19.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Fachada de sobrado
Atente-se até mesmo aos pequenos detalhes da fachada de seu sobrado (Projeto: Susane Costa Arquitetura)

Fachada de sobrado: o que observar? Inspire-se com diferentes projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.12.2022
Pensando em reformar ou construir um projeto de fachada de sobrado? Veja quais pontos você deve observar para ter sucesso, inclusive os melhores materiais
minutos de leitura

A fachada do sobrado é um dos pontos de um imóvel que os profissionais de arquitetura precisam estar atentos, afinal, ela entrega a primeira impressão do projeto para quem vê de fora.

Existem muitos detalhes que fazem a diferença na hora de pensar nos estilos de fachadas, além de ser adequado pensar em quais materiais é possível obter maior sucesso para o projeto. Por isso, nós criamos este conteúdo exclusivo, para trazer as informações necessárias para criar um projeto de fachada de sobrado e te dar dicas de projetos para inspirar suas criações.

A importância da fachada de sobrado residencial e comercial

Seja para uma casa ou para um espaço empresarial, a fachada do sobrado tem um papel muito importante porque é ela que apresenta o projeto para as pessoas do lado de fora. Ou seja, é a fachada do sobrado que passa a impressão que as pessoas terão sobre o imóvel.

Por isso, é tão importante pensar em todos os detalhes para torná-la imponente e com uma arquitetura diferenciada. O resultado é a valorização do imóvel e da imagem que você quer dar a ele.

O que considerar ao projetar a fachada de um sobrado?

Agora que nós já entendemos a importância que a fachada do sobrado tem para o imóvel, como fazer um projeto dar certo? Para quem não tem muito conhecimento, nossa primeira dica é procurar uma pessoa profissional de arquitetura que ajudará com os conhecimentos e analisará a planta corretamente, para evitar problemas na estrutura.

De um modo geral, alguns truques se adaptam bem aos mais variados estilos de arquitetura como um jardim na frente da casa para dar uma maior sensação de aconchego ou a combinação de luz com os revestimentos da parede que transformam a frente do sobrado durante a noite. Veja a seguir alguns pontos para não deixar de lado.

Escolha o estilo de decoração

Um dos primeiros passos ao pensar na fachada do sobrado é escolher o estilo de decoração ideal para ela. O bom é que existem infinitas possibilidades de combinações, então, defina a que mais agrada aos gostos dos moradores e que tenha harmonia com o restante da decoração.

Imagine uma fachada com um ar rústico, com os tijolinhos aparentes, ou um visual mais sofisticado com pedras e cerâmicas... as opções são muitas!

fachada de um sobrado moderna e chique com carro na garagem
Fachadas bem planejadas valorizam o imóvel (Projeto: Nathália Montans)

Opte por uma paleta de cores harmoniosa

Você sabia que as cores têm o poder de provocar sensações e criar diversos efeitos em quem as vê? Por isso, é tão importante saber combiná-las da maneira correta para evitar excessos e confusões visuais. Vale a pena pensar em uma boa paleta de cores na decoração, com tons que combinam entre si e reforçam o estilo de decoração que você escolheu.

Para pessoas que preferem um visual mais discreto, vale apostar em uma única cor. Dá para brincar com o contraste entre as cores também e criar visuais incríveis.

Se optar por cores mais claras, vale a atenção para a manutenção na área externa quanto à limpeza. Muitos profissionais de arquitetura sugerem o uso de tons terrosos ou solares, porque ajudam a passar um efeito mais acolhedor e não demandam tantos esforços quanto à manutenção. Mas, claro, isso não é uma regra.

fachada de sobrado em  condômino conjunto
Fachada tem revestimento de madeira, que suaviza o décor (Projeto: HAYASAKI ARQUITETURA)

Escolha bons revestimentos

Até aqui você já definiu o seu estilo preferido e as cores para dar vida ao seu projeto. Agora, é preciso fazer a escolha dos revestimentos para a fachada do sobrado. Prefira os materiais que tenham maior resistência à exposição do sol, chuva e outras intempéries, preze pela qualidade.

Aposte em fornecedores comprometidos e marcas confiáveis para evitar que a fachada precise de uma nova reforma em pouco tempo.

fachada  de  sobrado em casa grande e chique com luz do pro do sol
Escolha um revestimento para fachada com materiais de maior resistência e durabilidade (Projeto: ARQUITETO PAULO DE TARSO)

Pense no projeto de iluminação

Quer dar um toque especial para a fachada do sobrado durante a noite? Aposte em um bom projeto de iluminação. A luz tem o poder de transformar e dar destaque às paredes, jardins, espaço de entrada, por exemplo.

Vale usar spots, postes de jardim, refletores e arandelas. Uma dica de ouro: usar uma luz com tons mais amarelados deixa a fachada mais acolhedora.

fachada do sobrado com iluminação para noite
Investir em iluminação pode valorizar a fachada (Projeto: Heignne Jardim)

Não esqueça do acabamento da fachada

Outros detalhes finais podem dar mais vida para a fachada como telhado embutido ou investir em paisagismos. Criar designs diferentes como linhas retas ou em curvas pode deixar a fachada mais moderna, em simples detalhes.

 fachadas de sobrado com casa toda branca
Em projeto monocromático, revestimento acrescenta textura em fachada (Projeto: Bruno Brandini)

Inspire-se: 12 fachadas de sobrado de diferentes estilos

Como em todos os nossos conteúdos, nós trazemos agora alguns tipos de fachada de sobrado para inspirar e te ajudar a ter mais ideias criativas na hora de criar o seu projeto. Primeiro falamos sobre alguns estilos diferentes e depois mostramos projetos com diferentes materiais.

Fachadas de sobrado modernas

O estilo moderno na arquitetura é um dos mais utilizados em projetos atualmente. Suas principais características são traços retos e materiais como a madeira e o vidro, criando fachadas modernas incríveis e que encantam os olhos de quem as vê.

condomínio com fachada moderna com materiais como a madeira e o vidro,
Fachadas modernas valorizam área externa da casa (Projeto:
Susane Costa Arquitetura)

Fachadas de sobrado sofisticadas

Se você quer dar um ar mais sofisticado para a fachada do sobrado precisa investir em materiais como pedras, vidros e cimento, combinando várias texturas.

fachada contemporânea com matérias de madeira  vidros e cimento, combinando várias texturas. com um jardim na frente da casa
Sobrado contou com projeto paisagístico de impacto (Projeto: Isadora Bayer Foresti)

Fachadas de sobrado simples

Muito se engana quem acha que precisa de grandes transformações para ter um sobrado simples e bonito, que valorize o imóvel. Dê preferência para materiais que passam essa sensação maior de valor e escolha os elementos certos em cada detalhe como portas, janelas, muros e portões. Um jardim na frente da casa é a "cereja do bolo" para valorizar ainda mais a fachada.

Fachadas de sobrado simples moderna com um jardim na frente da casa
Fachada simples tem paleta de cores neutra (Projeto: Bruno Brandini)

Apenas atente-se com a quantidade de detalhes, para evitar o excesso de informações.

Fachadas de sobrados pequenos

Existem diferentes tamanhos e formatos de sobrado e mesmo os pequenos têm a mesma importância e merecem detalhes pensados para valorizar cada espaço e criar um visual surpreendente.

Pense nos acabamentos para realçar a fachada e encontre harmonia entre eles.

casa com fachada de sobrado pequena com um enorme quintal na frente
Fachada residencial conta com revestimentos claros com textura (Projeto: Bruno Brandini)

Fachadas de sobrados estreitos

Casas com terrenos estreitos podem ser um desafio para os profissionais de arquitetura, por conta da limitação do espaço. Mas, bons profissionais saberão como otimizar e aproveitar cada espaço para que as pessoas possam conviver bem, sem problemas.

Nesses casos é possível projetar a garagem na frente do imóvel, criando uma calçada de cimento ou com detalhes como porcelanatos que interpretam madeira.

casa com fachada de sobrado rustica  com quintal grande
Projeto de fachada pode se adequar a limitação de espaço da casa (Projeto: Portobello)

Modelos de fachada de sobrado com diferentes acabamentos

Os materiais que você utiliza para revestir a parede da fachada são um grande diferencial da decoração. Dependendo do estilo você pode escolher concreto, pedras, tijolos, madeira, dentre outros. Separamos alguns para você se inspirar.

Fachadas de porcelanato

O revestimento em porcelanato é uma opção bem indicada, principalmente para áreas externas.

O seu sucesso se dá porque ele é capaz de reproduzir com perfeição diversos outros materiais como mármore, madeira, cimento queimado, entre outros e ainda é extremamente resistente e exige menos manutenção.

fachada da residência podemos contemplar a modernidade através da utilização da pele de vidro, fita de led e revestimento 3D.
Fachadas de porcelanato são duráveis e resistentes (Projeto: Leila Bonjardim Santos)

Fachadas de sobrado com vidro

O vidro também é utilizado nos projetos de fachada de sobrado, porque entrega modernidade para qualquer imóvel.

Uma das vantagens é a possibilidade de aproveitar a luz natural, principalmente durante o dia. Uma alternativa sustentável, não é mesmo? Existem vidros com controle solar, que ajudam a bloquear altas temperaturas e você pode optar também por vidros foscos que ajudam a dar privacidade.

Fachadas de sobrado de vidro com carro na garagem
Fachada com vidro permite entrada de luz natural (Projeto: Wiliam Brito)

Fachadas de sobrado com madeira

A madeira pode ser utilizada em diversos estilos de decoração, como o moderno, rústico e industrial. Geralmente elas formam um painel na parte da frente do sobrado, dependendo do estilo que foram cortadas.

Um tipo utilizado é a madeira ripada. O único ponto de atenção é a respeito da resistência da madeira às ações do tempo como chuva e sol. Neste caso, os porcelanatos que reproduzem madeira podem ser uma boa saída.

Fachadas de sobrado com madeira
Fachadas de sobrado com madeira combinam com vários estilos de decoração (Projeto: Velludo Arquitetura)

Fachadas de sobrado com concreto

Uma boa combinação com a madeira, que citamos anteriormente, é a fachada com concreto aparente, que traz um ar bastante urbano misturado com outros elementos mais naturais, quebrando a monotonia do cinza com outras cores mais quentes como o marrom ou o verde dos jardins.

casa com fachadas de sobrado com concreto
Fachadas tem toque brutalista com detalhes em madeira (Projeto: Diogo Mendes Gonçalves)

Fachadas de sobrado com cimento queimado

Outra forma de entregar um visual mais urbano para as fachadas de sobrado é com o cimento queimado, com tons mais escuros ou claros. Para valorizar esse tipo de visual vale a pena criar uma iluminação voltada para as paredes.

casa com fachadas de cimento queimado
Cimento queimado valoriza sua fachada e dá toque contemporâneo (Projeto: Ivan Rocha Arquitetura)

Fachada de sobrado com tijolinho aparente

Os tijolinhos aparentes arrancam elogios nos projetos de decoração e, na fachada, não seria diferente. Eles são atraentes e cheios de beleza e charme.

Combinar tijolos com madeira abre espaço para criar uma decoração mais rústica. Se escolher elementos metálicos nas portas e janelas, é bem fácil criar um visual do estilo industrial.

Apenas atente-se porque os tijolos costumam sujar mais fácil em áreas externas e as cores mudam bastante. Aposte em revestimentos que reproduzem a textura de tijolos.

casa com fachada de sobrado com tijolinho aparente
Tijolinho aparente é opção de acabamento para fachadas (Projeto: Bruno Brandini)

Fachada de sobrado com cobogó

Os cobogós são opções incríveis para criar uma fachada com design diferentes e repleto de detalhes. O acabamento pode ter várias cores e te dão a possibilidade de inovar na decoração, criando modelos irreverentes.

casa com sobrado com cobogós
Cobogós podem incrementar fachadas residenciais (Projeto: Elder Salim Alonso)

Motivos para investir na reforma da fachada de um sobrado

Como já falamos neste conteúdo, a fachada do sobrado tem um papel muito importante na valorização do imóvel e vale a pena investir no melhor aproveitamento dele. É a melhor forma de tornar o visual imponente e fazer o imóvel se destacar entre os demais.

casa com fachada de sobrado contemporânea
Investir na fachada pode valorizar o imóvel (Projeto: Sena Arquitetos Associados)

É uma forma de criar uma identidade específica para a residência, combinando elementos diversos e que vão ajudar a dar vida ao lado externo da casa.

Vale a pena dar a atenção que a fachada merece e usufruir dos benefícios de ter uma casa com a sua identidade estampada, além de belíssima e sofisticada como ela merece.

Continue acompanhando os conteúdos aqui no Archtrends Portobello e não fique por fora das principais tendências de arquitetura. Se você tem um projeto, envie o seu e participe da galeria de projetos.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Fachada de sobrado: o que observar? Inspire-s...

Fachada de sobrado: o que observar? Inspire-se com diferentes projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desculpa houve um erro a minha avaliação não foi de duas estrelas e sim de CINCO Estrelas.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies