07.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Pedro Andrade em Nova York
Pedro Andrade em Nova York, onde vive há mais de 20 anos (Foto: Pedro Andrade)

Nossa melhor versão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.02.2023
Pedro Andrade escreve sobre sua paixão por Nova York e duas exposições de arte que visitou recentemente por lá: Edward Hopper no Whitney Museum e Alex Katz no Guggenheim
minutos de leitura

Há muitas Nova Yorks. 

Dentre as descrições mais comuns estão: referência gastronômica, reduto de imigrantes, Meca do teatro, epicentro da arte, berço da mixologia e hub progressista. Isso é apenas o começo, no entanto, ao meu ver, a melhor versão desse lugar é a menos celebrada. 

Quando a cidade mais popular do planeta se torna sua casa, os encantos mudam. O porteiro varrendo a calçada, pais levando os filhos à escola, o jogo de futebol na casa do vizinho, o latido do labrador mais simpático do bairro, o cheiro da sua padaria favorita e o colorido das flores na primavera. 

Leia também:

Nova York é superlativa, mas é também um local capaz de normalizar situações absolutamente singulares. Aqui, músicos que lotam arenas em Tóquio cantam no boteco da sua esquina. Chefs celebrados em Paris experimentam novas receitas na sua mesa. Artistas cujas obras ocupam lugar privilegiado no Tate, no Smithsonian e no Palais de Tokyo, criam obras novas sentados na sua praça predileta.

corredores em espiral do Guggenheim
Os corredores em espiral do Guggenheim, que atualmente recebe exposição de Alex Katz, pelo olhar de Pedro Andrade (Foto: Pedro Andrade)

A paixão pelo corriqueiro é frequentemente ignorada, mas não deveria ser. 

Talvez por passar metade da minha vida fora de casa, aprendi a dar valor aos aspectos mais simples do meu dia a dia. 

Nesse exato momento duas das instituições de arte mais respeitadas dos Estado Unidos exibem retrospectivas de dois dos artistas americanos mais festejados de todos os tempos. Ambos tão encantados pelo minimalismo daquilo que é corriqueiro quanto eu.

Visitantes do Whitney Museum exposições em Nova Iorque
Visitantes do Whitney Museum apreciam a obra de Edward Hopper (Foto: Pedro Andrade)

O Whitney Museum, alguns meses, atrás abriu suas portas para uma exposição dedicada à genialidade sutil de Edward Hopper. 

Nascido no fim do século 18 em Nayack, a duas horas de Manhattan, Hopper sempre gostou de pintar. Seus pais, imigrantes holandeses, insistiram para que se dedicasse à medicina, mas, aos dezoito anos, ele se mudou para um quarto e sala no Brooklyn e começou a estudar artes plásticas. 

Obra de Edward Hopper
Obra de Edward Hopper (Foto: Pedro Andrade)

Apesar de viver numa época absolutamente transformadora para a cidade, Hopper sempre retratou o aspecto quieto, solitário, nostálgico e silenciosamente mágico da selva de pedra. Mesmo presenciando a grande depressão, a Segunda Guerra Mundial, o surgimento do Empire States, a construção do Chrysler Building, a febre das lojas de departamento, a explosão do turismo, o badalo do Chelsea Hotel, a ostentação da família Rockefeller e o glamour incontestável das grandes casas de show, seu olhar estava sempre focado em apartamentos vazios, refeições solitárias, arquitetura discreta, restaurantes nada movimentados, sofás aconchegantes e pessoas em momento de introspecção.

Exposição Hopper´s New York
Exposição Hopper´s New York está em cartaz no Whitney Museum, um dos principais museus de arte contemporânea em Nova York (Foto: Pedro Andrade)

Quando se mudou para o Washington Square Park, conheceu e acabou se casando com uma pintora chamada Josephine. A mostra, intitulada Hopper's New York, gira em torno do ser humano por trás do ícone. Além de seus quadros, a gente também tem acesso a fotografias pessoais, cartas de amor, objetos que ele colecionava e esboços feitos ao longo de sua vida. Acima de tudo, o que fica claro é que o artista acreditava que não é necessário ir até os Alpes Suíços, aos templos de Bagam ou aos parques nacionais da Costa Oeste americana para encontrar beleza. Com curiosidade e inspiração, a gente acha poesia e exuberância por toda parte. 

Exposição de Alex Katz
Exposição de Alex Katz está em cartaz no Guggenheim, museu em Nova York com arquitetura de Frank Gehry (Foto: Pedro Andrade)

Enquanto isso, alguns quarteirões ao norte de Manhattan, uma outra catedral das artes exibe mais de 150 obras de Alex Katz. Aos 95 anos, o judeu nascido no Brooklyn, filho de refugiados russos, continua ativo e faminto por novos horizontes. Ao subir os corredores em espiral do Guggenheim, fica fácil acompanhar as muitas fases do gênio ao longo de oito décadas. 

Obra de Alex Katz
Obra de Alex Katz (Foto: Pedro Andrade)

Apesar de estarmos falando de estilos de arte distintos, tanto Katz quanto Hopper priorizaram uma Nova York conhecida apenas por quem já teve coragem de, conscientemente ou não, criar um cotidiano para si na Big Apple. A diferença é que Katz sempre gostou mais de gente que Hopper. Em seus quadros, famílias comemoram eventos importantes, mulheres correm para o metrô, crianças jogam bola, jovens se reúnem e Ada, sua mulher até hoje, marca presença em quase todas as suas fases.

obra de Alex Katz
Visitantes do Guggenheim apreciam a obra de Alex Katz (Foto: Pedro Andrade)

Há muito em comum naquilo que desde cedo fascinou os dois artistas, mas talvez a característica mais relevante nessa conexão seja a resiliência de ambos. A primeira metade do século 20 ficou marcada como um período de valorização de estilos como o cubismo, o abstrato, o dadaísmo e outras "modalidades" não figurativas, ainda assim, esses dois pintores se recusaram a seguir modismos. Nas décadas de 1970 e 1980, a arte pop tomou conta dos Estados Unidos com nomes como Warhol, Haring, Basquiat e Mapplethorpe no topo da pirâmide. Mais uma vez, Katz e Hopper não negociaram a própria identidade. 

Assim como Nova York, eles provam que dentro e fora do universo da arte, é possível - e às vezes necessário - celebrar todas as nossas versões sem abrir mão da nossa essência. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Nossa melhor versão...

Nossa melhor versão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostaria muito de estar em NY para ter o prazer de ver as obras desses artistas que se destacam pela sua independência dos modismos e retratam a Nova Iorque que conheço pouco, mas que nas palavras de Pedro Andrade, refletem o dia a dia comum das pessoas que aí vivem, mostrando um pouco da sua cultura.

  2. Pedro, seu olhar é ímpar, pude por um instante viajar e imaginar as duas exposições. Obrigado por tanto, e sim devemos cada vez mais valorizas as pequenas belezas do cotidiano. Forte abraço.

  3. Obrigada por compartilhar com delicadeza o seu olhar sobre essa cidade cheia de luz e vida ❤️

  4. Há 20 aqui e nunca amei um lugar tanto quanto NY. Essa cidade salvou e continua salvando minha vida.
    Excelente texto Pedro!

  5. Me delicio com suas palavras. Sinto o aroma, o toque.. tudo. Fascinante saber do caminhar de dois artistas tão maravilhosos.

  6. Em 2019 realizei o sonho de ficar em NYC por mais de 15 dias ( normal durante as férias de trabalho ) e por 40 dias me senti uma new yorker. Foi justamente o cotidiano que me encantou mais . Não tenho seus olhos para Arte mas descobri artes maravilhosas na NYPublic Library... como um quadro enorme dos Monges copistas, responsáveis por perpetuar , antes da Imprensa de Gutemberg, os vários livros da Bíblia....Isso é só um dos exemplos. Fui a um velório, à corte, atacada no metrô por um lunático, aprendi a andar de bus por Manhattan....Enfins , a dream come true! Imagino o cotidiano de quem mora. Parabéns por seu texto e por compartilhar!❤



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies