica a arquiteta.

Para conseguir se diferenciar, uma das preocupações da profissional é com a atualização.

"Procuro estar atualizada com cursos e de olho nas tendências do mercado e dos designers nacionais e internacionais, buscando as melhores soluções estéticas e funcionais para proporcionar exclusividade aos projetos dos meus clientes", pontua a arquiteta.

Ilana Santiago, fachada
As fachadas de Ilana carregam o seu estilo inconfundível e atemporal (Projeto: Ilana Santiago)

Outro diferencial, sem dúvida, é a atenção que ela e a sua equipe dedicam aos clientes. Nesse sentido, o atendimento é um ponto importante para Ilana, sempre com um cuidado próximo, desde a concepção até a entrega.

Na visão dela, o seu trabalho pode ser resumido em poucos termos: "casa cheia", "família" e "conexões". Afinal, o seu maior prazer é fazer casas para as pessoas.

E é esse amor que acaba sendo estampado em suas criações, o que faz com que a arquiteta seja tão disputada por famosos e anônimos.

O escritório de Ilana Santiago

Ilana Santiago, requinte
Ambientes requintados e contemporâneos, com muito conforto, são marcas registradas das produções do escritório de Ilana
(Projeto: Ilana Santiago)

Ilana Santiago mantém um escritório de arquitetura e interiores com foco em clientes residenciais e empreendimentos imobiliários de todo o país, com uma forte gestão de logísticas e processos para oferecer o melhor atendimento possível, independentemente do ponto do Brasil onde esteja a obra.

Os projetos são cuidadosamente desenvolvidos por uma equipe especializada e experiente, capaz de atender a todas as necessidades e particularidades das pessoas, de acordo com o perfil de cada uma.

"Tudo é feito com muito amor e por amor. Fico muito feliz ao ver uma família recebendo a casa e agradecendo. Chegar nesse finalmente com os clientes satisfeitos e indicando você é algo gratificante", comenta Ilana.

Para manter o padrão de qualidade, a arquiteta busca sempre ofertar todo o suporte e treinamento para os seus profissionais.

Para ela, o segredo para o sucesso do seu escritório é, além da excelente qualificação dos seus arquitetos, a organização.

Com cronogramas completos e demandas controladas, é possível oferecer a qualidade e a exclusividade que os clientes tanto buscam e precisam.

Ilana Santiago, Living
Living Gourmet em uma residência no Alphaville (Projeto: Ilana Santiago)

A rotina básica dentro do escritório de Ilana consiste primeiro na reunião de briefing com o cliente e a gestora. Somente após essa etapa é que as equipes mergulham no processo criativo.

Quando o projeto toma forma, ele é apresentado. Depois da aprovação, uma equipe própria começa a fazer o detalhamento executivo.

O escritório de Ilana realiza tanto os projetos arquitetônicos quanto os projetos arquitetônicos e de interiores ou apenas de interiores.

Os projetos atuais

Com inúmeras obras espalhadas por todo o Brasil, Ilana Santiago diz que, para ela, todas são especiais, porque contam com as suas particularidades.

"Todos os meus projetos são pensados com muito amor e cuidado, para que possam atender às necessidades e aos desejos de cada família", explica a arquiteta.

Para Ilana, um dos seus grandes diferenciais ao longo da sua trajetória foi entender que ela trabalha com sonhos.

"A minha carreira na arquitetura propicia um sentimento de realização pessoal. Poder fazer os sonhos familiares se tornarem realidade e trazer felicidade às famílias", conta.

Ilana Santiago, detalhes
A atenção aos detalhes e o cuidado com os sonhos e desejos de cada cliente permeiam o trabalho de Ilana (Projeto: Ilana Santiago)

Isabeli Fontana e Di Ferrero

Atualmente, Ilana Santiago trabalha em duas obras para a modelo Isabeli Fontana e o cantor Di Ferrero, uma em São Paulo e outra em Florianópolis.

"O que podemos adiantar é que são projetos distintos, porém cheios de inspirações contemporâneas. Em São Paulo, passamos por um mood que se adequasse a um edifício repleto de referências de arte e design, o que nos leva a uma arquitetura mais cosmopolita", revela a arquiteta.

Já a proposta para o imóvel em Floripa é diferente, com foco no conforto. "Gostaríamos de proporcionar um ambiente aconchegante, que seja um refúgio contemplativo, para que eles possam aproveitar o final de semana em conexão com a natureza e a família", conta ela.

Lares por Ilana Santiago

Antenada, Ilana Santiago também se mantém ativa no YouTube, com uma websérie que mostra os detalhes de alguns dos projetos criados por ela.

Com apresentação da influenciadora Lalá Noleto, os vídeos são um verdadeiro mergulho nas criações da arquiteta.

O primeiro episódio mostra uma lindíssima casa projetada em Cuiabá para um casal de amigos com filhos e também uma avó com necessidades específicas de acessibilidade.

Já o segundo episódio traz um apartamento com um desafio extra: criar uma atmosfera de casa. O pé-direito alto e a mistura de texturas são a base desse projeto único.

A parceria de Ilana Santiago com a Portobello

Ilana Santiago é uma das profissionais parceiras da Portobello. Inclusive, ela já venceu algumas das premiações oferecidas pela marca, como o Prêmio Destaque Nacional da Portobello Brasil e o Destaque Regional São Paulo e Mato Grosso (2020 e 2021).

Para a arquiteta, as inovações, como é o caso das Lastras, são fundamentais no momento de criar ambientes atemporais e luxuosos.

"Por se tratarem de peças maiores, com designs icônicos, elas propiciam a sensação de integração dos espaços de forma leve e fluida. Utilizamos recentemente em um projeto a Lastra Araxá como piso geral. Ela conta com veios claros que tornam o ambiente muito mais neutro e acolhedor no dia a dia", diz.

Você já conhecia o trabalho de Ilana Santiago? Quer conferir mais das criações atemporais da arquiteta? Acesse o perfil dela no Archtrends!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Ilana Santiago revela detalhes de sua arquite...

Ilana Santiago revela detalhes de sua arquitetura atemporal

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótima matéria sobre arquitetura contemporânea demonstrando ao equilíbrio da elegância com a leveza e suavizada.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies