Florença foi o palco escolhido para apresentar um projeto surpreendente assinado pelo diretor criativo da marca, Alessandro Michele. O Gucci Garden, recém-inaugurado, abriu suas portas durante o evento de moda masculina Pitti Uomo 93. Seu interior abriga exposições artísticas, as coleções históricas da maison, uma loja e um restaurante do chef Massimo Bottura.
Em visita ao local, separei para vocês todos os detalhes desse espaço que reúne luxo, moda, arte, arquitetura, design e gastronomia. Venha conferir!
Ao caminhar pela Piazza della Signoria, em Florença, e olhar para o Palazzo della Mercanzia, atualmente nos deparamos com um néon projetado em forma de olho, e é esse o símbolo escolhido para representar o Gucci Garden.
O nome, além de remeter à estética da marca que apresenta referências naturais, traz um significado metafórico, uma vez que os jardins instigam a imaginação.
Assim como o logo que acompanha o novo projeto da grife, o seu interior também é diferenciado e curioso. Gucci Garden não é apenas um rico acervo histórico como os museus tradicionais, mas uma experiência dinâmica, interativa e criativa.
Uma cuidadosa seleção de artigos retirados das coleções da maison — que remetem às origens fiorentinas de 1921 — está posicionada lado a lado a objetos recentes e obras de arte contemporânea, distribuídos ao longo de dois pavimentos.
O sucesso da exposição está na forma como a história da grife é contada, conectando o passado com o presente. A justaposição de artigos vintage com produtos contemporâneos foi a grande sacada da curadora de moda Maria Luisa Frisa.
Vestuários, instalações, acessórios, intervenções gráficas, documentos e materiais artesanais estão entre os itens expostos. Grandes artistas parceiros da Gucci, como Jayde Fish, Trevor Andrew e Coco Capitán, foram convidados para decorar as paredes do espaço. Seus trabalhos estão posicionados junto às paredes que trazem os famosos papéis de parede Gucci.
No piso térreo, além da livraria, existe uma boutique única no mundo, que oferece uma coleção de roupas e produtos que só podem ser encontrados no Gucci Garden.
Já a cozinha de Bottura para Gucci é uma verdadeira osteria italiana. O chef é Massimo Bottura, mundialmente conhecido pela sua Osteria Francescana, restaurante com três estrelas Michelin localizado em Módena, na Itália. O menu original é inspirado em suas viagens e traz como base a essência da gastronomia italiana integrada aos sabores do mundo, criando variações inesperadas.
A ideia principal do chef é afirmar que Florença sempre foi um centro de intercâmbios culturais, principalmente durante o período do Renascimento.
Com o novo projeto, a Gucci incorpora o conceito de “museu convencional” e o reinventa como um espaço vivo, colaborativo e criativo, para expressar a estética e a filosofia da grife.
As colaborações vão do mundo da arte ao da cozinha: nesse novo lançamento, Alessandro Michele contou com o talento da curadora de moda e crítica Maria Luisa Frisa e do premiado chef Massimo Bottura.
É um lugar com um conceito diferenciado que promete ser a mais nova parada obrigatória nas terras fiorentinas. Vale a pena conferir esse mix de sensações que inspira e encanta.
Gostaram de conhecer o novo projeto da grife italiana? Compartilhe com a gente!