18.11.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
High Line em Nova York vista aérea
Parque linear foi revitalizado a partir de um antigo trilho de trem (Foto: Divulgação / thehighline.org)

High Line em Nova York é exemplo de projeto de revitalização urbana

calendar-blank-line
18.11.2022
Construído sobre linha férrea centenária, jardim suspenso atrai turistas e visitantes do mundo todo à região
minutos de leitura

Revitalizar ou demolir? Essa é uma pergunta frequente na arquitetura quando se trata de renovação e restauração de um local. Muitas vezes, a forma mais rápida e fácil de começar um projeto é demolir e, a partir do zero, construir algo totalmente novo. Mas seria essa a melhor opção? 

Visitei recentemente o High Line em Nova York, um parque linear público no West Side de Manhattan revitalizado a partir de um trilho de trem sem uso. Seu exemplo nos mostra que a revitalização é a melhor opção. O projeto não apaga o passado, pelo contrário, se apropria da história e lhe dá um novo significado. 

High Line em NY
O High Line trouxe um impacto positivo pelos bairros onde ele passa, melhorando a qualidade de vida dos moradores (foto: Divulgação /  thehighline.org)

A história do High Line resgata o início do século 19, quando trens com trilhos na rua criavam condições perigosas para os pedestres. Nessa época, a 10th Avenue chegou a ser conhecida como “rua da morte”. 

Diante disso, os trilhos foram removidos e posicionados em uma nova linha ferroviária elevada. A primeira linha de trem do local, onde hoje funciona o High Line, foi chamada de West Side Elevated Line e transportava carne, laticínios e produtos agrícolas. 

>>>>> Fizemos um tour pelo Desgin District em Miami. Confira aqui!

parque linear High Line
O parque linear High Line conecta os bairros Meatpacking e Chelsea em Nova York (foto: Divulgação thehighline.org)

Entre 1690 e 1680, o seu uso diminuiu devido ao fortalecimento do transporte rodoviário e começaram planos de possíveis destinos para o High Line. Em 1999, a linha de trem estava em completo desuso e sofria críticas de moradores do entorno. O então prefeito chegou a assinar uma ordem de demolição que, mais tarde, por sorte, não ocorreu. 

Muito dessa decisão partiu de moradores, que uniram-se pela revitalização e conseguiram criar um parque linear, suspenso, que conecta vários pontos no oeste da cidade, entre os bairros Chelsea e Meatpacking (um dos mais descolados do momento). 

projeto do High Line em Nova York
Esquemas e elevações do projeto do High Line (foto: Divulgação /  thehighline.org)

O parque ganhou ainda projeto de arquitetura, paisagismo e urbanismo a partir de colaboração entre James Corner Field Operations, Diller Scofidio + Renfo e Piet Oudolf.

O resultado é uma área verde, suspensa, que atrai turistas de todo o mundo. O  High Line tornou-se exemplo de revitalização de zonas industriais abandonadas, acompanhada de outros lugares como Miami, onde existe o design District, e Barcelona, com o Poblenou. 

Detalhes do paisagismo que integra-se com a antiga linha do trem do High Line (foto: Divulgação /  thehighline.org)

O High Line veio para reimaginar o papel dos espaços públicos na cidade, conectando bairros e trazendo qualidade de vida para moradores e visitantes. Um espaço que ajuda a melhorar a mobilidade e segurança da cidade é exemplo de projeto com propósito. Essa é uma obra que utiliza dos resquícios da sua história, ressignificando-a e oferecendo aos moradores melhor qualidade de vida.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

High Line em Nova York é exemplo de projeto ...

High Line em Nova York é exemplo de projeto de revitalização urbana

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies