16.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A Galeria Portobello trouxe o olhar de 3 arquitetos de diferentes partes do mundo para os lançamentos da marca, como este banheiro projetado por Fabio Amorosi (Projeto: Fabio Amorosi)

Galeria Portobello: três olhares do mundo sobre a coleção 2021

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.08.2021
Conheça mais o projeto Galeria Portobello, que contou com a participação de arquitetos de diferentes partes do mundo!
minutos de leitura

Todos os anos, a Portobello traz inovações e novos olhares sobre seus produtos e lançamentos. Na última Expo Revestir, isso não foi diferente, com a Galeria Portobello.

O projeto convidou três arquitetos de diferentes partes do mundo para criar ambientes inspirados pelos lançamentos da Portobello. 

A intenção era trazer novos olhares para os produtos Portobello, ajudando, também, na troca de saberes e referências com nossos arquitetos nacionais e clientes.

Galeria Portobello: o que é?

A Galeria Portobello é um projeto que visa trazer novos olhares para os usos dos produtos da marca. Em 2021, três designers de renome internacional foram convidados para projetar ambientes usando os lançamentos da Portobello.

Esse tipo de ação só é possível porque a Portobello possui uma forte atuação no mercado externo – com exportação para mais de 60 países. Assim, é possível estabelecer parcerias com profissionais de arquitetura e de design fora do Brasil.

Essa troca de experiências, saberes e olhares, sem dúvida, é muito enriquecedora para o processo de criação e desenvolvimento da marca.

Como parte integrante das ações de lançamento da Coleção Portobello 2021, alguns ambientes foram especialmente projetados pelos nossos parceiros internacionais.

As diferentes visões e usos dos produtos Portobello

O projeto Galeria Portobello contou com a participação de Patrícia Anuncibay (Argentina), PDI Design (África do Sul) e Fabio Amorosi (Bélgica).

Patrícia Anuncibay

Patrícia é arquiteta argentina formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da cidade Mar del Plata e possui um ateliê na mesma cidade. Suas obras estão espalhadas por toda a Argentina, de Buenos Aires à Patagônia.

Em 2018, Patricia foi vencedora do prêmio empresária do ano em Mar del Plata. Seu trabalho varia entre a construção civil, a urbanização, a habitação, a reforma e o zelo pelo patrimônio arquitetônico de Mar del Plata, além da decoração e montagem do showroom Cerrosud, do qual ela é sócia e vice-presidente.

Área Gourmet

Para a Galeria Portobello, Patricia trabalhou com dois lançamentos da Portobello: Mont Blanc Caramel e o Groove Terracota, além dos detalhes em madeira com Maori Nut. 

A ideia da arquiteta foi usar um contraste entre o material polido e os rústicos, como o Terracota e a madeira, expondo as características de cada uma das opções.

A principal inspiração de Patrícia, de acordo com a própria arquiteta, foi usar o tamanho da placa em todo o seu esplendor, projetando uma bancada de cozinha, como se fosse uma placa rebatível que sai da parede e dá forma à bancada.

galeria portobello
Área Gourmet de Patricia brinca com diferentes texturas com Mont Blanc Caramel e Terracota Groove (Projeto: Patricia Anuncibay)

Quando essa placa se abaixa para formar o plano de apoio da bancada, deixa ver o fundo e uma prateleira revestida em madeira, que contrasta e ressalta cada projeto individualmente. O apoio e a base da bancada também são revestidos em madeira.

Na parede contrária está outra prateleira para a organização dos utensílios de cozinha, com o fundo do produto mais rústico, em Terracota, e as prateleiras na mesma madeira.

galeria portobello
Na parede contrária à bancada, o jogo de texturas se mantém, com prateleiras com detalhes em madeira, fundo em Terracota e parede revestida em Mont Blanc Caramel (Projeto: Patricia Anuncibay)

“De um lado, a prateleira está dentro de uma espécie de nicho cortado no interior da parede, simulando o deslocamento do tampo da mesa que esconde as prateleiras. No outro lado, as prateleiras saem da parede em forma de suporte, delimitando listras de cores e texturas no mesmo plano”, explicou a arquiteta argentina.

Produtos usados

Para criar o ambiente, Patrícia utilizou:

  • Mont Blanc Caramel, da linha Quartzites, no formato lançamento da Portobello, a Petit Lastras, com 90 x 180 cm e acabamento polido;
  • Terracotta Groove, lançamento da linha Urban Mood, no formato 30 x 90 cm e acabamento Mate;
  • Maori Nut, escolhido pela própria arquiteta, da linha Maori, que recria madeira, no formato 11 x 120 cm e acabamento natural.
galeria portobello
Detalhes do projeto criado pela arquiteta argentina para a Galeria Portobello (Projeto: Patrícia Anuncibay)

A linha Quartzites é um dos lançamentos da Portobello de 2021 e recria toda a beleza dos quartzitos, uma formação mineral brasileira, com grande diversidade de desenhos e tons, além de altíssima resistência mecânica.

Fabio Amorosi

Nascido e criado em Genk, na Bélgica, Fabio Amorosi é mestre em Arquitetura e atua como head de Exposição na Impermo. Fabio tem orgulho de suas raízes italianas e faz parte da terceira geração de imigrantes italianos no país.

Sala de Banho

Para criar sua sala de banho, Fabio utilizou o Moss Grey e o Brit Sidewalk.

A base do projeto partiu da ideia do uso de linhas simples e superfícies bem proporcionadas, capazes de definirem o caráter icônico de um banheiro atemporal.

Com o projeto, Fabio buscou criar uma sala de banho atemporal, sutil, elegante e sofisticada em sua simplicidade, enfatizando o design e as características dos materiais usados, criando, assim, um ótimo espaço de relaxamento.

galeria portobello
Linhas simples e superfícies bem proporcionadas criam uma sala de banho atemporal no projeto do arquiteto belga (Projeto: Fabio Amorosi)

Em seu processo de criação, o arquiteto buscou se conectar com o DNA brasileiro da Portobello. A partir disso, Fabio decidiu trabalhar com dois produtos Portobello. O Moss Grey e o Brit Sidewalk, além de detalhes em madeira escura nos móveis e uma banheira independente, que adicionou suavidade.

“As arestas e as linhas arredondadas dos itens de superfície sólida interagem com as linhas retas do espaço, dos móveis e dos porcelanatos Portobello. Além disso, o contraste entre o branco liso e a estrutura e o design dos porcelanatos criaram um ambiente sutil e elegante”, explicou o arquiteto.

Além do projeto, Fabio também destacou a parceria com a Portobello e o posicionamento internacional da marca. “Devido às minhas raízes italianas, imediatamente senti uma conexão calorosa com a Portobello. Tenho muito respeito e admiração pela forma como a marca apresenta seus produtos com um design elegante e clean”, complementou o belga.

Produtos usados

Para criar sua bela sala de banho, Fabio utilizou:

  • Moss Grey, da linha Moss, no formato 90 x 90 cm com acabamento natural;
  • Brit Sidewalk, da linha Urban Mood, no formato 6,5 x 23 cm, com acabamento mate.
Moss

Ambas as linhas são lançamento da Portobello. A linha Moss reproduz um pórfiro, um tipo de pedra formada pelo resfriamento de erupções vulcânicas de milhares de anos, com marcas de musgos impressas na matéria. A fusão entre a rocha e os musgos é expressa por formas orgânicas de tons mais escuros.

Moss traz uma rusticidade suave, com um equilíbrio cromático entre os diferentes tons naturais, sendo ideal para projetos internos e externos que buscam o aconchego da pedra natural com a versatilidade do porcelanato.

galeria portobello
O contraste entre o branco liso e a textura dos materiais da Portobello ajudaram a criar um ambiente único (Projeto: Fabio Amorosi)
Urban Mood

A linha Urban Mood faz uma autêntica releitura dos elementos urbanos, revelando a pluralidade dos grandes centros das metrópoles. 

Traduz o equilíbrio da atmosfera contemporânea e das referências tradicionais, reproduzindo o concreto em tons frios, com diferentes cores, texturas e relevos, multiplicando as possibilidades de uso em todos os ambientes da casa.

PDI Design e a criação do Living

PDI Design Consultants é uma empresa de design da África do Sul, localizada em Joanesburgo. O ateliê se destaca pela ampla gama de serviços na área de design de interiores, com projetos nacionais e internacionais.

galeria portobello
O living criado pela equipe PDI busca enfatizar, logo na entrada da casa, a personalidade dos moradores (Projeto: PDI Design)

Embora os clientes da PDI estejam espalhados por todo o globo e tenham características diversas, todos buscam um design bem concebido e executado por profissionais, mas sem perder a conexão com suas próprias ideias e desejos.

No living, a equipe da PDI buscou impressionar. Para eles, essa é a parte da casa que traz a primeira impressão de todo o ambiente e, por isso, precisa mostrar aos visitantes a personalidade dos moradores, mas sem deixar de lado a praticidade do dia a dia.

Produtos usados

Na concepção do living foi usado:

  • Filo Gamma, da linha Filo, no formato lançado pela Portobello, a Petit Lastra, com 90 x 180 cm e acabamento natural.

A linha Filo, lançamento da Portobello, traz um novo olhar sobre o clássico Travertino, o mármore italiano presente em grandes obras da arquitetura. 

Para essa nova superfície, um conjunto de fios se encontram e se afastam, formando uma geometria linear nada óbvia e atualizando o que a natureza nos apresenta há milhares de anos.

galeria portobello
Detalhes do Filo Gamma, usado no projeto de living do PDI Design (Projeto: PDI Design)

O material é potencializado com as formas longilíneas e é apresentado em dois formatos, a Petit Lastra de 90 x 180 cm, em acabamento natural, e no formato 60 x120 cm, com acabamento natural ou com relevo, que intensifica os detalhes.

Gostou de conhecer mais sobre a Galeria Portobello? Acesse o site da Portobello e conheça mais as novidades e lançamentos da marca!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Galeria Portobello: três olhares do mundo so...

Galeria Portobello: três olhares do mundo sobre a coleção 2021

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies