24.07.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Experiência arquitetônica compartilhada

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.07.2020
#dicadogobbi traz conteúdos curtos para a rede social, onde o arquiteto Paulo Gobbi divide sua experiência de 40 anos, mostrando a complexidade da prática arquitetônica e contribuindo para ampliar a percepção sobre a importância da arquitetura para a qualidade do ambiente construído.
minutos de leitura

Estar em movimento, atualizar-se e reestruturar-se faz parte da trajetória dos 40 anos do escritório Gobbi Arquitetos Associados. Neste momento de adaptação por conta da pandemia, mais uma janela foi percebida pelo arquiteto Paulo Gobbi, sócio titular do escritório, antenado com as mudanças que o curso da história nos impõe. 

Experiência arquitetônica no Autêntico recanto familiar neste sítio, em Camboriú (SC). Foto Ricardo Pereira.
Autêntico recanto familiar neste sítio, em Camboriú (SC) (Foto: Ricardo Pereira)


O professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou um projeto novo durante a quarentena: #dicadogobbi com conteúdos curtos para a rede social, onde divide sua experiência com o público.  “Queremos compartilhar o conhecimento adquirido nesses 40 anos”, diz.

 
Banheiros com acabamento Portobello (Foto: arquivo/Gobbi Arquitetos Associados)
Banheiros com acabamento Portobello (Foto: arquivo/Gobbi Arquitetos Associados)


Para mostrar a complexidade de um projeto e falar sobre a intenção do projeto digital, ele escreveu na conta do instagram do escritório (@
gobbiarquitetos): “Um projeto arquitetônico e uma obra não se faz só com planta baixa, fachada, elevação, corte e um 3D, por exemplo”, enfatiza Gobbi, que também foi professor, por nove anos, na Universidade do Vale de Itajaí (Univali-Balneário Camboriú), onde implantou a disciplina de paisagismo.

Casa em sintonia com o entorno (Foto: Lio Simas)
Casa em sintonia com o entorno (Foto: Lio Simas)


A partir de temas específicos, o arquiteto explica os passos de uma obra, as etapas e serviços envolvidos, a legislação, o terreno, os projetos complementares, até sobre a psicologia humana para extrair o programa de necessidades do cliente. Como construir é bastante complexo, e experiência não falta ao escritório, Gobbi se coloca muito à vontade diante da câmera para expor seu conhecimento e ajudar as pessoas a entenderem a profissão de arquiteto.

Experiência arquitetônica com Obra com revestimento Portobello na fachada. Foto Bruna Mendes Gobbi/Gobbi Arquitetos Associados.
Obra com revestimento Portobello na fachada (Foto: Bruna Mendes Gobbi/Gobbi Arquitetos Associados)


De alguma forma essa experiência da prática arquitetônica compartilhada ajuda o público a formar uma visão da própria profissão e a ampliar a percepção sobre a importância da arquitetura para a qualidade do ambiente construído, em qualquer escala, seja pública ou privada.

 
 
Experiência arquitetônica  na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Foto: Lio Simas)
Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Foto: Lio Simas)

#dicasdogobbi

A plataforma digital já tem 12 vídeos disponíveis no IGTV da conta do escritório. O primeiro, de 27 de maio, é o anúncio do projeto #dicasdogobbi e a conversa rola sobre o processo criativo do arquiteto para a construção do projeto arquitetônico. 

Você já imaginou tudo que um arquiteto precisa pensar e levar em consideração ao lançar um projeto arquitetônico? É este o tema do nosso novo projeto!” Desta forma o escritório lançou oficialmente o #dicasdogobbi, em 2 de junho, com o episódio sobre “Por onde começar um projeto arquitetônico”, onde comunica os assuntos que serão compartilhados. Entrevista com o cliente, programa de necessidades, informações sobre o terreno, orientação solar, ventos, relações de vizinhança, legislação, aspetos técnicos e até plano diretor são alguns temas abordados. “São vídeos curtos para troca de vivências e experiências”, reforça Gobbi.

Com voz tranquila e bem à vontade, afinal são 35 anos como professor, o arquiteto transmite o dia-a-dia do escritório na solução de problemas do projeto e execução da obra. “É preciso esclarecer o tempo de projeto, a tramitação, o processo é demorado”, explica.

Para além do projeto arquitetônico, ele também exercita a arte do desenho e mostrou seu traço sensível na exposição “Traço-Ponto”, numa retomada da trajetória artística. Os desenhos a bico de pena foram criados a partir do pontilhismo, apresentando e conectando elementos da natureza e figuras humanas, revelando o seu olhar sobre o homem, o urbano e a natureza. 

Experiência arquitetônica na Suíte do Hotel Renar, em Fraiburgo (SC). Foto Bruna Mendes Gobbi/Gobbi Arquitetos Associados.
Suíte do Hotel Renar, em Fraiburgo (SC) (Foto: Bruna Mendes Gobbi/Gobbi Arquitetos Associados)

40 anos de arquitetura

São 40 anos de uma sólida trajetória da Mendes Gobbi Arquitetura, fruto da união profissional e pessoal do casal de arquitetos Paulo Cezar Gobbi e Maria Lúcia Mendes. A empresa criada em 1980 materializou o sonho em comum de construir arquiteturas que primam belo bem-estar e desenvolvimento social para uma melhor qualidade de vida.

Hotel Figueiras, em São Miguel do Oeste (SC) (Foto arquivo/Gobbi Arquitetos Associados)
Hotel Figueiras, em São Miguel do Oeste (SC) (Foto arquivo/Gobbi Arquitetos Associados)

A família cresceu, a empresa amadureceu e agregou as filhas do casal, Priscila e Bruna, que hoje fazem parte do grupo, atuando nas áreas de design gráfico, publicidade e arte. A Mendes Gobbi se tornou multifuncional, enxergando o movimento constante e a impermanência natural da vida.

Hoje o grupo Mendes Gobbi Arquitetura é formado pelo Gobbi Arquitetos, Mendes Gobbi Eco Design e Mendes Gobbi Art, setores que atendem o cliente de forma integral. 

Arquiteta Nicole Salvato, sócia do escritório Gobbi Arquitetos Associados. Foto arquivo/Gobbi Arquitetos Associados.
Arquiteta Nicole Salvato, sócia do escritório Gobbi Arquitetos Associados (Foto: arquivo/Gobbi Arquitetos Associados)

Há 10 anos, o Gobbi Arquitetos passou por uma reestruturação e passou a contar com técnicos em edificações e estagiários para desenvolver trabalhos baseados na criação do espaço, no aprofundamento da informação técnica e no detalhamento e especificação do produto. Os arquitetos Felipe de Abreu Prazeres e Nicole Salvato são sócios do escritório, que tem atuação em projeto de habitação, planejamento de interiores, paisagismo, setor corporativo e hoteleiro.

Arquitetos Felipe de Abreu Prazeres e Paulo Gobbi, sócios do escritório Gobbi Arquitetos Associados (Foto: arquivo/Gobbi Arquitetos Associados)
Arquitetos Felipe de Abreu Prazeres e Paulo Gobbi, sócios do escritório Gobbi Arquitetos Associados (Foto: arquivo/Gobbi Arquitetos Associados)

Foto de destaque: Família Mendes Gobbi: Priscila, Paulo, Maria Inês e Bruna. Foto: arquivo/Gobbi Arquitetos Associados.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Experiência arquitetônica compartilhada...

Experiência arquitetônica compartilhada

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simone Bobsin
Colunista
Colunista

Jornalista com atuação no segmento de arquitetura e design há mais de duas décadas....

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies