Gucci Osteria, onde moda e gastronomia se encontram
No início de 2020, a Gucci surpreendeu mais uma vez seus clientes anunciando a renovação e expansão da sua flagship store em Beverly Hills, na Califórnia, incluindo um restaurante italiano em anexo: a Gucci Osteria.
A loja teve uma expansão de aproximadamente 380 metros quadrados, incluindo um setor masculino e um corner inteiro rosa destinado à maquiagem.
O restaurante é gerenciado pelo renomado Massimo Bottura, um Chef com três estrelas no guia Michelin. Essa parceria é um "win-win" para ambos o chef e o restaurante da marca, onde estreiam pela primeira vez nos Estados Unidos. Essa colaboração entre Massimo Bottura e Gucci começou em 2018 com a Gucci Osteria em Florença, dentro do Gucci Garden (conheça mais aqui sobre ele), celebrando a amizade entre o CEO da marca, Marco Bizzarri com o prestigiado Chef Massimo Bottura, além de memorar esse forte apelo da cultura italiana: moda e gastronomia.
O menu é completamente italiano e inclui o famoso Tortellini com creme de Parmegiano Reggiano e a Emilia burger, que são exclusivas criações de Massimo. Utilizando produtos orgânicos de fazendas locais, a Gucci Osteria em Beverly Hills além de contribuir com os negócios locais, elabora os pratos com ingredientes que somente serão encontrados lá. O restaurante acomoda até 50 visitantes, tanto para almoço quanto para jantar, todos os dias da semana.
O design de interiores, tanto da loja, quando do restaurante revelam plenamente os códigos da marca com um supertoque aconchegante.
O setor masculino teve um acréscimo de 106 metros quadrados, com uma entrada especial do lado da rua. Já o setor feminino teve uma expansão de 275 metros quadrados, incluindo um corner de maquiagem inteiro rosa, um verdadeiro manifesto de beleza, assinado pelo diretor criativo da marca Alessandro Michele. A marca lançou essa nova categoria em 2019 ampliando seu portfólio, oferecendo aos clientes o perfeito batom vermelho.
Com esse exemplo da Gucci, podemos perceber um fenômeno que as marcas de moda vêm aderindo que é a expansão da área de roupas para outras categorias como restaurantes, baladas, cafés e museus. Isso ajuda a criar um impacto e uma conexão maior entre o consumidor e a marca, oferecendo a eles um outro tipo de experiência para que possam vivenciar o lifestyle da marca de uma forma mais intensa. Essa é uma forte tendência para o Retail Design também (confira outras 5 tendências para essa década aqui).
Com isso, a Gucci atinge seu objetivo apresentando para seus clientes um espaço que une moda e gastronomia resultando em uma experiência inesquecível na área mais luxuosa de Los Angeles.