Famoso por instalações imersivas de grande escala, o artista dinamarquês-islandês Olafur Eliasson reflete sobre a arte vista por diferentes ângulos na exposição No seu tempo, inaugurada na Fundação Palazzo Strozzi, em Florença, Itália. A mostra, com curadoria de Arturo Galansino, segue até 22 de janeiro de 2023.
Para essa mostra, o artista trabalha em todos os ambientes renascentistas do museu, do pátio ao Piano Nobile e Strozzina, criando relação entre suas novas instalações e obras históricas. Entre elas, são evocados elementos em comum, como cor, água e luz. O contexto arquitetônico, histórico e simbólico do edifício é, assim, repensado e o público que anda pelos corredores se torna parte integrante das obras.
O objetivo do curador Arturo Galansino foi colocar em jogo as certezas do olhar. Entre os destaques, há a instalação Under the Weather, criada especificamente para a exposição. Ela está situada no pátio do Palazzo Strozzi e é constituída por uma grande estrutura elíptica suspensa a oito metros de altura, que usa o efeito moiré (uma ilusão de ótica) para interferir na visão do edifício.
O público tem, assim, a oportunidade de se relacionar com o local onde está inserido com uma consciência nova e única. Cada espectador é imerso em um contexto diferente a ser descoberto, no qual a história e a contemporaneidade criam algo emocionante e envolvente.
Eliasson trabalha com escultura, pintura, fotografia, vídeo, instalações e mídia digital. Sua arte é guiada por seu interesse pela percepção, movimento, experiência, seus próprios sentimentos e os da comunidade.
Sua prática não se limita aos museus e galerias, e transparece em projetos arquitetônicos, intervenções em espaços públicos, ações de educação artística, social e ambiental.
Desde 1997, suas exposições individuais são realizadas nos principais museus do mundo. Em 2003, representou a Dinamarca na 50ª Bienal de Veneza. No mesmo ano apresentou The Weather Project, uma instalação site specific para o Turbine Hall do Tate Modern, em Londres, visitada por mais de dois milhões de pessoas.
Em 2014, sua exposição Contact inaugurou a Fundação Louis Vuitton em Paris. Já uma exposição em 2015 chamada de Verklighetsmaskiner tornou-se a mostra de um artista vivo mais visitada no Moderna Museet, em Estocolmo.
Localizado em Berlim, o Studio Olafur Eliasson reúne um grande grupo de artesãos, arquitetos, pesquisadores, administradores, historiadores e técnicos especializados.
Graças ao trabalho direto do artista em espaços históricos, No seu tempo é uma exposição emocionante e envolvente, uma oportunidade de redescobrir a relação com o tempo e o espaço.
Gostou do post? Compartilhe com a gente! Para outras incríveis exposições, acesse: