A microtendência handmade, que explora a estética de objetos feitos à mão, foi apontada na macrotendência Comfy & Cozy do Trend Report de Milão. O material reúne as principais tendências de decoração observadas pelo time da Portobello que visitou o Salão do Móvel de Milão.
Objetos e móveis artesanais, feitos a partir de materiais naturais, voltam a ganhar espaço em ambientes de diversos estilos.
Por conta de suas características singulares, dão outra cara à decoração e trazem uma dose extra de aconchego para os cantinhos mais especiais da casa.
Continue lendo para saber mais sobre essa tendência que reflete os valores dos nossos tempos!
Handmade como expressão da macrotendência Comfy & Cozy
Em português, Comfy & Cozy quer dizer “confortável e aconchegante”. Sobretudo diante da experiência da pandemia, a busca tanto pelo conforto quanto pelo aconchego se tornou sinônimo de bem-estar dentro de casa.
Afinal, o lar ganhou um protagonismo inédito no dia a dia das pessoas. Ao mesmo tempo, permitiu as pessoas a olharem para o espaço de outras maneiras.
Passamos a sentir uma necessidade urgente de nos conectarmos com a natureza. Não é por acaso que as plantas passaram a ser tão valorizadas, dando mais vida aos ambientes internos.
Além do verde das plantas, cores quentes, formas orgânicas, texturas e materiais naturais também ajudam a criar essa atmosfera acolhedora da decoração Comfy & Cozy.
Isso explica porque os objetos e móveis handmade expressam essa macrotendência.
Chegam como um contraponto aos produtos industriais, valorizando as assimetrias, as superfícies que pedem para ser tocadas, as nuances da natureza e os materiais mais tradicionais e afetivos.
Dessa forma, mais do que somente valorizar o processo artesanal, a tendência handmade nos transporta para a casa com apreço à cultura e à ancestralidade. Aqueles lugares onde tudo passa a sensação de acolhimento.
6 dicas de como decorar a casa com objetos handmade
Confira algumas inspirações de como usar itens feitos à mão para valorizar a singularidade em diversos ambientes da casa:
1. Torne os ambientes mais aconchegantes com tapetes e tecidos
Entre os itens artesanais clássicos usados na decoração estão os tapetes, almofadas e mantas, que ajudam a deixar os ambientes mais acolhedores.
Tratam-se de peças tecidas com as mãos e que fazem um convite ao toque, envolvendo quem vivencia o espaço.
No projeto do living “Camadas Brasileiras”, a tapeçaria e os tecidos foram muito bem aproveitados para ajudar a sensibilizar os sentidos junto de formas orgânicas e peças feitas de materiais naturais, como madeira e pedra.
2. Explore referências artesanais regionais
O artesanato está presente em todos os cantos do Brasil. Em cada região, adquire características únicas ligadas aos materiais, à cultura e às tradições de cada local.
Este projeto feito para a CASACOR Santa Catarina buscou referências de diversos pontos do estado. Com destaque para produtos que refletem um processo de projetar regenerativo e que contam com elementos de valorização da natureza.
Junto às superfícies de acabamento natural, o projeto explorou objetos decorativos feitos a partir de fibras naturais, que entraram em sintonia com os tons neutros e terrosos do ambiente.
3. Use revestimentos que reproduzem tradições artesanais
O mercado de revestimentos oferece infinitas possibilidades para quem deseja decorar em grande estilo, inclusive explorando a tendência handmade.
Um ótimo exemplo disso é o revestimento em formato triangular da linha Shibori, nome da técnica milenar japonesa usada para tingir tecidos. Por meio de diferentes amarrações, os tecidos são marcados por padrões em tom de azul.
Pode ser usado para revestir paredes inteiras ou criar grandes painéis em diversos ambientes.
Embora se trate de uma tradição artesanal vinda do outro lado do mundo, nada impede que a estética do Shibori conviva em harmonia com outros elementos da decoração.
4. Agregue personalidade ao ambiente por meio de peças que esbanjam brasilidade
Incluir peças feitas pelas mãos de grandes artesãos é uma maneira de criar ambientes únicos e ao mesmo tempo valorizar a arte brasileira.
A cadeira usada neste projeto de varanda autoral, feito para a Mostra UNLTD Portobello, junto do cobogó Mundaú, nos convida a uma imersão na paisagem de Alagoas por dois motivos.
Um deles é o fato de a cadeira ter sido feita pelas mãos do artesão Jasson, conhecido por fazer peças apaixonantes a partir de madeiras e galhos coloridos. E o outro é que o cobogó foi desenvolvido a partir das conchas do sururu, um molusco patrimônio cultural de Alagoas.
5. Dê um toque rústico à iluminação com luminárias feitas à mão
Mesmo os ambientes contemporâneos podem ter sua beleza exaltada por meio de peças rústicas que corroboram com a tendência handmade.
Para valorizar a iluminação, este projeto usou luminárias artesanais que ajudaram a tornar o ambiente amplo, mas intimista.
Com isso, criou o casamento perfeito com o deck aberto integrado à vegetação e os elementos naturais que se destacam e fazem um convite a momentos mais leves.
6. Monte uma cozinha acolhedora com tapeçarias nas paredes
A cozinha é o ambiente da casa que reúne as famílias e os amigos nas ocasiões mais gostosas de compartilhamento.
É um lugar cuja natureza está intimamente ligada ao ato de acolher.
Para torná-lo ainda mais acolhedor, uma ideia é agregar à decoração objetos handmade como as luminárias feitas de cordas e a tapeçaria na parede, como no projeto “Cozinha de Ficar”.
Essas são apenas algumas inspirações para que você veja a infinidade de possibilidades que a tendência handmade oferece.
Mais do que ajudar a deixar os ambientes bonitos, os objetos feitos à mão relevam valores que estão sendo retomados, de conexão com a natureza e com o processo artesanal.
Quer saber mais sobre como valorizar a singularidade por meio da decoração handmade? Conheça o trabalho de Heloísa Crocco, que domina a arte de integrar design, artesanato e natureza!