11.04.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Gucci Garden: um projeto exclusivo que floresce na capital da Toscana

calendar-blank-line
11.04.2018
A grife italiana Casa Gucci nasceu em 1921 e foi fundada por Guccio Gucci, em Florença. Seus primeiros passos foram marcados pela fabricação de peças em couro, produzidas de forma artesanal no ambiente familiar. Com mais de 400 lojas espalhadas pelo mundo, além de produtos à venda por meio de franqueados de luxo, a Gucci está posicionada entre as marcas que mais vendem no planeta.
minutos de leitura

Florença foi o palco escolhido para apresentar um projeto surpreendente assinado pelo diretor criativo da marca, Alessandro Michele. O Gucci Garden, recém-inaugurado, abriu suas portas durante o evento de moda masculina Pitti Uomo 93. Seu interior abriga exposições artísticas, as coleções históricas da maison, uma loja e um restaurante do chef Massimo Bottura.

manequim_gucci
Exposição dos produtos da grife Gucci ao longo da sua história (Foto: reprodução site Gucci)

Em visita ao local, separei para vocês todos os detalhes desse espaço que reúne luxo, moda, arte, arquitetura, design e gastronomia. Venha conferir!

Ao caminhar pela Piazza della Signoria, em Florença, e olhar para o Palazzo della Mercanzia, atualmente nos deparamos com um néon projetado em forma de olho, e é esse o símbolo escolhido para representar o Gucci Garden.

O nome, além de remeter à estética da marca que apresenta referências naturais, traz um significado metafórico, uma vez que os jardins instigam a imaginação.

Assim como o logo que acompanha o novo projeto da grife, o seu interior também é diferenciado e curioso. Gucci Garden não é apenas um rico acervo histórico como os museus tradicionais, mas uma experiência dinâmica, interativa e criativa.

Uma cuidadosa seleção de artigos retirados das coleções da maison — que remetem às origens fiorentinas de 1921 — está posicionada lado a lado a objetos recentes e obras de arte contemporânea, distribuídos ao longo de dois pavimentos.

exposição_gucci_garden
Exposição de produtos Gucci no museu do Gucci Garden (Foto: reprodução site Gucci)

 

museu_gucci
Exposição de produtos Gucci no museu do Gucci Garden (Foto: reprodução site Gucci)

O sucesso da exposição está na forma como a história da grife é contada, conectando o passado com o presente. A justaposição de artigos vintage com produtos contemporâneos foi a grande sacada da curadora de moda Maria Luisa Frisa.

Vestuários, instalações, acessórios, intervenções gráficas, documentos e materiais artesanais estão entre os itens expostos. Grandes artistas parceiros da Gucci, como Jayde Fish, Trevor Andrew e Coco Capitán, foram convidados para decorar as paredes do espaço. Seus trabalhos estão posicionados junto às paredes que trazem os famosos papéis de parede Gucci.

papel_parede_gucci
Papéis de parede Gucci (Foto: reprodução site Gucci)

No piso térreo, além da livraria, existe uma boutique única no mundo, que oferece uma coleção de roupas e produtos que só podem ser encontrados no Gucci Garden. 

gucci_vintage
Loja com produtos exclusivos da grife Gucci (Foto: reprodução site Gucci)
produtos_gucci_garde
Produtos exclusivos com o logo do Gucci Garden (Foto: reprodução site The Florentine)

Já a cozinha de Bottura para Gucci é uma verdadeira osteria italiana. O chef é Massimo Bottura, mundialmente conhecido pela sua Osteria Francescana, restaurante com três estrelas Michelin localizado em Módena, na Itália. O menu original é inspirado em suas viagens e traz como base a essência da gastronomia italiana integrada aos sabores do mundo, criando variações inesperadas.

A ideia principal do chef é afirmar que Florença sempre foi um centro de intercâmbios culturais, principalmente durante o período do Renascimento.

restaurante_gucci_garden
Restaurante do projeto Gucci Garden em Florença (Foto: reprodução site Gucci)

Com o novo projeto, a Gucci incorpora o conceito de “museu convencional” e o reinventa como um espaço vivo, colaborativo e criativo, para expressar a estética e a filosofia da grife.

As colaborações vão do mundo da arte ao da cozinha: nesse novo lançamento, Alessandro Michele contou com o talento da curadora de moda e crítica Maria Luisa Frisa e do premiado chef Massimo Bottura.

É um lugar com um conceito diferenciado que promete ser a mais nova parada obrigatória nas terras fiorentinas. Vale a pena conferir esse mix de sensações que inspira e encanta.

Gostaram de conhecer o novo projeto da grife italiana? Compartilhe com a gente!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Gucci Garden: um projeto exclusivo que flores...

Gucci Garden: um projeto exclusivo que floresce na capital da Toscana

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies