A expectativa é grande para a inauguração do Floripa Airport, localizado no Sul da ilha de Florianópolis. E os sustentáveis porcelanatos da Portobello na fachada ventilada marcam presença neste grande empreendimento.
Por meio de uma negociação realizada pela equipe comercial, que atua com foco no canal Engenharia, atendendo grandes obras, está sendo realizada uma construção com 2800m² de fachadas ventiladas no espaço de lazer Boulevard 14/32, que deverá ser inaugurado no próximo 1° de outubro, em frente ao novo aeroporto.
Para um design diferenciado, foi a escolhida a linha Dansk, nas versões Cement Rope e Cement Grafitte, ambos no grande formato 120x120. "É tendência nas construções usar as placas maiores de porcelanato. Nos últimos meses, então, houve uma explosão do uso desse formato nas arquiteturas.
O 120x120, exclusivo da Portobello, chamou atenção dos responsáveis pelo empreendimento, além de acharem a linha Dansk belíssima!", destacou Luiz Manetti, Gerente da Portobello Técnica.
A arquiteta do projeto Juliana Castro reforça que o Dansk Graphite foi fundamental para o belo acabamento das fachadas. "Na área interna, para uma maior leveza, incluímos também o Dansk Hope. Escolhemos estes dois produtos pela excelente qualidade técnica.
Mas a modulação das fachadas ventiladas foi determinante para a resultado do projeto, pois o formato 120x120 facilitou bastante o trabalho de paginação. Esteticamente, após extensa pesquisa, concluímos que o Dansk Graphite seria o produto ideal e para nós foi ótimo poder contar com sua tonalidade e textura para composição que desejávamos", afirmou.
Com 11 mil m², Boulevard 14/32 será uma opção de lazer em Florianópolis, com ambientes indoor e também áreas para passeios, serviços, gastronomia, compras e entretenimento. Dentre os destaques, está a famosa cafeteria Starbucks, primeira a ser inaugurada no Sul do Brasil. O acesso será gratuito e aberto ao público em geral.
Acompanhe o andamento da obra pela galeria de imagens:
Além desse espaço, os produtos da Portobello também são destaque no Visitor Center, miniterminal temporário que permite ao visitante uma visão privilegiada da construção do aeroporto. Vale a pena conferir a estrutura pré-fabricada.
Vantagens da fachada ventilada
De acordo com Manetti, a aplicação da fachada ventilada na obra é muito mais rápida, tanto é que sua execução no Boulevard 14/32 está prevista para finalizar em menos de 40 dias, ou seja, 5 a 6 vezes menos vezes se fosse optar pela método aderido.
O sistema industrializado da fachada ventilada - cujas placas de revestimento são fixadas por meio de estrutura metálica no lugar do tradicional reboco com argamassa colante - está se tornando uma realidade no Brasil inteiro!
"Só para você ter ideia, em fachadas normais, tanto pintura quanto aderida, geralmente se perde 25% da massa e se consome cerca de 300 Kg/m². Então, cada metro quadrado jogado no lixo constitui uma média de 80 kg de massa.
Também não é sustentável: desperdiça materiais e água, gera entulho, cria muita sujeira, além de ser lento para conclusão da obra", afirma Manetti.
Já a fachada ventilada é limpa, pois é aplicada a seco, utilizando apenas parafusos como materiais, e 25% mais rápida do que a aderida. A obra torna-se cerca de 20% mais cara, porém, a economia de prazo e materiais acaba tornando esse sistema com mais vantagens em termo de custo também.
A Portobello é a empresa de cerâmica que possui o maior número de obras com fachada ventilada, sendo considerada, portanto, a maior do Brasil nesse quesito. "Nosso diferencial de sucesso é possuir um preço supercompetitivo e também uma qualidade superior em comparação às outras marcas", ressalta o Gerente da Portobello Técnica.