Ginza Six, novo conceito de shopping em Tokyo, aproxima moda e arte
No distrito de Ginza, em Tokyo, foi inaugurado o Ginza Six, uma obra que ocupa uma quadra inteira e 47 mil metros quadrados destinada a compras, principalmente, na área de alto luxo e moda. Entretanto, ele não abriga só boutiques, mas também restaurantes, cafés e um grande teatro.
No total, são 241 marcas nacionais e internacionais de moda, acessórios, cosméticos e arte, incluindo grandes nomes como Dior, Céline, Fendi, Kenzo, Chanel, Valentino, Mulberry, entre muitas outras.
Tokyo é famosa por sua excelência no varejo e por ser uma das melhores cidades para fazer compras. Seu público local e de turistas não deixa a desejar: as lojas estão sempre cheias e com filas nas ruas para entrar.
O Ginza Six veio para transformar a forma do varejo. Ele tem como conceito não ser apenas mais um shopping, e sim trazer também um pouco de cultura e arte aos consumidores.
Para complementar, há no terceiro andar uma pop-up store inteira revestida com as "bolinhas" ícones da artista. Lá são vendidos livros, souvenirs e outros objetos inspirados na sua arte. E a ideia é sempre ter uma exposição impactante. A de Kusama fica exposta até fevereiro de 2018.
Esse é um tema que vem sendo muito aproveitado nos grandes empreendimentos contemporâneos de varejo: aproximar a moda e a arte. Outro exemplo é a loja de departamento Le Bon Marché, em Paris, que também sempre traz mostras artísticas no seu pátio principal ou no último andar.
Além desse espaço de exposições, o Ginza Six tem um teatro no piso térreo, que conta com uma programação intensa de performances e shows.
O shopping também adiciona serviços personalizados no seu menu, como concierge, personal stylists, um lounge da Vogue Japão e muitos outros.
Para as grandes marcas de moda internacionais, foi concedido o primeiro andar inteiro, incluindo a fachada. As marcas puderam personalizá-la de acordo com o design da sua flagship — como a Dior e a Fendi, que ocupam as duas esquinas principais.
O projeto da fachada da Fendi remete à sua sede administrativa de Roma, o Palazzo della Civiltà Italiana, com os arcos romanos neoclássicos. Porém, apresenta uma releitura moderna de vidro, conectando-se à arquitetura do edifício Ginza Six.
A Dior é outra marca privilegiada, e sua fachada foi projetada pelo arquiteto Peter Marino.
O último andar conta com uma enorme livraria que, além de vender livros, também expõe pinturas e obras de arte. Um detalhe interessante é o teto do local, que se abre para o exterior.
O Ginza Six veio para inovar o varejo. Muito mais que apenas um shopping com lojas, ele fornece acesso à arte, cultura, gastronomia e serviços personalizados para os consumidores. Mais um espaço extraordinário para que Tokyo continue sendo a cidade número um do mundo em compras.
E você, gostaria de visitar Tokyo e aproveitar para fazer umas comprinhas no distrito de Ginza?
[…] a loja Aesop no distrito de Ginza em Tóquio, no Japão, foi projetada pelo estúdio de arquitetura japonês Schemata. Mantém totalmente o […]