26.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Na tendência Here Comes the Fun, casa se humaniza com detalhes lúdicos em objetos bem humorados (Crédito: Diesel)

Here Comes the Fun: tendência de design convida a desfrutar a vida com alegria

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.07.2022
Conheça a tendência Here comes the Fun, um chamado para transformar a forma como experimentamos e nos conectamos com a nossa casa
minutos de leitura

Otimismo, energia e criatividade. Essas são as principais expressões que resumem a tendência Here Comes the Fun, mapeada pela Portobello durante a 60ª edição do Salão do Móvel de Milão.

Esse é o mais representativo encontro internacional dos setores de design e decoração e apresenta as principais tendências mundiais do setor.

Quer entender melhor a tendência Here Comes the Fun e aprender a usá-la nos seus próximos projetos? Vem com a gente!

O que é Here Comes the Fun?

Here Comes the Fun é uma tendência decorativa que visa refletir o momento em que estamos passando, de maior valorização do conforto e do desfrute da vida.

Após um longo período em isolamento e com inúmeras preocupações relacionadas à pandemia, o mundo volta aos eixos novamente. E muitas pessoas têm sentido a necessidade de se expressar de forma mais leve e divertida.

A tendência Here Comes the Fun mescla energia, otimismo e criatividade, com ambientes que abraçam, estimulam o toque e trazem mais felicidade.

Microtendências

Dentro do Here Comes the Fun, vemos algumas microtendências importantes, que reafirmam essa busca por criar ambientes mais lúdicos e leves. As principais são:

  • Ambientes sinestésicos, que oferecem uma experiência completa, com perfumes, cores e sons;
  • Tecnologia, arte e humanidade, com tecnologias artísticas capazes de emular as características humanas;
  • Surrealismo, criando ambientes que retratam o mundo dos sonhos, com uma estética surrealista que emula sensações e desperta o melhor de nós. São espaços leves, lúdicos e com diversos estímulos;
Ambientes sinestésicos, que trabalham diferentes sensações, são marcas carimbadas dessa tendência
(Crédito: Portobello S.A.)
  • Sonhos, trazendo a casa como protagonista da nossa rotina, com detalhes lúdicos e objetos bem humorados, criando uma conexão entre os sonhos e o local onde moramos, nosso lar;
  • Sistemas modulares, lúdicos e adaptáveis que atendem às diferentes necessidades de uso e tornam a casa mais facetada e inclusiva;
  • Design para brincar, com peças que trazem interação e diversão aos espaços.

Como são os ambientes com essa tendência?

Os ambientes que seguem a tendência Here Comes the Fun são ao mesmo tempo coloridos, lúdicos, surreais e convidativos. Sensações que foram compartilhados por quem visitou as instalações do Salão de Milão.

Apesar das diferentes propostas trazidas por cada marca, algumas características básicas eram presentes em todas elas. É o caso de cores e estampas divertidas, mobiliários coloridos, formas orgânicas, objetos sinestésicos e tetos com instalações diferenciadas, como presença de nuvens e outros elementos vívidos.

Apesar disso, o conforto era uma tônica essencial. Os estofados, os tapetes e todos os detalhes estimulavam os visitantes a se jogarem, experimentarem e curtirem os espaços.

Ambientes divertidos, sinestésicos e surreais marcam a tendência Here Comes the Fun (Crédito: Pâmela Golin)

Cor

As cores são essenciais para os espaços que seguem a tendência Here Comes the Fun.

Se durante a pandemia tudo parecia cinza, triste e pesado, agora vemos uma modificação nesse sentimento.

Os tons cinzas e frios ficam de fora e dão espaço às cores quentes, os azuis, os verdes e os terrosos, que trazem mais personalidade aos ambientes, adicionam energia e promovem acolhimento.

Os diferentes tons de verde são destaque, assim como os detalhes em berinjela e outras tonalidades mais fortes, que fogem da paleta diária de composição dos espaços.

Móveis

Os mobiliários também ganham destaque nessas composições. Eles são divertidos, com formatos diferenciados, que brincam com o sentido do tato e são uma porta aberta para o descanso.

Os móveis arredondados fazem essa conexão com um mundo menos rígido e sério, adicionando um toque surreal e onírico aos espaços.

Móveis arredondados, orgânicos e divertidos quebram a rigidez e transmitem aconchego (Crédito: Amanda Sequin)

Os tecidos são confortáveis, sinestésicos. Mais do que decorar, os estofados têm texturas para ativar sentidos, sensações e trazer aconchego.

Outro destaque é a modularidade. Isso significa investir em móveis que podem ser adaptados às diferentes necessidades, com usos que vão além da função original e que permitem transformar os ambientes de acordo com as necessidades e desejos dos moradores.

O design que permite a brincadeira e a interação ressalta lado divertido e criativo da tendência (Crédito: Portobello S.A.)

Objetos de decoração

O design para brincar quebra com a rigidez do mobiliário e dos objetos de decoração. Tudo dentro do espaço é pensado para criar sensações e para ser divertido.

As almofadas, além de enfeitarem os sofás, por exemplo, ganham funções adicionais, com braços que abraçam e com cores que estimulam o espírito lúdico.

Os acessórios e objetos decorativos também são engraçados, criativos e trazem um toque de personalidade.

Iluminação

Ao adentrar nos ambientes que seguem essa tendência, a sensação é de estar em um quadro de Salvador Dalí ou de ser levado para um sonho. Por isso, a iluminação ganha papel de destaque, despertando os sentidos e se transformando em um aliado cênico.

Composições inusitadas, móveis arredondados e iluminação cênica são pontos principais na tendência Here comes the Fun (Imagem: Pamela Golin)

Composições

Os espaços são compostos para despertar as percepções. Nuvens e pinturas no teto, tecnologias que emulam características humanas, paredes com cores e luzes, lustres e pendentes que criam um jogo de sensações, tudo isso faz parte da tendência Here Comes the Fun.

Texturas

Ambientes pálidos, sem graça e frios estão bem distantes da trend Here Comes the Fun.

As cores mais fortes e vivas são mescladas com texturas agradáveis e quentes, que vão além do usual, como o agradável chenille, o macio mohair e o luxuoso cashmere, além dos inspiradores tweeds.

Essas texturas podem ser aplicadas em diferentes detalhes, incluindo os estofados e principalmente os tapetes. Eles se tornaram protagonistas em muitas instalações, com cores, formatos e estampas inusitadas.

Cada vez mais modernos e autênticos, além de macios e fofos, os tapetes são capazes de retratar esse mundo de sonho, divertido e aconchegante que faz parte da tendência.

Surrealismo

Sem dúvida, uma das características marcantes dos espaços que seguem a tendência Here Comes the Fun é o surrealismo, com uma interpretação contemporânea e mesclada com influências da pop art.

Objetos e ambientes surreais trazem a sensação de uma casa saída diretamente dos sonhos (Crédito: Bárbara Cassou)

Mais do que nunca, a casa se tornou um lugar onde podemos nos desconectar da realidade, tirar nossos sapatos e adentrar em um mundo lúdico, onírico e surreal.

E isso é expresso em todos os detalhes que citamos. Desde a escolha de cores mais fortes e contrastantes, passando por móveis em formatos inusitados, considerando a escolha das texturas e da iluminação e criando ambientes cheios de personalidade e estilo.

O que é o Salão do Móvel de Milão?

O Salão do Móvel de Milão, ou Salone del Mobile, em italiano, é um evento realizado anualmente na cidade de Milão, na Itália. 

Ele acontece desde 1961 e é considerado uma das mais importantes feiras do mundo de design e mobiliário. Isso se deve tanto pela quantidade de visitantes quanto pelos profissionais renomados que participam do evento.

As mostras acontecem dentro e fora do salão e atraem milhares de pessoas, de todas as nacionalidades.

Embora o nome do evento tenha a palavra “móvel”, ele não se restringe aos mobiliários, pois também apresenta as tendências em eletrodomésticos, tapetes, peças decorativas e inúmeros outros objetos, além, é claro, dos principais conceitos de design e tendências.

Simultaneamente, acontecem outros eventos voltados para a decoração, com mostras de iluminação, cozinhas, banheiros e muito mais.

Por tudo isso, as tendências lançadas no Salão acabam sendo propagadas e incorporadas em criações e ambientes de todo o mundo. Afinal, elas refletem as sensações e sentimentos que permeiam a nossa sociedade atual.

No Salão do Móvel de Milão, difusor da Moooi representou tecnologia artística com características humanas
(Crédito: divulgação Moooi)

Quais outras tendências a Portobello mapeou?

Além da tendência Here Comes the Fun, a Portobello mapeou as seguintes tendências no evento:

  • Nossa Natureza: sustentabilidade como eixo para os projetos, sendo vista como um comportamento traduzido em mobílias sustentáveis, reciclagem, materiais veganos, escolhas conscientes, tons de terra, verdes intensos e paletas que nos aproximam da natureza;
  • Comfy & Cozy: conforto e aconchego marcam essa tendência, com mobiliários confortáveis, orgânicos e despojados que favorecem a interação e o toque. Tudo nos espaços traduzem o aconchego e adicionam personalidade, criando ambientes realmente acolhedores;
  • Hide or Slide: mobiliários minimalistas que escondem sua utilidade diária. Ambientes com pouca informação aparente que geram conforto visual, mas com a funcionalidade impecável, especialmente com mobiliários embutidos e prontos para serem usados quando for necessário.

Divertida, extrovertida, calorosa e aconchegante, a tendência Here Comes the Fun, mapeada pela Portobello na 60ª edição do Salão do Móvel de Milão, busca criar ambientes oníricos e surreais, que transformam nossa relação com a casa, tornando-a um lugar de desconexão com o mundo externo e conexão com o nosso próprio sentir e sonhar.

Sistemas modulares lúdicos e adaptáveis também são tendência Here Comes the Fun (Crédito: divulgação Prostoria)

Gostou de conhecer mais sobre Here Comes the Fun? Aproveite e confira detalhes de todas as tendências no nosso Trend Report Milão 2022!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Here Comes the Fun: tendência de design conv...

Here Comes the Fun: tendência de design convida a desfrutar a vida com alegria

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies