02.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Soneva Fushi esbanja um estilo único ao mesmo tempo em que preza pela sustentabilidade (Foto: Bárbara Cassou)
Soneva Fushi esbanja um estilo único ao mesmo tempo em que preza pela sustentabilidade (Foto: Bárbara Cassou)

12 projetos de hotel design para inspirar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.10.2022
Conheça projetos de destaque no mundo inteiro que mostram o quanto o hotel design é capaz de transformar as experiências dos hóspedes
minutos de leitura

Mais do que um local para se hospedar, os hotéis oferecem experiências únicas em vários cantos do mundo. E o hotel design é um dos elementos responsáveis por compor a atmosfera dos ambientes internos e externos.

Quando se trata de arquitetura e design, o céu é o limite.

Ao conhecer diferentes projetos de hotel, percebemos as infinitas possibilidades criativas e até mesmo diálogos que os edifícios estabelecem com o cenário ao redor deles.

Que tal conhecer alguns dos mais inusitados? Continue lendo!

12 projetos de hotel design para inspirar os arquitetos

Veja a seguir os projetos de hotel design que selecionamos para compartilhar com você:

1. Les Deux Gares

Em francês, Le Deux Gares quer dizer “as duas estações” (Foto: © Benoit Linero)

O Les Deux Gares é um hotel design em Paris pensado para os viajantes que adoram se hospedar em lugares autênticos.

Ocupando um edifício de arquitetura parisiense do século 19, o hotel conta com 40 quartos de estilos diferentes.

Ao entrar em cada quarto, você se sente entrando num ambiente de uma peça de teatro, cheia de cores, estampas e formas inusitados. Cada canto é explorado por elementos visuais vibrantes, não deixando espaço para o branco ou para o vazio.

Sem dúvidas, o Les Deux Gares é uma incrível fonte de inspiração para os arquitetos que desejam idealizar hotéis com uma pegada vintage e extremamente criativa.

2. Il Tornabuoni Hotel

hotel design em florença
Cada andar do II Tornabuoni Hotel possui uma cor diferente (Foto: Cortesia do Il Tornabuoni Hotel)

O Il Tornabuoni Hotel fica em uma das ruas mais famosas de Florença, onde estão as maiores grifes do mundo. Não é à toa que o requinte está entre as principais características desse hotel 5 estrelas.

Ele foi projetado pelo designer de interiores Andrea Auletta, que apostou na decoração natural e ao mesmo tempo evocativa. Mas o layout do hotel, diferente em cada andar, é uma das características que mais chamam a atenção.

A partir do conceito dos andares, o designer escolheu a dedo os papeis de parede, pinturas, mobiliário e demais objetos.

3. Loft Boulevard Side

Loft Boulevard Side
Projeto contou com os tijolinhos Terracotta D’Argento, da Portobello, que reproduzem argila (Projeto: Amelia Castro)

Este loft projetado para um apart-hotel explorou a estética industrial por meio dos revestimentos mais rústicos, do concreto e das tonalidades de cinza.

Ao mesmo tempo, a arquiteta soube trazer elementos de cor que se equilibraram com a neutralidade do ambiente.

O que parece é que cada mínimo detalhe foi pensado com cuidado, agregando diversos objetos decorativos para deixar o loft mais aconchegante.

4. Rosewood São Paulo

piscina cristalina em hotel
Área externa do hotel design é inspirada nas piscinas cristalinas de Bonito (MS) (Foto: Divulgação Rosewood São Paulo)

O Rosewood São Paulo, palco do Archtrends Summit 2022, destaca-se entre os hotéis de luxo da capital paulista. Foi construído na área do antigo Hospital Maternidade Matarazzo, um edifício de arquitetura neoclássica de 1904.

No projeto do hotel design, o arquiteto Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker, e o designer Philippe Starck reinventaram o espaço. Souberam trazer a brasilidade para o hotel por meio dos jardins tropicais e da torre com espécies da Mata Atlântica.

Além de pensar no design, trouxeram para a coleção 450 obras de arte de 50 artistas brasileiros.

5. Bulgari Hotel Paris

hotel design em paris
Bulgari Penthouse, um apartamento privado com jardim panorâmico com vista para os principais monumentos de Paris (Foto: Cortesia Bulgari Hotels & Resorts)

O Bulgari Hotel Paris chama a atenção por conta de seu estilo contemporâneo em meio à tradicional arquitetura parisiense.

Tanto o edifício quanto a fachada foram projetados pelo arquiteto Antonio Citterio Patricia Viel junto do escritório de arquitetura francês Valode & Pistre.

Todos os quartos foram pensados para oferecer a experiência de um apartamento privado, mobiliado e decorado com peças altamente luxuosas.

Além dos 76 quartos e suítes, o hotel design conta com o Bulgari Penthouse, com mais de 1 mil metros quadrados, incluindo um jardim suspenso cheio de plantas.

6. San Pietro di Positano

hotel design na italia
O hotel San Pietro di Positano oferece uma experiência suspensa entre o mar e o céu (Foto: Cortesia Julia Tiberio)

O San Pietro di Positano foi criado para ser um refúgio de paz onde as tradições do velho mundo se encontram com um estilo contemporâneo.

Esse hotel design de alto luxo era uma casa em Positano, sul da Itália. Ao mesmo tempo em que oferece muito requinte, San Pietro não ostenta no visual.

Conta com mobiliário nobre, pinturas, tapetes e composições florais que conversam com o cenário. Além disso, está rodeado pela vegetação mediterrânea e oferece uma vista singular para o mar.

7. El Far

hotel design na costa brava
El Far de San Sebastián mudou de função ao longo dos séculos, passando de farol a hotel e restaurante (Foto: Cortesia Hotel El Far)

El Far é um hotel e restaurante que ocupa o espaço de um antigo farol do século XVIII. Fica a 175m de altura do mar, na Costa Brava, litoral da Espanha.

Quando o farol foi restaurado, houve um cuidado para manter o look & feel marítimo e preservar a sua história. Assim, a arquitetura da edificação antiga de pedra foi mantida.

O hotel possui 9 quartos exclusivos com vista privilegiada para o mar mediterrânico e para a região de Empordà.

8. Casa Cook El Gouna

hotel design no egito
Casa Cook soube explorar o melhor da arquitetura contemporânea com o estilo rústico (Foto: Bárbara Cassou)

O Casa Cook El Gouna fica às margens do mar vermelho, no leste do Egito. Além de muito conforto, oferece uma experiência incrível para quem gosta de viajar.

Ao estilo boho chic, o hotel design não é nada pretencioso, mas oferece muito charme. Seu complexo mescla o cimento queimado com detalhes em madeira e palha.

No interior dos quartos, o minimalismo se junta ao estilo contemporâneo. E ainda conta com um terraço de frente para a piscina privativa.

9. 25 hours

hotel design na florença 25
Átrio principal do hotel 25 hours, onde tudo acontece (Foto: Cortesia Dario Garafolo)

O novo hotel 25 hours está localizado no centro histórico de Florença. Possui um design com uma história envolvente e um visual autêntico e até mesmo ousado.

Ele foi construído num edifício abandonado por mais de uma década. O projeto do hotel redesenhou toda estrutura, criando um único complexo que integra três edifícios.

Todos os detalhes da decoração foram pensados pela arquiteta Paola Navone, que se baseou em grandes obras da literatura, como “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, para fazer o projeto interno.

10. Soneva Fushi

hotel design nas maldivas
Soneva Fushi é um hotel sustentável que contribui para a conservação nas Maldivas (Foto: Bárbara Cassou)

O Soneva Fushi é um hotel localizado nas Ilhas Maldivas e que traz uma proposta diferente da maioria dos hotéis.

Isso porque ele preza pela sustentabilidade, contribuindo para a conservação da biodiversidade, ajudando a comunidade local, eliminando o uso de materiais poluentes, fazendo compostagem, entre outras iniciativas.

Além de ser neutro em carbono, o hotel gera a própria energia, trata a água e faz localmente toda parte de manutenção, marcenaria e construção.

Para chegar até lá, é preciso pegar um avião até a capital das Maldivas e um hidroavião que pousa na água na ilha ocupada pelo hotel.

Toda estrutura do hotel design é feita em madeira, com cada cantinho usando o mesmo conceito e materialidade. Assim, o visual se mescla à natureza ao redor.

11. Hotel La Bionda

hotel design no mediterrâneo
Hotel La Bionda tem a proposta de ser um espaço para quem deseja se desconectar (Foto: Cortesia Quintana Partners)

O Hotel La Bionda fica no centro de Begur, uma pequena cidade cheia de charme na costa mediterrânea entre a Espanha e a França.

Para abrir as portas, o projeto do hotel design restaurou um edifício do século XVII, mantendo sua arquitetura original e elementos como as abóbodas de pedra e tijolos.

Também modernizou as instalações, incluiu obras estruturais, painéis solares e energia aerotérmica.

Possui um estilo eclético que inclui diferentes tipos de móveis, texturas e cores na decoração de seus espaços comuns. Nos quartos e nos banheiros, os detalhes são inspirados na personalidade de mulheres que tiveram uma carreira de destaque.

12. Hotel Wyndham Gradem Ribeirão Preto

hotel design no brasil
No piso, foi usado o revestimento B.I.S. Grafite da Portobello (Projeto: Zemel+ ARQUITETOS)

O bar do Hotel Wyndham Gradem Ribeirão Preto esbanja elegância por meio de seu estilo moderno, sem exageros.

Privilegiando o vermelho no mobiliário e nas luminárias, junto dos diferentes tons de cinza, este projeto contou com a criatividade dos arquitetos.

Ainda que as cores se repitam, tanto a forma como os materiais usados são bastante diversos, criando um visual único para o espaço de socialização do hotel.

Para os arquitetos, os projetos de hotel design são oportunidades de inovar por meio de propostas que exploram o visual de diversas maneiras. E que também valorizem a sustentabilidade, a preservação de espaços simbólicos para a história das cidades e a atmosfera de cada local.

Se você deseja buscar outras fontes de inspiração para os seus projetos, não deixe de se cadastrar e acompanhar as novidades do Archtrends!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

12 projetos de hotel design para inspirar...

12 projetos de hotel design para inspirar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies