Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Uma fachada de vidro inspirada nas cortinas de um teatro

vidro duplo da fachada da loja

O vidro duplo da fachada da loja faz referência a uma cortina de teatro (Foto: Alessandra Chemollo / Cortesia Curitosity)

Por trás da fachada de vidro ondulado, que parece uma cortina transparente, a Dolce & Gabbana apresenta toda sua teatralidade na loja de Miami, projeto do estúdio de arquitetura Curiosity. 

Curiosity é um estúdio multidisciplinar reconhecido pelos seus projetos icônicos, criativos, surpreendentes e curiosos, como seu próprio nome diz. Foi fundado pelo designer francês Gwenael Nicolas e possui sede em Tóquio, no Japão. Seus projetos variam de escala entre arquitetura, design de interiores, produto e gráfico. Entre seus clientes estão: Dolce & Gabbana, Versace, Fendi, Tiffany, Nintendo, LG, Sensai, Swarovski e Moma. 

vitrine ondulada
A vitrine ondulada é o destaque principal do projeto  (Foto: Alessandra Chemollo / Cortesia Curitosity)

Para o projeto da loja da Dolce & Gabbana, localizada no Design District, em Miami, o estúdio tinha como objetivo transportar os visitantes para o mundo da marca, que tem como principal código o drama e a origem italiana.

O grande destaque do projeto é a fachada de vidro. Duas camadas de vidro ondulado recriam as curvas e o movimento de uma cortina de teatro. Quando o sol de Miami bate na fachada, a luz entra na loja de forma dramática e envolvente. 

Já o interior ressalta o conceito behind the scenes (por trás dos bastidores) da marca. O projeto faz menção ao passado, ao drama e à cultura italiana, códigos muito presentes de Dolce & Gabbana. 

Esculturas gregas em escala real
Esculturas gregas em escala real decoram a loja e fazem parte do visual merchandising (Foto: Alessandra Chemollo / Cortesia Curitosity)

Esculturas gregas em escala real são expostas pelo térreo da loja como parte da cenografia e do visual merchandising, mesclando-se com as roupas e acessórios da marca. O projeto de uma simples loja ultrapassa seus limites, tornando-se museu e teatro também.

A arquitetura traz sempre a fusão entre o passado e o presente. Elementos da arquitetura contemporânea, como a escadaria reta feita em mármore travertino, a fachada de vidro ondulado e os expositores modulares de espelho, convivem harmoniosamente com referências do passado, como elementos revestidos em pedra rústica e um grande espelho dourado esculpido à mão. Tudo isso enfatizando ainda mais a teatralidade italiana. 

travertino rústico
A contemporaneidade da escada reta de travertino rústico  (Foto: Alessandra Chemollo / Cortesia Curitosity)

Não é à toa que grandes marcas internacionais procuram colaborar com Curiosity. O estúdio japonês possui o dom de adicionar o fator surpresa em todos os seus projetos, principalmente nas fachadas que arquitetam.

Para a marca de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, uma fachada curiosa, para não passar despercebida pelas ruas do Design District, em Miami. Fazendo com que os turistas de passagem queiram entrar e ver de perto o que há por trás dos bastidores da grande fachada de vidro ondulado. 

Sair da versão mobile