Estar em movimento, atualizar-se e reestruturar-se faz parte da trajetória dos 40 anos do escritório Gobbi Arquitetos Associados. Neste momento de adaptação por conta da pandemia, mais uma janela foi percebida pelo arquiteto Paulo Gobbi, sócio titular do escritório, antenado com as mudanças que o curso da história nos impõe.
O professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou um projeto novo durante a quarentena: #dicadogobbi com conteúdos curtos para a rede social, onde divide sua experiência com o público. “Queremos compartilhar o conhecimento adquirido nesses 40 anos”, diz.
Para mostrar a complexidade de um projeto e falar sobre a intenção do projeto digital, ele escreveu na conta do instagram do escritório (@gobbiarquitetos): “Um projeto arquitetônico e uma obra não se faz só com planta baixa, fachada, elevação, corte e um 3D, por exemplo”, enfatiza Gobbi, que também foi professor, por nove anos, na Universidade do Vale de Itajaí (Univali-Balneário Camboriú), onde implantou a disciplina de paisagismo.
A partir de temas específicos, o arquiteto explica os passos de uma obra, as etapas e serviços envolvidos, a legislação, o terreno, os projetos complementares, até sobre a psicologia humana para extrair o programa de necessidades do cliente. Como construir é bastante complexo, e experiência não falta ao escritório, Gobbi se coloca muito à vontade diante da câmera para expor seu conhecimento e ajudar as pessoas a entenderem a profissão de arquiteto.
De alguma forma essa experiência da prática arquitetônica compartilhada ajuda o público a formar uma visão da própria profissão e a ampliar a percepção sobre a importância da arquitetura para a qualidade do ambiente construído, em qualquer escala, seja pública ou privada.
#dicasdogobbi
A plataforma digital já tem 12 vídeos disponíveis no IGTV da conta do escritório. O primeiro, de 27 de maio, é o anúncio do projeto #dicasdogobbi e a conversa rola sobre o processo criativo do arquiteto para a construção do projeto arquitetônico.
“Você já imaginou tudo que um arquiteto precisa pensar e levar em consideração ao lançar um projeto arquitetônico? É este o tema do nosso novo projeto!” Desta forma o escritório lançou oficialmente o #dicasdogobbi, em 2 de junho, com o episódio sobre “Por onde começar um projeto arquitetônico”, onde comunica os assuntos que serão compartilhados. Entrevista com o cliente, programa de necessidades, informações sobre o terreno, orientação solar, ventos, relações de vizinhança, legislação, aspetos técnicos e até plano diretor são alguns temas abordados. “São vídeos curtos para troca de vivências e experiências”, reforça Gobbi.
Com voz tranquila e bem à vontade, afinal são 35 anos como professor, o arquiteto transmite o dia-a-dia do escritório na solução de problemas do projeto e execução da obra. “É preciso esclarecer o tempo de projeto, a tramitação, o processo é demorado”, explica.
Para além do projeto arquitetônico, ele também exercita a arte do desenho e mostrou seu traço sensível na exposição “Traço-Ponto”, numa retomada da trajetória artística. Os desenhos a bico de pena foram criados a partir do pontilhismo, apresentando e conectando elementos da natureza e figuras humanas, revelando o seu olhar sobre o homem, o urbano e a natureza.
40 anos de arquitetura
São 40 anos de uma sólida trajetória da Mendes Gobbi Arquitetura, fruto da união profissional e pessoal do casal de arquitetos Paulo Cezar Gobbi e Maria Lúcia Mendes. A empresa criada em 1980 materializou o sonho em comum de construir arquiteturas que primam belo bem-estar e desenvolvimento social para uma melhor qualidade de vida.
A família cresceu, a empresa amadureceu e agregou as filhas do casal, Priscila e Bruna, que hoje fazem parte do grupo, atuando nas áreas de design gráfico, publicidade e arte. A Mendes Gobbi se tornou multifuncional, enxergando o movimento constante e a impermanência natural da vida.
Hoje o grupo Mendes Gobbi Arquitetura é formado pelo Gobbi Arquitetos, Mendes Gobbi Eco Design e Mendes Gobbi Art, setores que atendem o cliente de forma integral.
Há 10 anos, o Gobbi Arquitetos passou por uma reestruturação e passou a contar com técnicos em edificações e estagiários para desenvolver trabalhos baseados na criação do espaço, no aprofundamento da informação técnica e no detalhamento e especificação do produto. Os arquitetos Felipe de Abreu Prazeres e Nicole Salvato são sócios do escritório, que tem atuação em projeto de habitação, planejamento de interiores, paisagismo, setor corporativo e hoteleiro.
--
Foto de destaque: Família Mendes Gobbi: Priscila, Paulo, Maria Inês e Bruna. Foto: arquivo/Gobbi Arquitetos Associados.