O que fazer em São Paulo em novembro de 2021
1 | Alfredo Jaar no Sesc Pompeia
Dentre as várias boas exposições que acontecem em São Paulo em novembro, a de Alfredo Jaar pode ser um destaque. Lamento das Imagens reúne instalações, pôsteres e projeções de vídeos do artista chileno. São obras de grande escala física, que transformam a área de convivência do Sesc Pompeia, projeto de Lina Bo Bardi. A combinação de arte e arquitetura surpreende, enquanto os trabalhos de Jaar provocam reflexões sobre política, sociedade e desigualdade. A mostra integra a rede de parcerias da 34ª Bienal de São Paulo, que acontece no Parque Ibirapuera e também conta com obras de Jaar.
Serviço
Período: até 5 de dezembro
Horários: terça a sexta, das 14h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 17h30
Localização: Rua Clélia, 93, Água Branca
Entrada: gratuita
Dica: Para assegurar o distanciamento social, o Sesc Pompeia segue com capacidade reduzida e é preciso fazer agendamento prévio nesta página. O Sesc Pompeia não conta com estacionamento, nem fica próximo do metrô, então é melhor chamar um carro de aplicativo.
2 | Carolina Maria de Jesus no IMS
Protagonista importante da história do Brasil, embora invisibilizada muitas vezes, Carolina Maria de Jesus (1914-1977) é relembrada nessa exposição como mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país. Um Brasil para os brasileiros é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira, que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em 1960. A exposição apresenta a autora como uma intérprete imprescindível para compreender o país. O acervo de Literatura do Instituto Moreira Salles tem sob seus cuidados dois manuscritos de Carolina Maria de Jesus e seu disco com composições próprias.
Serviço
Período: até 30 de janeiro
Horários: terça a sexta, das 12h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Localização: Avenida Paulista, 2424, Bela Vista
Entrada: gratuita
Dica: Para assegurar o distanciamento social, o IMS segue com capacidade reduzida e é preciso fazer agendamento prévio neste link. Devido ao grande sucesso da exposição, os ingressos têm esgotado rapidamente – novos lotes são lançados às quintas-feiras, às 12h.
3 | Daisy Balloon na Japan House
Equilíbrio é uma instalação inédita com mais de 9 mil balões, feita pela dupla japonesa Daisy Balloon, conhecida pelas obras de grande impacto visual. São 11 metros de comprimento e mais de três de altura. Os balões são cobertos com uma camada externa de película polarizada e, quando a luz incide na instalação, se revelam cores com efeito semelhante da aurora boreal. A instalação oferece uma experiência imersiva única. É a primeira vez que os japoneses Rie Hosokai, artista especializado em balões, e Takashi Kawada, diretor de arte e designer gráfico, mostram seu trabalho na América Latina.
Serviço
Período: até 28 de novembro
Horários: terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Localização: Avenida Paulista, 52, Bela Vista
Entrada: gratuita
Dica: Para assegurar o distanciamento social, a Japan House segue com capacidade reduzida. Devido ao grande sucesso da exposição, têm se formado longas filas para acessar o centro cultural. Para evitar a fila, é possível fazer agendamento prévio neste link, porém os ingressos têm esgotado rapidamente online.
4 | Ocupação Paulo Freire no Itaú Cultural
Reconhecido como um dos mais importantes educadores do mundo, até hoje discutido (e polêmico nos setores mais conservadores da sociedade), Paulo Freire (1921-1997) ganha Ocupação no Itaú Cultural. A mostra reúne obras, manuscritos, documentos, fotos e vídeos, que retratam a vida e o legado do educador. Os métodos de Paulo Freire influenciaram a educação de vários países, principalmente quanto à alfabetização.
Período: até 5 de dezembro
Localização: Avenida Paulista, 149, Bela Vista
Horários: terça a domingo, das 11h às 19h
Entrada: gratuita
Dica: O Itaú Cultural já está funcionando sem restrições de acesso – não é mais necessário fazer agendamento de visita. Repare que Itaú Cultural, Japan House e IMS ficam todos na mesma avenida, então é possível ir de um centro cultural para o outro, caso um deles esteja com capacidade lotada.
5 | Cafeterias instagramáveis
Estão em alta cafeterias com decorações e comidas fofas, que fazem sucesso no Instagram e no TikTok. Confira algumas delas:
We Coffee
Decoração minimalista, comidas e bebidas coloridíssimas.
Endereço: Rua dos Estudantes, 24, Liberdade e Alameda Lorena, 1682, Jardim Paulista
89ºC Coffee Station
O nome faz referência à melhor temperatura para o café expresso.
Endereço: Rua da Liberdade, 169, Liberdade
Café Cherie
Tudo cor-de-rosa, da decoração às comidinhas.
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 438, Cerqueira César