Já falamos sobre como o período pós-lockdown trouxe uma necessidade de criar espaços atrativos, interativos e curiosos para o varejo. Após um longo momento em que nos habituamos com o mundo online, tornou-se necessária a criação de lugares convidativos para voltarmos a consumir em lojas físicas. Na Rinascente de Milão nos deparamos com grandes marcas que criaram atmosferas para inspirar o consumidor e proporcionar uma experiência diferenciada.
Grandes marcas na Rinascente
Logo na entrada, no piso térreo de cosméticos, a maison francesa DIOR criou um pequeno ringue de lutas. A proposta veio também para divulgar a linha home e sport da marca. O espaço, localizado próximo aos produtos de beleza, chama a atenção de todos que por ali passam e param para registrar. A ocasião foi o lançamento de uma edição limitada de produtos esportivos de luxo.
A também francesa Louis Vuitton criou um verdadeiro tabuleiro de xadrez, com peças em grandes escaladas, mescladas em meio aos manequins, expositores e produtos da marca. O piso quadriculado distribuído por toda a loja contrasta com as peças instaladas em verde neon e azul royal, que instigam o olhar dos visitantes, convidando-os a entrar na pequena pop-up e conhecer os novos produtos da grife.
O xadrez é um dos temas chave do SS22 da Louis Vuitton, que se tornou uma metáfora da existência humana. Sobre um evocativo fundo preto e branco, os manequins - reproduções 3D fiéis das maquetes do espetáculo - interagem com pedestres como bispos, torres, reis e rainhas, em versão extra size, tudo isso em homenagem a Virgil Abloh, o ex-diretor artístico da marca.
Já a moderna marca PANGAIA renova seu compromisso com a sustentabilidade, criando uma experiência de marca exclusiva em colaboração com a Rinascente. Uma instalação imersiva que destaca a inovação, experimentação e valores fundadores da marca, dentro deste pop-up que se inspira na sua ética.
A área de vendas foi desenhada com um percurso circular, acolhedor, aberto e funcional. Uma esteira móvel transporta os produtos em um ciclo contínuo acima do espaço de vendas. A estrutura suspensa de 53 metros, denominada AIR SNAKE, foi projetada por Aldo Cibic, exclusivamente para a loja de departamentos italiana.
O caminho criado em meio as peças de mobiliário com design assinado, é minimalista e destaca as diversas cores dos produtos da marca, que também carregam uma característica completamente clean.
Pequenas por definição, magnéticas por necessidade, as lojas pop-up e as instalações em lojas de departamento são salas projetadas para contar sobre uma marca ou um produto de uma forma nova e original, revelando layouts inusitados e jogando com o conceito de temporário como arma de sedução e exclusividade.
Gostou do post? Compartilhe com a gente a sua opinião!
Para conferir outras inovações no varejo, espaços criativos ricos em detalhes, acesse: