13.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
fachada galeria teo
Prédio em Pinheiros é um local de exposição e venda de móveis com designs originais, madeiras nobres e objetos exclusivos (Foto: Nelson Kon)

Galeria Teo exalta o patrimônio cultural do mobiliário brasileiro, com destaque para Jorge Zalszupin

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.07.2022
Novo espaço em São Paulo reúne criações e relíquias assinadas por grandes nomes do design nacional
minutos de leitura

A marca Teo comemora 15 anos de atividade com a inauguração de um novo espaço em São Paulo, a Galeria Teo. A proposta do local é dedicar exclusividade às preciosidades assinadas pelos maiores nomes do design do modernismo das décadas de 30, 40, 50, 60 e 70.

O projeto é coordenado pelos irmãos Lis e Teo Vilela Gomes. São eles que dedicam-se à curadoria minuciosa, ao restauro artesanal e à memória de peças icônicas do mobiliário moderno brasileiro - e agora convidam o público para conhecer pessoalmente o acervo com exemplares de Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi e Zanine Caldas.

móveis em exposição
Mobiliário é protagonista neste espaço de contemplação e achados (Foto: Ramanaik Cunha Bueno)

Arquitetura sustentável

A Galeria Teo está localizada em um edifício de dois andares na rua João Moura 1298, em Pinheiros, na mesma via que consagrou a Casa Teo, o primeiro endereço da marca.

O novo prédio, com mais de 850 metros quadrados, tem projeto arquitetônico de Gustavo Calazans e dá ênfase para iluminação e ventilação como forma de ressaltar a importância da utilização dos recursos naturais. O espaço amplo e neutro foi projetado para que os protagonistas sejam os móveis e objetos expostos.

Como obras de arte, os produtos da GALERIA TEO estão no espaço de forma a serem contemplados, tudo preparado para evidenciar as peças dos designers modernistas brasileiros. Entre os itens, destacam-se criações de Geraldo de Barros, Teperman, Julio Katinski, Dinucci, Michel Arnoult, Martin Eisler, Giuseppe Scapinelli, Peter Kraft, Abraham Palatnik, Warren Platner e outros.

Cadeiras de diferentes modelos e cores
Mobiliário de Jorge Zalszupin que faz parte da Exposição do Centenário do arquiteto (Foto: Ramanaik Cunha Bueno)

Exposição Centenário Jorge Zalszupin

Para marcar essa inauguração, a Galeria Teo conta com a exposição Centenário Jorge Zalszupin, em cartaz até 30 de julho, uma homenagem ao designer polonês naturalizado brasileiro que viveu entre 1922 e 2020. 

Com expografia realizada por Teo Vilela Gomes e pelo arquiteto e designer gráfico Claudio Novaes, a mostra reúne 40 valiosos móveis, originais e certificados. As peças revelam o processo criativo de Jorge Zalszupin. Foram selecionados móveis em jacarandá maciço da Bahia e outros em jacarandá curvado, técnica que Zalszupin aprimorou em suas criações.

Parte do acervo da exposição é da própria galeria, outra parte foi gentilmente cedida por colecionadores. Para os apreciadores de detalhes, os organizadores da mostra chamam atenção para os acabamentos em metal cromado e latão, e a elegante execução da tapeçaria de todas as peças, muitas delas finalizadas com botões em jacarandá, costuras e pespontos. “Estamos felizes por conseguirmos reunir um acervo original e significativo do grande designer modernista brasileiro”, comemoram Lis e Teo Vilela Gomes.

Retrato Jorge Zalszupin
Jorge Zalszupin (Foto: Ruy Teixeira)

Sobre Jorge Zalszupin

Um dos maiores ícones do modernismo brasileiro, Zalszupin chegou ao Rio de Janeiro na década de 1950, fugindo do nazismo. Viveu na França, formou-se arquiteto na Romênia e desembarcou em definitivo no Brasil por conta de sua paixão pela arquitetura e pelo design local.

Os anos 50 marcavam a consolidação do moderno no Brasil, e foi nesse período que o artista inovou com algo extraordinário para a época: a união da qualidade e da sofisticação com uma fabricação seriada de móveis para residências e escritórios. Nascia a L’Atelier, empresa que marcou a transição de uma criação artesanal e sob encomenda de Zalszupin para uma produção industrial.

Além da sofisticação, o arquiteto tinha enorme atenção aos detalhes e soube ousar com a aplicação de diversos materiais e técnicas em um mesmo item: do jacarandá ao plástico, do metal à fibra de vidro, da costura ao cromado. Tudo poderia ser misturado.

Com uma produção extremamente longeva, Zalszupin faleceu aos 98 anos, na cidade de São Paulo.

retrato Lis e Teo
Lis e Teo Vilela Gomes (Foto: Ramanaik Cunha Bueno)

Galeria de arte 

Além da exibição modernista, a Galeria Teo oferecerá uma experiência completa com exclusividades da produção brasileira de outras épocas, peças originais do movimento Art Decó, móveis neoclássicos produzidos artisticamente por Dinucci, renomado mestre em marcenaria na década de 40, bem como achados do estilo pós-modernista Memphis, dos anos 80.

Serviço 

Endereço: Rua João Moura, 1298, São Paulo SP

Horário: segunda à sexta, das 9h às 18h; sábado, das 10h às 14h.

casateo.com.br

instagram.com/galeriateo

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Galeria Teo exalta o patrimônio cultural do ...

Galeria Teo exalta o patrimônio cultural do mobiliário brasileiro, com destaque para Jorge Zalszupin

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies