Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

HAIGHT pelo estúdio MNMA: uma mensagem minimalista

Um projeto brasileiro que vem ganhando espaço no cenário internacional nos dias de hoje traz um mood "clean" com duplo sentido. Materiais crus e formas livres foi a escolha do estúdio MNMA ao projetar a arquitetura da loja da Haight no Rio de Janeiro.

A Haight é uma marca nacional de beachwear com uma proposta diferente do mercado convencional brasileiro. Ela aposta em peças minimalistas, porém sofisticadas, feitas de lycras nobres e tecidos tecnológicos. Seu design não serve apenas para ficar na praia e serem vestidas durante o verão, por sua modelagem e alta qualidade também podem ser usadas em outras ocasiões e estações. São peças confortáveis com a finalidade de ressaltar a beleza natural das mulheres brasileiras.

HAIGHT - O interior da loja traz materiais naturais e formas livres no mobiliário, expositores e textura da parede
O interior da loja traz materiais naturais e formas livres no mobiliário, expositores e textura da parede (Foto: Fran Parente / Cortesia MNMA Studio)

Os arquitetos André Pepato e Mariana Schmidt, do estúdio MNMA, captando esse conceito e traduzindo os valores da marca em códigos de design, apostaram em materiais naturais e crus como o concreto aparente, pedra não-polida e uma pintura mineral especial, abraçando esse minimalismo sofisticado presente na Haight. Os tons claros da loja foram minuciosamente escolhidos para dar a sensação de estar na areia. E para trazer unidade entre o espaço interior com o exterior, a calçada e a fachada foram reconstruídas em pedra, tornando-se uma área comum para a relação de cliente e marca, abrindo suas portas e integrando-se com a cidade.

HAIGHT - A parede traseira da loja ganha uma textura especial com formas livres e curvadas
A parede traseira da loja ganha uma textura especial com formas livres e curvadas (Foto: Fran Parente / Cortesia MNMA Studio)

A loja ocupa 80 metros quadrados dentro de um edifício residencial no bairro Leblon, no Rio de Janeiro. A coluna irregular que aguenta os 25 andares do edifício era um dos maiores desafios do projeto que acabou tornando-se peça-chave e o elemento mais inspirador dentro do interior da loja. Ao redor da coluna foi projetada uma caixa de vidro para recepcionar a escada que leva ao segundo andar. O primeiro andar expõe os produtos e o segundo andar é mais privativo para os clientes provarem as peças de roupas.

O minimalismo e a sofisticação da marca foi traduzido nos revestimos da loja. O conforto e o intuito das roupas de ressaltar as curvas naturais das mulheres brasileiras foram traduzidos nas formas livres da araras e textura da parede.

 

HAIGHT - Sketch feito pelo estúdio MNMA com a proposta do interior do projeto 
Sketch feito pelo estúdio MNMA com a proposta do interior do projeto (Cortesia MNMA Studio)

Esse estilo minimalista que a loja proporciona, em tempos de COVID-19 facilita a higienização dos espaços, favorecendo a não-propagação do vírus e, consequentemente, mais proteção aos clientes e trabalhadores com a volta das atividades comerciais. Inspire-se também nesse visual minimalista, e conheça revestimentos da Portobello que traz funcionalidade sem perder a sofisticação.

Sair da versão mobile