13.08.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura desmontável

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.08.2018
Construção seca tem estrutura modular pré-fabricada em balanço com vista para a obra do futuro Floripa Airport.
minutos de leitura

Provocado pelo cliente para projetar uma obra temporária e impactante que refletisse o novo aeroporto internacional de Florianópolis, em Santa Catarina, o arquiteto Ronaldo Martins encarou um desafio e tanto. “A arquitetura que praticamos é toda artesanal”, comenta, explicando que a ideia foi justamente racionalizar e fazer um exercício de construção comparado à montagem de um automóvel.

O projeto é o Visitor Center, já apelidado de miniterminal, formado por um lounge/bar, auditório para 40 lugares, sala de reunião e espaços de apoio, totalizando uma área de 163m², além de dois terraços externos e um estacionamento. Localizado no platô mais alto do canteiro de obras, permite ao visitante uma visão privilegiada da construção do aeroporto – previsto para começar a operar em agosto de 2019.

Nova recepção no atual aeroportoFoto: ATOS 9 Arquitetura
Nova recepção no atual aeroporto (Foto: ATOS 9 Arquitetura)
Lounge novo no atual aeroporto. Foto: Floripa Airport/Divulgação
Lounge novo no atual aeroporto (Foto: Floripa Airport/Divulgação)
Outro ângulo do novo lounge no atual aeroporto Foto: Floripa Airport/Divulgação
Outro ângulo do novo lounge no atual aeroporto (Foto: Floripa Airport/Divulgação)

Para executar uma arquitetura mais industrializada, Ronaldo optou pela construção modular metálica pré-fabricada, executada no chão de uma fábrica na cidade de Tubarão, localizada no sul de Santa Catarina. A obra levou 55 dias para ficar pronta considerando todos os acabamentos externos e internos, incluindo o mobiliário. A edificação tem quatro módulos de 3,20mx12m cada um, tamanho definido a partir do espaço na carreta que faria o transporte até o local. Completam o prédio o uso de platibanda, telha sanduíche e brises que conferem o necessário conforto e proteção térmica.

MATERIAIS

“Recebemos dos clientes uma lista de materiais que seriam utilizados na obra do aeroporto, essa foi a diretriz da nossa pesquisa”, diz Ronaldo. Externamente, a edificação foi revestida com telas metálicas perfuradas, persianas têxteis e vidros em grandes dimensões, além do uso de fachada ventilada com placas fenólicas em diversas cores. Todos esses itens fazem parte da estratégia bioclimática utilizada para manter a temperatura interna equilibrada com baixo uso de energia.

O projeto do Visitor Center é do escritório ATO 9 Arquitetura, dirigido pelo arquiteto Ronaldo Martins, que também administrou a obra e contou com a participação da empresa Brasil ao Cubo, responsável pelo desenvolvimento dos quatro módulos metálicos que formam o conjunto.

Planta baixa do projeto do ATOS 9 Arquitetura
Planta baixa do projeto do ATOS 9 Arquitetura
Projeto do Visitor Center tem estrutura modular pré-fabricada em balanço com vista para a obra do futuro Floripa Airport. Escritório ATO 9 Arquitetura assina o arquitetônico e execução do miniterminal.
Projeto do Visitor Center tem estrutura modular pré-fabricada em balanço com vista para a obra do futuro Floripa Airport. Escritório ATO 9 Arquitetura assina o projeto arquitetônico e execução do miniterminal
Outra perspectiva do projeto Visitor Center. Foto: ATOS 9 Arquitetura
Outra perspectiva do projeto Visitor Center (Foto: ATOS 9 Arquitetura)

NOVOS ESPAÇOS  

O escritório também assina a reforma e ampliação da sala de espera, business lounge e banheiros do atual Aeroporto Internacional de Florianópolis, ambientes inaugurados em julho. Os novos espaços garantiram a expansão em 50% da capacidade de atendimento na área de embarque. Localizados no piso superior, podem ser acessados por rampa a partir da sala de embarque.

Hall de acesso aos novos banheiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis. No piso, porcelanato natural da linha Superquadrada (Portobello) e na parede do hall, porcelanato decorativo Madam MAatt White, da Linha 3D Lab (Portobello). Foto: Floripa Airport/Divulgação
Hall de acesso aos novos banheiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis. No piso, porcelanato natural da linha Superquadrada (Portobello) e na parede do hall, porcelanato decorativo Madam Matt White, da Linha 3D Lab (Portobello) (Foto: Floripa Airport/Divulgação)
Porcelanato polido da Linha Marmi Clássico, utilizado nas paredes e bancada da pia, confere identidade e sofisticação aos banheiros. Espelhos sustentados por cintos em couro atualiza o décor. Foto: Floripa Airport/Divulgação
Porcelanato da Linha Marmi Clássico, utilizado nas paredes e bancada da pia, confere identidade e sofisticação aos banheiros. Espelhos sustentados por cintos em couro atualiza o décor (Foto: Floripa Airport/Divulgação)
O fraldário oferece poltrona para amamentação em ambiente privativo, com isolamento acústico e luz baixa, colchões para troca dos bebês e até um micro-ondas. Foto: Floripa Airport/Divulgação
O fraldário oferece poltrona para amamentação em ambiente privativo, com isolamento acústico e luz baixa, colchões para troca dos bebês e até um micro-ondas (Foto: Floripa Airport/Divulgação)

A sala de espera já anuncia o conforto que os visitantes irão desfrutar no novo terminal: foi mobiliada com as longarinas Vitra, cadeiras usadas nos principais aeroportos do mundo e que serão os assentos oficiais do novo aeroporto. Já o business lounge é um local exclusivo para quem quer aguardar o voo com mais privacidade, com serviços exclusivos e capacidade para 30 pessoas sentadas.

Sala de espera com as longarinas Vitra, cadeiras oficiais do novo aeroporto. Imagem: Floripa Airport/Divulgação
Sala de espera com as longarinas Vitra, cadeiras oficiais do novo aeroporto (Imagem: Floripa Airport/Divulgação)

Para o projeto dos novos banheiros, a opção foi por uma linguagem acolhedora e confortável, por isso, a iluminação quente e tom neutro. No hall de acesso, foram utilizados elementos com madeira fixados no teto e parede. O porcelanato Portobello dá o toque contemporâneo e traz personalidade ao espaço.

A Floripa Airport faz parte do grupo suíço Zurich Airport, que ganhou a concessão do Aeroporto Internacional de Florianópolis para operá-lo pelos próximos 30 anos.

Assista ao vídeo realizado pela Brasil ao Cubo, empresa responsável pela fabricação dos módulos metálicos, que documenta a execução da estrutura pré-fabricada do Visitor Center:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura desmontável...

Arquitetura desmontável

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simone Bobsin
Colunista
Colunista

Jornalista com atuação no segmento de arquitetura e design há mais de duas décadas....

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies