27.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Imagem: cortesia Markus Hinteregger e Elias Lahner)

O projeto visionário de um hotel nas montanhas da Itália

calendar-blank-line
27.08.2021
Um hotel nas montanhas do norte da Itália? Veja um projeto que promete redescobrir o espírito das montanhas criando, literalmente, um contato com a terra.
minutos de leitura

Os arquitetos Markus Hinteregger e Elias Lahner, criaram um restyling de um hotel já existente em Lutago – uma pequena vila na província de Bolzano, região de montanhas ao norte da Itália – onde o conceito principal do projeto se insere perfeitamente na paisagem e cria uma atmosfera incrível e inesperada.

Os proprietários do hotel organizaram um concurso com o propósito de ampliar e unificar o complexo já existente. O projeto dos arquitetos prevê um encaixe de forma orgânica na topografia local, portanto, a nova estrutura se confunde com a paisagem e cria espaços de conexão com a natureza para os visitantes, integrando o indivíduo diretamente com a montanha.

hotel nas montanhas
Imagem do interior do projeto do hotel nas montanhas (Cortesia Markus Hinteregger e Elias Lahner)
hotel nas montanhas
Imagem do exterior do projeto do hotel nas montanhas (Cortesia Markus Hinteregger e Elias Lahner)

"A arquitetura pode não apenas mudar a vida cotidiana, mas também abrir novas perspectivas, o concurso para ampliação do hotel remodela, redesenha e concebe um espaço de conexão que antes não era disponível para os hóspedes", relata Markus Hinteregger.

hotel nas montanhas
hotel nas montanhas
nas montanhas
nas montanhas
projeto de hotel

A parte do hotel já existente consiste em vários volumes diferenciados em dimensão e altura. Os arquitetos propuseram um novo revestimento em metal expandido, criando uma fachada harmoniosa e minimalista. As fachadas heterogêneas são unificadas e tornam-se a nova cara do hotel, criando uma aparência mais suave para a paisagem. O foco principal fica para as novas instalações, que giram em torno das diretrizes básicas, que são: movimento, conexão e integração. Essa dinâmica acentua a adaptação e a valorização dos edifícios às necessidades individuais dos visitantes.

projeto de hotel
Esquema de projeto: edifícios existentes (Cortesia Markus Hinteregger e Elias Lahner)
projeto de hotel
Esquema de projeto do hotel nas montanhas: alteração das fachadas dos edifícios existentes (Cortesia Markus Hinteregger e Elias Lahner)

O conceito dos novos edifícios estabelece que a reestruturação do projeto se baseie nas formas orgânicas da envolvente montanha, modelando a paisagem espacial com verdadeiras "bolhas de vidro". Na zona entre os blocos, de acordo com o projeto, são criados espaços de área comum para o hotel, salas de permanência, salas de jantar e até o spa, tudo obtido a partir do solo. As "bolhas" que acompanham as curvas suaves das colinas são cobertas por cúpulas em vidro que permitem apreciar a vista: verdes no verão e cobertas de neve no inverno.

hotel nas montanhas
Alteração das fachadas dos edifícios existentes (Cortesia Markus Hinteregger e Elias Lahner)

As montanhas ao sul do Tirol com certeza vão ganhar um ar moderno, futurista e uma conexão com a natureza, muito diferente do que os visitantes estão acostumados a encontrar por lá. Os projetos que se conectam com o lugar onde estão inseridos de forma harmoniosa e que permitem uma integração à natureza são, com certeza, considerados brilhantes.

Afinal, a boa arquitetura é pensada para um sítio de inserção específico, não podendo ser executada em nenhum outro lugar. Gostaram do projeto? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Leia também: Arquitetura exótica: hotéis mais peculiares do mundo inspiram outros projetos

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O projeto visionário de um hotel nas montanh...

O projeto visionário de um hotel nas montanhas da Itália

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies