21.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Fachada comercial Off White no piso e o Terralma Sardenha na parede lateral compondo o jardim.
Fachada comercial que convida o visitante para o interior da loja (Projeto: Entrequadra)

Fachada comercial: 10 projetos para se inspirar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.12.2022
A fachada é o cartão de visitas da sua loja. Conheça os detalhes que não podem faltar na hora de planejar e confira inspirações de diferentes estilos
minutos de leitura

Um projeto de fachada comercial vai muito além do design tradicional, ele tem a função de transmitir a identidade comercial de uma empresa e ser um convite ao cliente que está passando na frente do estabelecimento. Não basta ter um visual bonito, é preciso estar atento a muitos outros fatores como revestimento, cores, iluminação, vitrine, segurança e conferir a legislação do município quanto a regulamentação de elementos visuais na cidade.

O Archtrends vai te contar o que considerar na hora de planejar essa parte do seu ambiente comercial e te mostrar diversos projetos para inspirar o seu. Confira!

Pontos importantes para projetar uma fachada comercial

Assim como qualquer projeto arquitetônico, é preciso considerar alguns fatores básicos na hora de compor um ambiente comercial, seja ele pequeno, médio ou grande porte. Veja os principais fatores a considerar no momento de projetar a arquitetura corporativa de uma marca:

Considere a localização geográfica do negócio

Antes de tudo é importante conhecer a geografia e a legislação municipal que regulamenta as fachadas comerciais com a colocação de placas e letreiros. Algumas cidades históricas ou bairros antigos têm regras que restringem o uso de alguns elementos visuais ou que modificam a estrutura original do imóvel.

Além disso, é essencial prestar atenção se há algum elemento que deve ser considerado para a idealização da fachada como árvores que ficarão na frente do letreiro, um poste e outras construções.

Tenha em mente a identidade visual da empresa

É importantíssimo que a fachada do seu comércio seja alinhada com a sua identidade visual. Afinal, como diz o ditado, "quem não é visto, não é lembrado" e essa identificação rápida de qual negócio aquele letreiro se refere fará com que seu público-alvo se lembre da sua marca.

Por isso, defina uma identidade estruturada com cores, slogan, logotipo e aplique desde a sua fachada comercial até nas suas redes sociais. É claro, tudo deve ser projetado pensando no seu nicho de atuação e como tudo isso impacta no seu público consumidor. Um projeto arquitetônico comercial em sintonia com a identidade visual é o caminho para um resultado de sucesso.

Em caso de lojas, dê destaque para a vitrine

Em lojas de roupas, calçados, decoração para casa, enfim, todas que vendem produtos físicos, invista em vitrines para expor seus melhores produtos. Elas serão o chamariz para atrair clientes para o interior da loja. As fachadas com vitrine podem mesclar vidro com materiais que definem o estilo do comércio como madeira, ferro, letreiros luminosos, dentre outros.

Aplicação do logotipo

O logotipo em um ponto de destaque na fachada comercial normalmente chama a atenção de quem está passando na rua. E para isso não precisa ser um letreiro enorme com letras piscantes. Há diferentes revestimentos para fachadas disponíveis no mercado com texturas e cores que podem harmonizar com sua identidade visual e deixar em evidência a sua marca com elegância. Além disso, escolha um local visível para colocar a logo na fachada, que não corra risco de impedimento visual como fiação elétrica, placas e árvores.

Iluminação

A iluminação é o ponto-chave para valorizar todo o projeto pensado para a fachada. São os pontos de luz estratégicos que vão garantir a visualização dos detalhes mesmo durante a noite. Você pode incluí-los no letreiro da logomarca, na vitrine utilizando fitas de LED, arandelas e plafons. Além de parte da decoração, um ambiente bem iluminado pode inibir roubos e arrombamentos.

Interação entre fachada e as pessoas na calçada

Que tal um ambiente comercial com ar de casa? Permita que o pedestre na rua se sinta recepcionado pela sua empresa só de estar na frente dela. Isso é possível com soluções simples como um banco, uma base de proteção solar ou chuva.

Projetos de fachadas comerciais para se inspirar

Confira algumas inspirações de fachadas comerciais para decidir qual estilo você gosta e se encaixa no seu negócio:

1. Fachada comercial moderna

Uma mistura harmônica entre estrutura metálica preta e vidro compõem a fachada comercial moderna. Nesse projeto, a logomarca ficou localizada logo acima da porta da entrada principal, destacada pela área natural trabalhada ao redor da fachada com vasos com plantas e coqueiros altos. Outro ponto relevante a se destacar nesse projeto é que a estrutura comercial possui um segundo andar, que ganhou paredes e cobertura em tom claro.

Fachada do restaurante Queen Oceânico, estrutura metálica y estilo moderno com decoração de vasos brancos e pretos com plantas e coqueiros altos.
A estrutura metálica misturada com a decoração cria uma fachada comercial moderna (Projeto: Bruno Madeira)

2. Fachada comercial simples

Às vezes a construção comercial original é o próprio protagonista da fachada. No projeto abaixo, detalhes geométricos da entrada principal foram destacados com tons mais escuros de porcelanato. A construção de esquina ainda possui uma lateral com o piso superior ligeiramente maior que o inferior, com um painel de vidro retangular amplo, que marca ainda mais as linhas retas.

Fachada comercial de um escritório têxtil, com revestimento em porcelanato e um vidro retangular.
O revestimento em porcelanato e os detalhes geométricos dão simplicidade e elegância (Projeto: Giselle Ferreira Ramalho)

3. Fachada comercial pequena

Se você tem pouco espaço na frente da sua loja, uma boa dica é investir na iluminação. No projeto abaixo, um perfil de barra de ferro delicado na cor dourada foi utilizado para destacar de forma discreta a porta de entrada integrada com a vitrine. Lâmpadas de led com temperatura de cor quente promovem conforto visual e valorizam os detalhes da área.

Fachada de uma loja com uma barra de ferro delicado dourada na porta de entrada integrada com a vitrine que contêm lâmpadas led com cor quente.
A iluminação e o revestimento oferece as clientes um ambiente confortável e contemporâneo, mesmo sendo uma fachada pequena (Projeto: Lulu Andrade)

4. Fachada de prédio comercial

Quando a construção tem mais de um andar é possível criar uma fachada harmônica entre os andares e englobar todo o conceito da sua marca. No projeto abaixo foi utilizado para revestir as paredes porcelanatos que remetem tijolo. No térreo, a porta principal vermelha ficou em evidência e, na parte superior, uma cortina com várias lâmpadas de filamento ficam aparentes com a parede de vidro e compõem o design industrial.

Fachada do  Mr Burton restaurante com concreto no chão, cimento cinza 60x60 da portobello, nas paredes tijolo à vista, No segundo andar uma cortina com várias lâmpadas de filamento. A porta principal no primeiro andar de cor vermelha.
O revestimento garante personalidade e identidade visual da marca (Projeto: Revisite.me)

5. Fachada escritório

Quando pensamos em design de fachada logo relacionamos com ambientes como lojas, mercados e estabelecimentos que vendem produtos. Mas saiba que investir em uma fachada para empresas que oferecem serviços é uma ótima alternativa para fixar a sua marca e atrair clientes.

O projeto abaixo foi desenvolvido para um escritório de advogados. O estilo contemporâneo é evidenciado por linhas retas e volumetria bem trabalhada. Tons terrosos e a cor preta foram trabalhados pela cobertura metálica e o forro. A logo imponente se destaca em uma ampla parede revestida com porcelanato que reproduz aço.

Fachada de um escritório de advogados com revestimento Steel Corten da Portobello.
O revestimento destaca a fachada de escritório e cria um visual imponente (Projeto: Urba arquitetura)

6. Fachada com vitrine

A vitrine pode ser a grande protagonista da sua fachada com soluções que a destacam. No projeto abaixo, quase toda a frente a área comercial é composta por vidros, que além de expor os produtos disponíveis para venda, exibem o interior da loja. As cores em tons de bege e marrom estão em sintonia com um discreto letreiro da marca, localizado na porta de entrada, também de vidro.

Do lado de fora é possível ver um grande lustre dourado presente no centro da loja e que forma um conjunto harmônico e sofisticado com a logo. A iluminação externa ficou por conta das arandelas douradas dispostas nas colunas entre as vitrines.

Fachada com vitrine de uma loja com a frente composta de vidro e alguns produtos expostos para venda no interior. Cores em tons bege e marrom com um letreiro da marca na porta também de vidro. Lustre dourado no centro da loja e arandelas douradas nas vitrines.
Fachada com vitrine que oferece aos clientes uma experiência delicada e harmônica (Projeto: Karen Mazzo)

7. Fachada de mercadinho

O projeto de fachada da casa de peixes foi inspirado nos mercados da Europa. A construção de esquina permite uma visão ampla do interior da loja através das paredes de vidro. O toldo estilo europeu cerca toda a parte superior da lateral arrematando o design e atuando como uma proteção para sol e chuva para os clientes que frequentam a loja. Na lateral, um letreiro iluminado reforça o nome e a logo da marca.

Fachada de um mercado de peixes com paredes de vidro, um toldo azul com o logo da loja, na lateral um letreiro iluminado com logo da marca.
As cores, o design e o estilo estimulam o cliente a consumir (Projeto: Amanda Diniz)

8. Fachada retrô

Alguns ramos comerciais como brechó, loja de joias e decoração combinam muito bem com o estilo retrô. Ele é caracterizado por itens que lembram o passado e pode ser explorado na fachada do seu comércio, se esse é o estilo do seu negócio.

No projeto abaixo, o preto e o cinza são a base da fachada e o verde das plantas agrega a natureza, com vasos discretos no chão e samambaias suspensas. A logo foi representada em uma plaquinha charmosa pendurada ao lado da porta de entrada.

Fachada de um comércio com paredes brancas, uma placa pendurada na porta de entrada, e vasos no chão com samambaias suspensas.
As plantas e a decoração criam uma fachada retrô bonita e aconchegante (Projeto: Priscila Weber)

9. Fachada de distribuidora

Em ambientes comerciais de grande porte como supermercados, distribuidoras e lojas de construção é essencial a logomarca da empresa ficar destacada. A paleta de cores neutras deixa o design limpo e atraente, chamando atenção para o interior da loja.

10. Fachada intimista

Uma logo em uma faixa preta e uma porta iluminada com borda laranja. Esse projeto de fachada transmite aconchego e é quase um convite para entrar e conhecer o estabelecimento.

Fachada intimista de un restaurante bar com o logo na faixa preta acima e uma porta iluminada com borda laranja.
A iluminação e a fachada intimista cria uma sensação de conforto e um convite para entrar no estabelecimento (Projeto: Estúdio Pantarolli Miranda Arquitetura, Design e Arte)

A fachada pode transmitir a essência da sua loja e investir na sua aparência é essencial para a saúde total do negócio. Escolha seu estilo e comece a projetar a fachada do seu ambiente comercial com as dicas que você viu aqui. E se você gostou desse assunto, confira o post "Fachadas de casa: como renovar o cartão de visitas do seu lar."

Aqui no portal Archtrends Portobello, você tem acesso a diversas inspirações de decoração para todos os ambientes, continue nos acompanhando.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Fachada comercial: 10 projetos para se inspir...

Fachada comercial: 10 projetos para se inspirar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies