17.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Quarto gamer de adolescente masculino, com decoração e mobiliaria inspirada em jogos.
O quarto gamer faz sucesso entre adolescentes (Projeto: José Manoel Gouvea Neto)

Ideias de quarto adolescente masculino: estilo gamer, simples e mais

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.01.2023
Muito mais do que um ambiente para dormir, o quarto é um refúgio para receber os amigos e praticar seus hobbies. Descubra como aliar tudo isso em uma decoração funcional e com personalidade
minutos de leitura

O menino cresceu. E aquele quarto de decoração infantil já não faz mais sentido para a sua idade atual. Porém, projetar um quarto adolescente pode ser um desafio. A fase, marcada pelo desenvolvimento de sua personalidade, demanda um ambiente à altura, que pode priorizar objetos decorativos e hobbies no universo dos jogos, esportes, instrumentos musicais e personagens de série.

Se você tem dúvidas sobre como decorar um quarto juvenil masculino para deixá-lo confortável e aconchegante, confira as dicas a seguir:

Decoração do quarto adolescente masculino: o que observar?

Na fase da adolescência, o quarto é um ambiente usado para estudar, jogar, assistir a um filme, tocar algum instrumento ou simplesmente curtir momentos de descanso. Para começar a pensar na decoração, devemos considerar soluções para agregar tudo com estilo.

Revestimento que contribui para o visual

O revestimento faz toda a diferença na decoração de um quarto de adolescente. O porcelanato polido e natural são indicados e é possível utilizá-los no chão e na parede, em algum detalhe decorativo na cabeceira da cama ou em um painel para a área de estudo. Nos quartos, os preferidos são os que reproduzem madeira ou concreto. Se o espaço for pequeno, opte pelo piso branco e deixe a cor para os detalhes.

Quarto masculino com revestimento que interpreta madeira em meia parede.
O revestimento na parede valoriza a iluminação do quarto (Projeto: Oficina Gris Fernanda + Lana)

Definição de tema e estilos

O quarto é o lugar mais pessoal de uma casa, ele reflete a personalidade do morador. Converse com o adolescente para descobrir seus gostos e explorar toda sua essência na decoração. Às vezes, ele já tem um estilo em mente para o local como algo mais simples, rústico, moderno ou até mesmo uma decoração industrial.

Quarto de adolescente com uma decoração contemporânea, cama com cabeceira em cor cinza, edredom branco e decoração de almofadas em marrom e cinza;
O uso de revestimento amadeirado criou um contraste com a decoração (Projeto: Nicole Finkel)

Paleta de cores

Após definir o estilo, é hora de definir as cores para o quarto de adolescente masculino. Elas estarão na parede, nos móveis, tapetes, almofadas, roupa de cama e pufes. Uma dica é usar uma base neutra como o cinza, bege ou branco, que podem dar sensação de amplitude ao ambiente. E caso o adolescente goste de cores mais escuras, uma boa alternativa é usá-las nos detalhes decorativos.

Quarto de adolescente menino com uma paleta de cores em tons azuis.
Defina a paleta de cores antes de iniciar a decoração (Projeto: M² Arquitetura)

Móveis funcionais

Se o quarto de adolescente masculino for pequeno, opte pelo básico e escolha móveis funcionais como um sofá-cama, um guarda-roupa e uma escrivaninha para estudos. Em alguns casos, é possível projetar uma mesa de estudos com uma cama acima. Dessa forma, você aproveita melhor a altura do quarto. Se o espaço for maior, você pode adicionar uma poltrona ou alguns pufes para ter um espaço confortável para receber os amigos.

Investir em móveis planejados para um quarto juvenil masculino é sempre uma ótima opção para otimizar e personalizar um ambiente. É possível criar uma setorização de espaços dentro do quarto e ainda escolher cores para os móveis.

Quarto de menino com quadros gamer decorativos e uma cama baú
Moveis planejados e funcionais em combinação com o estilo do quarto (Projeto: Portobello Shop Juazeiro)

Decoração que se destaca

Os detalhes decorativos vão ser os responsáveis por deixar o quarto de adolescente com a cara dele. Quadros, pôsteres, livros, bonecos de super-heróis, prancha de surf são alguns itens que podem ser colocados em prateleiras e nichos com uma iluminação embutida ou uma cor diferente para destacar. Além disso, outros itens como jogo de cama, tapete e almofadas também podem dar um toque especial na decoração.

Quarto masculino com decoração de placas coladas na parede e uma cama grande cheia de almofadas em cores neutros.
Os elementos de decoração destacam junto ao revestimento usado no projeto (Projeto: Archi [lab] Karen Felix e Maira Rossi)

Crie um canto de estudos

Sempre opte por criar um canto de estudo para incentivar o adolescente em suas tarefas da escola e da faculdade. A área, com uma bancada de estudo e uma cadeira bem confortável, também pode ser utilizada para jogar videogame ou assistir a um filme nos momentos de pausa. Lembre-se de garantir uma iluminação adequada para cada momento. Uma luminária de mesa para os momentos de concentração e uma luz mais confortável, como spots direcionáveis no teto ou fitas de LED embutidos nos móveis.

Quarto de menino com um canto de estudos com revestimento amadeirado combinando com o armário de roupas.
O canto de estudo estabelece um diálogo com o quarto e traz conforto ao espaço (Projeto: Cristiana Casellato)

Projetos de quartos de adolescentes masculinos para se inspirar

Agora que você já sabe o que um quarto de adolescente precisa, veja algumas inspirações com diferentes estilos de decoração:

Quarto de adolescente masculino simples

A decoração simples de um quarto juvenil masculino é uma das mais fáceis de fazer e requer pouco investimento. Opte por uma base neutra como o cinza ou off-white nas paredes, nos móveis principais e no jogo de cama. Um nicho ou prateleiras de madeira pode adicionar um contraste discreto e deixar a decoração do quarto aconchegante. Se o futebol for a paixão do adolescente, adicione um quadro decorativo e algumas almofadas na cama com o tema.

A vantagem de uma decoração como esta é que ela é versátil e pode ser alterada facilmente. Basta mudar a cor do jogo de cama e os itens decorativos para adicionar um novo estilo.

Quarto masculino simples com cores neutras e duas camas de solteiro.
A simplicidade do quarto e as cores off-white conferem versatilidade ao projeto (Projeto: Talp Arquitetura)

Quarto gamer

O mundo dos jogos é uma temática bastante requisitada para quarto juvenil masculino. A cadeira é a marca deste estilo, portanto, opte por um modelo com boa ergonomia, que vai garantir o conforto durante as horas sentadas para jogar. Cores mais escuras como cinza e preto são bastante utilizadas na base da decoração do quarto gamer. Elas combinam com vermelho, azul e laranja, que podem ser adicionadas em itens decorativos como um pôster ou adesivo de parede.

Outra característica desse estilo de decoração é uma iluminação mais intimista. Use persianas e cortinas com bloqueio solar para controlar a incidência de luz natural no quarto durante as maratonas de jogos. Mas claro, não se esqueça de que o quarto é também um ambiente de estudo e outras atividades, então adicione uma luminária no teto do quarto.

Quarto gamer com móveis cheios de bonecos articulados.
As prateleiras cheias de decoração gamer deixam o quarto cheio de personalidade e estilo (Projeto: Regina da Matta)

Quarto neon

Esta é outra decoração para quarto bastante escolhida pelos adolescentes. O estilo é influenciado pelas redes sociais. Luminárias em LED não podem faltar num quarto neon. Elas podem compor letreiros ou desenhos para criar um ponto focal em uma parede ou formar molduras na cabeceira da cama. Além disso, as luzes podem ter diferentes cores, por isso, é preciso encontrar um equilíbrio com o restante do quarto para não exagerar.

Roxo e azul são as mais utilizadas para criar um ambiente neon, mas essa combinação pode não ser interessante para um quarto de adolescente masculino pequeno. Neste caso opte por uma base branca que vai deixar o ambiente mais claro.

Quarto com ambiente néon, cama de casal com edredom cinza e moveis na cor preto.
A iluminação é o grande protagonista neste criativo projeto (Projeto: Jorge Elmor)

Quarto de adolescente masculino moderno

Um estilo mais moderno pode utilizar diferentes cores que proporcionam uma estética artística e descolada. No caso abaixo, a parede pintada de tinta escura contrasta com o revestimento branco e abre espaço para acessórios coloridos. Nesse caso, até a roupa de cama está em harmonia com o mobiliário.

Quarto de adolescente masculino com decoração moderna e diferentes cores.
Deixe o quarto mais aconchegante com cores e decoração moderna (Projeto: Paula Sizinando)

Quarto de adolescente masculino com temática

Se o adolescente adora música, que tal utilizar objetos do tema na decoração? Uma parede decorada com discos e pôsteres fica incrível. Suportes para pendurar instrumentos musicais, como um violão, ou guitarra vão deixar tudo organizado. No caso abaixo, a temática Star Wars aparece em enfeites sobre as prateleiras e também nas paredes. No teto, ilustrações incrementam o décor.

Quarto de adolescente com decoração temática do filme star wars.
Um filme favorito é uma ótima temática para usar na decoração do quarto (Projeto: Mariana Maran)

Quarto de adolescente masculino colorido

Para uma decoração mais alegre e jovem de um quarto de adolescente masculino, utilize cores! Se o adolescente gostar de artes plásticas, é possível arriscar um desenho grafite na parede para dar ainda mais personalidade.

Quarto colorido de adolescente masculino com decoração alegre de um quadro na parede com cores claros e duas camas de solteiro e edredom cinza.
As cores fazem toda a diferença para deixar um quarto mais alegre e jovem (Projeto: Andrea Carminate)

E aí gostou de conhecer alguns dos estilos de quarto de adolescente masculino? Aproveite para ver também: Dicas para decorar um quarto de casal e deixe a sua casa toda linda e bem arrumada!

Continue acompanhando o portal Archtrends Portobello, aqui você encontra diversos projetos para se inspirar!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Ideias de quarto adolescente masculino: estil...

Ideias de quarto adolescente masculino: estilo gamer, simples e mais

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies