12.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Fachada de uma casa simples de cor branca com a porta preta e um coqueiro.
As fachadas de casas simples são alternativas econômicas e charmosas (Projeto: Bruno Brandini)

Fachadas de casas simples: 10 inspirações para o seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.12.2022
Entrada bem planejada e funcional ajuda na valorização do imóvel
minutos de leitura

Nada melhor que chegar em frente a uma casa e ter uma bela vista logo na fachada. Dar uma atenção especial a área externa deixa a aparência da sua residência mais atrativa, além de valorizar o imóvel. Um conjunto de fatores deve ser considerado para ter um resultado que te agrada.

Dentre eles: telhado, janela, revestimentos e jardim. Além disso, essa parte da casa fica exposta às condições climáticas, portanto, o projeto deve incluir proteção contra intempéries do clima.

Mudar o visual externo da sua casa nem sempre precisa ser um alto investimento, existem soluções simples que destacam a área sem consumir muito dinheiro e tempo. Uma combinação de cores, um detalhe com um revestimento, um muro com vidro, uma combinação de texturas ou um portão diferente já deixam a porta de entrada da sua casa mais convidativa.

Hoje, o Archtrends trouxe diversos projetos de fachadas para você se inspirar e deixar essa área da sua casa incrível!

1. Fachadas de casas simples e pequenas

Investir em uma porta de acesso moderna deixa a fachada de uma casa pequena com um novo visual. Existem opções de madeira, aço, alumínio, PVC e vidro temperado que são materiais resistentes a fatores climáticos como chuva e sol.

Você pode optar por paredes de tom neutro e deixar a cor de destaque para a porta. Uma dupla de vasos de plantas na área externa podem completar o conjunto e deixar a entrada com um charme todo especial.

Fachada de uma casa simples com as paredes brancas, revestimento de madeira, e porta em cor preto. Plantas na decoração.
As cores neutras permitem uma fachada com diversas opções de decoração (Projeto: Marina Colaferro Arquitetura)

2. Fachadas simples com porcelanato

O porcelanato é uma opção que vem sendo cada vez mais utilizada nos projetos de fachadas de casas. Isso se deve às diversas vantagens desse material em relação a outros tipos de revestimentos. É um material que possui alta durabilidade e é resistente para ser utilizado em áreas externas.

A manutenção é simples assim como a troca, caso seja necessário, sem interferência no design total.

Na estética, o porcelanato é muito versátil. Algumas linhas reproduzem pedras naturais, madeira, concreto, argila, metal que ficam incríveis para revestir a entrada, além de deixar sua fachada moderna e sustentável.

Se você gosta de um estilo mais rústico, invista nos porcelanatos em tons e texturas de madeira. Para uma fachada mais moderna, uma combinação entre paredes cinza e o porcelanato que reproduz mármore fica incrível!

Se seu estilo é mais discreto e você deseja apenas algum detalhe na fachada, uma solução é criar uma faixa vertical para destacar uma área maior ou um mosaico combinando os diferentes formatos e tamanhos de porcelanatos.

Casa de uma fachada simples com porcelanato que imita madeira, plantas decorando e um mini coqueiro.
O porcelanato nas fachadas simples cria um visual elegante e atemporal (Projeto: Bruno Brandini)

3. Fachadas de casas com muro

Se você gosta de privacidade em casa, a fachada com muro não precisa ser simples. Existem algumas soluções para deixar esta parte com ar sofisticado sem gastar muito. Invista em iluminação com arandelas e luminárias em pontos estratégicos como em algum detalhe ou no portão de entrada.

A cor pode ser o ponto de partida para iniciar o projeto de decoração do muro. As tonalidades mais neutras como branco, cinza e off-white harmonizam com qualquer tipo de revestimento. Mas, se você deseja utilizar um tom mais vibrante, tenha cuidado para essa cor combinar ou não sobrepor a cor das paredes externas da sua casa.

Uma opção muito charmosa são os muros revestidos de plantas, que trazem um toque de natureza para a entrada da sua casa. As plantas chamadas de trepadeiras se agarram ao muro e substituem o revestimento. É possível cultivar diferentes espécies e combinar folhagens e flores.

É preciso paciência para ter um muro completamente revestido com plantas, elas podem demorar algum tempo para crescer.

Fachada de uma casa com muro em cores off-white.
As fachadas de casas com muro também devem ser levadas em consideração (Projeto: Diogo Mendes Gonçalves)

4. Fachadas de casas com varanda

Nada melhor que sentar em uma varanda no fim do dia, não é mesmo? Algumas construções contam com uma varanda por todo o redor da casa. Para destacar esse local, não podemos esquecer do telhado da casa. A combinação entre eles é essencial para uma fachada harmônica.

Um estilo mais clássico mistura tons terrosos nas paredes externas da casa que combinam com um telhado tradicional de telhas de cerâmica. O charme da varanda é a simplicidade das madeiras aparentes que sustentam a sua cobertura. Invista em um espaço para a rede e a fachada da sua casa além de linda, fica com um ar de casa de campo.

Fachada de uma casa de dois andares, com varanda de vidro e um carro branco na garagem.
As fachadas com varanda deixam as casas com mais personalidade e estilo (Projeto: IrlanOliveira Arquitetura & Interiores)

5. Fachadas de casas com vidro

Janelas e portas de vidro são muito utilizadas em projetos de casa, mas o material vem ganhando um novo espaço nas arquiteturas residenciais. Se você quer privacidade numa fachada de vidro, alguns vidros possuem uma película que diminui a visibilidade entre o ambiente interno e externo.

Mas, a sua transparência característica fornece ao ambiente um visual moderno e sofisticado.

A fachada da casa pode ser totalmente de vidro, com janelas e portas amplas que permitem a entrada da luz em todo o ambiente, ideal para um estilo escandinavo que valoriza a iluminação natural. Esse estilo segue o \”menos é mais\”, então nas partes que forem possível usar cores, prefira bege, cinza ou branco.

Um muro de vidro fica incrível e ainda cumpre sua função de limitar o espaço da sua casa de forma discreta. Nessa opção, as paredes externas do imóvel se tornam as protagonistas do design da sua fachada, portanto invista em detalhes nessa parte.

Fachada de uma casa com garagem fechado, parede de vidro e porta principal grande de madeira.
As fachadas de vidro criam um visual mais sofisticado e moderno (Projeto: Arquiteto Paulo de Tarso)

6. Fachadas de casas com telhado aparente

Os telhados aparentes podem compor um estilo moderno ou rústico dependendo da sua cor, ou formato de construção. Uma fachada contemporânea mistura cores cinzas e um telhado com diferentes alturas, o design com linhas retas com portas amplas transparentes arrematam o estilo. O efeito mais rústico fica por conta da madeira aparente que sustenta o telhado.

O telhado aparente pode ser exaltado com detalhes no beiral. Uma ideia é revestir essa parte com um modelo que representa a madeira e usar o mesmo material para detalhes sutis na fachada, como em uma faixa vertical em volta de uma parede com janela.

7. Fachadas de casas com garagem

As garagens podem ser fechadas ou abertas, limitadas com portão ou não. Todas as opções devem ser consideradas na hora de planejar a estética. Um sobrado com um local para guardar o carro com laje em balanço, ou seja, sem os pilares em uma das laterais, proporciona delicadeza ao piso superior e cumpre um importante papel na estética da fachada. Aqui, fica incrível usar diferentes tons de cinza para destacar a geometria retangular da casa e iluminar as duas áreas com harmonia.

Fachada de uma casa com um carro branco na garagem.
As fachadas com garagem são funcionais e facilitam o dia a dia do morador (Projeto: Velludo Arquitetura)

8. Fachadas de casas com sacada

A sacada pode ser o grande destaque do andar superior de um sobrado. Se você deseja um estilo industrial em uma casa de dois andares, uma sacada com grade de proteção de alumínio preta cumpre essa função.

Um telhado não aparente e as paredes claras deixam a fachada com ar mais limpo. Para completar o estilo, um detalhe de revestimento que reproduz tijolo aparente em uma parede de destaque fica perfeito.

Fachada de uma casa com sacada de viro e uma pessoa nela.
As fachadas de casas com sacada dão toque especial (Projeto: Diogo Mendes Gonçalves)

9. Fachadas de casas com jardim

Um jardim com um gramado verde deixa o exterior de uma casa lindo, não é mesmo? Se sua casa não tem espaço para um jardim assim, um pedacinho da natureza pode estar na sua fachada de outra forma. Uma pequena faixa de terra próximo ao muro já é suficiente para criar um espaço decorado que combina plantas.

Outra ideia é utilizar vasos de diversos tamanhos no caminho de entrada da porta principal e, se for possível, um caminho com pedras. Se você tem dúvidas de quais plantas usar, confira este guia sobre plantas em casa que preparamos para você.

10. Fachadas de casa com escada

Uma escada de ferro, de cimento ou de madeira pode ser o destaque da decoração da sua fachada. Ela pode ser necessária para acessar externamente o segundo lugar e muitas opções podem ser utilizadas para integrá-las à casa de maneira charmosa e moderna. Uma escada de cimento construída explorando diferentes tamanhos retangulares com luzes embutidas deixa a porta de entrada e imponente.

A tradicional escada de ferro em formato caracol com corrimão detalhado pode estar localizada no canto da parte externa e dar um charme especial na fachada da casa, além de ser funcional para acessar o terraço.

Agora que você já conferiu alguns modelos de fachada, que tal escolher uma para mudar ou construir a da sua casa? Aproveite para conferir como decorar uma sala para um ambiente elegante. Aqui no nosso portal você tem acesso às dicas valiosas para projetar e decorar a sua casa!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Fachadas de casas simples: 10 inspirações p...

Fachadas de casas simples: 10 inspirações para o seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies