29.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Praça B32, com o teatro ao fundo. Exemplo da iniciativa privada criando espaços públicos (Foto: Marcelo Justo _ divulgação)

O que fazer em São Paulo em janeiro de 2022

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.12.2021
Arquitetura, urbanismo, arte e design. São várias as boas opções de programação nesse janeiro em São Paulo. No mês de férias, a cidade fica mais vazia, ótima para passear com tranquilidade.
minutos de leitura

1 | Teatro B32

A escultura de baleia vista do interior do teatro B32, projeto de Eiji Hayakawa (Foto: divulgação)

Uma baleia prateada tem chamado atenção na Faria Lima. A avenida, centro financeiro de São Paulo, está se tornando também um centro cultural. O B32 é um novo empreendimento com escritórios, abrigando a sede do Facebook no Brasil, que também conta com teatro, praça pública, fonte luminosa, cafés e restaurantes, além da escultura gigante. A arquitetura do teatro é do brasileiro Eiji Hayakawa, a da praça, do americano Thomas Balsley, criador do Riverside Park de Nova York, e a da torre, de Didi Pei, filho de I.M. Pei, autor da pirâmide do Louvre. O teatro é envidraçado, transparência incomum para esse tipo de construção. É possível assistir a peças e concertos no teatro, ir ao restaurante oriental Dasian ou simplesmente curtir a praça em um dia de sol, que também conta com programação cultural gratuita. Um bom exemplo de como a iniciativa privada pode melhorar os espaços públicos. 

Localização: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, Itaim Bibi
Dica: Confira a programação do teatro em https://www.teatrob32.com.br/#programacao.

2 | Tunga no Itaú Cultural e no Instituto Tomie Ohtake

Tunga, Gravitação Magnetica, 1987, exposta na 19ª Bienal de São Paulo (Foto: Rômulo Fialdini _ Tempo Composto)

Há cinco anos, perdemos Tunga (1952-2016), um dos maiores artistas contemporâneos do Brasil. Agora, ele ganha a exposição mais completa de sua obra, Tunga: conjunções magnéticas. Tão grande que acontece em dois centros culturais simultaneamente. São 300 obras no total, das quais mais de 30 são de coleções privadas, além de outras que nunca ou raramente foram mostradas ao público. No Instituto Tomie Ohtake, centenas de quilômetros de fios de metal saem de uma cabeça suspensa a seis metros de altura na obra monumental Gravitação Magnética, anteriormente só exibida na 19ª Bienal de São Paulo, em 1987. O Tomie também exibe o filme Ão, gravado no túnel Dois Irmãos, no Rio de Janeiro. Já no Itaú Cultural, são três andares com esculturas, entre elas as séries Morfológicas e Eixos Exógenos.

Serviço
Período: até 10 de abril
Entrada: gratuita
Itaú Cultural
Horários: terça a domingo, das 10h às 19h
Localização: Avenida Paulista, 149, Paraíso

Instituto Tomie Ohtake
Horários: terça a domingo, das 11h às 20h
Localização: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros

Dica: No Itaú Cultural, aproveite para visitar também a Ocupação Benjamin de Oliveira, até 27/2, e a Ocupação Paulo Freire, até 30/1. No Instituto Tomie Ohtake, aproveite para visitar também as exposições Laura Miranda – O chão, um lago, as árvores e as estrelas, até 30/1, e Tomie Ohtake – Os Sons dos Sins, até 23/1.

3 | Tapeçarias no MAM

exposições sp
Tapeçaria Ciranda, de Norberto Nicola, exposta no MAM (Foto: João Musa _ Passado Composto)

Por algumas décadas, a tapeçaria foi tida como uma arte menor, em relação à pintura e à escultura. Felizmente, esse preconceito vem mudando e artistas da tapeçaria estão ganhando mais reconhecimento, como Jacques Douchez (1921-2021) e Norberto Nicola (1930-2007). Os dois figuram a exposição Os pássaros de fogo levantarão voo novamente – As formas tecidas de Jacques Douchez e Norberto Nicola, no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Da geração pós-modernista, eles criaram o Atelier Douchez-Nicola em 1959. Mesmo com o ateliê conjunto, mantiveram a individualidade e a liberdade criativa de cada um. Nicola realizava obras lírico-oníricas e selváticas, enquanto Douchez produzia trabalhos mais austeros e ascéticos. Em 1980, encerraram as atividades do ateliê, e nunca mais haviam exposto em conjunto. A exposição no MAM reúne os artistas postumamente. As tapeçarias suspensas no teto e as paredes recobertas de espelhos reforçam o jogo de dimensões das “formas tecidas”, como entendiam os artistas.

Serviço
Período: até 13 de março
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h
Localização: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, Portões 1 e 3, Vila Mariana
Entrada: R$ 12,50, domingos gratuitos
Dica: É necessário fazer agendamento prévio e adquirir ingressos pelo site www.mam.org.br/ingresso.

4 | Metro Arquitetos na Galeria Metrópole

exposições sp
Ateliê Metro Objetos, na Galeria Matrópole (Foto: Ilana Bessler _ divulgação)

O escritório Metro Arquitetos Associados, de Martin Corullon e Gustavo Cedroni, agora tem um espaço experimental na Galeria Metrópole. A espécie de ateliê abriga a criação de objetos e mobiliário, além de protótipos e maquetes do Metro. São apresentadas peças desenvolvidas nos últimos 20 anos e também criações inéditas, como vasos e serviços de mesa em cerâmica esmaltada, fruteiras em pedra sabão e revestimentos de parede em concreto.

Serviço
Horários: segunda a sábado, das 11h às 18h
Localização: Av. São Luís, 187, 1º andar, loja 33, Centro Histórico
Dica: A Galeria Metrópole é um edifício comercial de 1964, com projeto dos arquitetos Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia. No atual contexto de revalorização do centro, abriga vários escritórios de arquitetura, estúdios de design e bares. Vale conhecer pela arquitetura moderna e pela forte cena cultural.

5 | Tan Tan, um dos melhores bares do mundo

exposições sp
Tan Tan, único brasileiro na lista dos melhores bares do mundo (Foto: divulgação)

No fim do ano, foi divulgada a lista do The World’s 100 Best Bars de 2021. O único brasileiro é o Tan Tan, na 87ª posição. Inspirado nos bares japoneses, além de drinques criativos, se destaca na gastronomia com lámens. Em anos anteriores, outros bares paulistanos entraram no ranking – em 2019, se destacaram Guilhotina e SubAstor, todos próximos na região boêmia da zona oeste.

Horários: terça a domingo, das 18h às 21h
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que fazer em São Paulo em janeiro de 2022...

O que fazer em São Paulo em janeiro de 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies