10.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Natureza é protagonista de experiências no terraço do Fuso Concept Hotel

Fuso Concept Hotel, um manifesto do luxo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.03.2021
Elegante em sua aparente simplicidade em meio à natureza, hotel de alto padrão oferece exclusividade entre a reservada Praia do Forte e a badalada Jurerê Internacional, em Florianópolis.
minutos de leitura

As viagens para cidades as mais distintas, cultural e geograficamente, em diferentes hotéis, ajudaram a arquiteta Eduarda Tonietto a conceber um lugar que tem como essência provocar os sentidos por meio de experiências que unem arquitetura, design e o ambiente natural. O novíssimo Fuso Concept Hotel, recentemente inaugurado em Florianópolis, ocupa um lugar privilegiado na paisagem natural da cidade, dominada por vegetação e com visual surpreendente para o mar. É o manifesto do luxo: um local exclusivo, elegante em sua aparente simplicidade em meio à natureza, inserido entre a reservada Praia do Forte e a badalada Jurerê Internacional.

Em meio a natureza da Praia do Forte e Jurerê Internacional (Foto: Denilson Machado)

“O novo viajante quer ter uma experiência impactante de design e arquitetura, as novas redes trazem isso no DNA dos projetos e da própria marca, acho que por isso estão tendo tanto sucesso e visibilidade no mundo inteiro. Minhas grandes referências são dentro dessas redes com hotéis espetaculares”, diz Eduarda, que é diretora criativa da Milano Incorporada.

Arquiteta Eduarda Tonietto (Foto: Marco Cezar)

Desde a infância, a jovem arquiteta viaja com a família e soma experiência em diversos lugares e hotéis. “Nos últimos anos fui bem focada já sabendo tudo o que tinha que levantar nesses hotéis, eles me recebiam e eu ficava trabalhando normalmente um ou dois dias com eles”, conta Eduarda que pesquisou tanto sobre a parte operacional dos empreendimentos quanto a conceitual para modelar o Fuso Concept Hotel. Entre tantos hotéis que visitou, ela cita como referência as redes de luxo Aman, Alila, Six Sense e Como.

Protagonismo da natureza 

O projeto traz uma linguagem contemporânea com influência brasileira e internacional que reflete as experiências vividas pela arquiteta. Com um terreno de 7000m², o hotel está localizado próximo a  área histórica preservada onde fica a Fortaleza da Ponta Grossa, construção do século 18 tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Por isso, o projeto foi pensado para causar o menor impacto possível, com uma construção mais compacta, com muita cobertura vegetal. O paisagismo leva a assinatura de Alex Hanazaki.

Materiais naturais como pedras do próprio terreno e madeira conferem conforto ao ambiente construído (Foto: Denilson Machado)

“Foram quatro anos entre o início do projeto arquitetônico e de interiores, viagens de laboratório pelo mundo, obra, criação da operação e da marca, produção do espaço, junto a uma equipe multidisciplinar de pessoas altamente competentes que trabalharam ao longo desse tempo para que pudéssemos chegar ao resultado de hoje”, ressalta Eduarda. O projeto foi desafiador sob o aspecto da implantação em terreno acidentado, com muitas pedras. A parte central do hotel que inclui a área social foi inserida onde havia uma clareira, e ao redor dela foram alocados os bangalôs, de forma escalonada para privilegiar a vista do mar. Pedras e árvores existentes no local foram mantidas com a intenção de causar menor impacto ao ambiente natural.

Hotel de luxo foi implantado em terreno acidentado, de forma escalonada, para permitir a vista dos 13 bangalôs (Foto: Denilson Machado)

“O protagonista do projeto sempre foi a natureza que nos cercava, os materiais e a volumetria de formas puras e retas pensada para valorizar o verde e deixar que esse elemento orgânico se destacasse em cima da geometria do projeto. O telhado verde também ajuda nisso. Minha ideia era que não chamássemos mais atenção do que o local”, explica Eduarda. A escolha pelo concreto aparente e a madeira como elementos principais reforçam a intenção de propor uma sincronicidade entre o ambiente construído e o ambiente natural, além do desejável conforto ao usuário proporcionado por essa combinação.

O Fuso apresenta 13 bangalôs privativos, divididos em quatro categorias, cercados pelo visual exuberante da Praia do Forte.  Envidraçados, possibilitam a integração das áreas interna e externa e nove deles possuem piscina privativa.  O hotel também vai contar com o Gaya SPA, eleito pela World Luxury Spa Awards como um dos melhores spas do mundo. O SPA possui terapias que utilizam produtos criados com elementos naturais, como óleos e plantas, além de usar marcas como a francesa Biologique Recherche. Na arquitetura do espaço, paredes e móveis revestidos com o Pietra Lombarda Grigio, da Portobello.

Área externa de um dos 13 bangalôs do Fuso (Foto: Denilson Machado)

Projeto Collection by Fuso 

No interior do hotel, Eduarda valorizou a produção dos designers nacionais incluindo peças de nomes como Jader Almeida, que desenvolveu algumas especiais, Cláudia Moreira Salles, Guilherme Wentz, Gustavo Bittencourt, Sérgio Rodrigues, Arthur Casas e Jorge Zalszupin. Além de peças que representam a arte popular brasileira, muitas sem autoria, também foram selecionados objetos de Thomás Graeff, mestre Cida, mestre Irinéia, e da cerâmica Heloísa Galvão.

Para 2021, a marca vai lançar o projeto Collection by Fuso, em que todo o trabalho de curadoria estará disponível para o hóspede poder levar para casa um pouco do que viveu no hotel. As pessoas poderão adquirir móveis, objetos, louças, obras de arte, aromas, entre outros, para ter um pouco do Fuso em casa.

Curadoria 

Além da arquitetura que inclui piscina e deck na área comum com vista 180° do mar, terraço para apreciar o pôr do sol, o Fuso oferece experiências exclusivas como jantar privativo no terraço com menu personalizado, degustação de ostras locais, yoga e serviço de praia.

O hotel também proporciona uma curadoria dos programas que a ilha de Florianópolis oferece, de acordo com o perfil de cada hóspede. As opções variam desde um mergulho na ilha do Arvoredo até aulas de kitesurf, com atividades que têm como base explorar as belezas naturais da região.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Fuso Concept Hotel, um manifesto do luxo...

Fuso Concept Hotel, um manifesto do luxo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simone Bobsin
Colunista
Colunista

Jornalista com atuação no segmento de arquitetura e design há mais de duas décadas....

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies