09.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Estudo de volumetria é uma das etapas do projeto arquitetônico
Estudo de volumetria - Estúdio 36 (Arquivo Beiral - Estúdio de Arquitetura)

Projeto é processo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.05.2023
As arquitetas Carol Bernardo e Tamires de Alcântara abrem o processo de projeto da Beiral Arquitetura, relembrando que arquitetura é mais expiração do que inspiração
minutos de leitura

Dias atrás fomos convidadas para substituir em sala de aula uma colega arquiteta que viajou para defender sua tese de doutorado. Quem convive com a gente sabe que temos prazer em compartilhar com estudantes e outros profissionais parte do conhecimento que adquirimos ao longo desses anos.

Durante a aula, ao apresentar nosso processo de projeto para os alunos, reforçamos algo que precisa ser constantemente lembrado entre nós: projeto não é mágica, é processo.

É muito comum a ideia de que produzir arquitetura é pura inspiração, que chega para nós como algo pronto, como um dom ou um talento inato. Talvez alguns arquitetos até usufruam dessa fama de “superpoderosos”, afinal, é uma carícia no ego ser visto como uma pessoa especial, que nasceu com um talento excepcional.

A questão é que essa ideia acaba sendo uma grande armadilha, porque dificulta a conscientização de que o projeto deve ser encarado como trabalho, que os profissionais sejam justamente remunerados por ele e que o tempo necessário para seu desenvolvimento seja compreendido e respeitado.

E quanto mais trabalhamos, mais evidente fica: não tem milagre, nem inspiração divina. Produzir arquitetura é, fundamentalmente, muito trabalho. É lançar mão das ferramentas e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de estudo, analisar cada nova situação, pensar e responder com arquitetura.

Planta de layout, etapas do projeto arquitetônico
Planta de layout - Apartamento BEM (Arquivo Beiral - Estúdio de Arquitetura)

“Arquitetura não é sobre inspirações, é sobre história e princípios. Inspiração não existe. Arquitetura é sobre árduo trabalho intelectual. Você tem que pensar através dos problemas e analisar história e realidade de maneira racional.” Paulo Mendes da Rocha, em 2014, em entrevista a Vladimir Belogolovsky, originalmente publicada no livro Conversations with Architects in the Age of Celebrity.

Nosso processo de projeto está vivo e em constante adaptação. Sempre que possível, gostamos de compartilhar com as pessoas as muitas etapas que envolvem o desenvolvimento de um projeto. Ao apresentar o orçamento do nosso trabalho para possíveis clientes, por exemplo, sempre fazemos uma reunião explicando todo o trabalho envolvido.

Mesmo que, naquele momento, o cliente opte por não contratar nossos serviços, enxergamos nessas primeiras conversas uma possibilidade de abrir os caminhos para o entendimento do nosso trabalho, da importância das informações técnicas que transpassam qualquer render bem elaborado apresentado nas redes sociais.

Antes mesmo de começar um projeto já é preciso se apropriar de todas as ferramentas:  leitura, pesquisa, busca de referências, visitas em lojas e exposições, o olhar atento ao nosso redor. Tudo é bagagem.

A evolução dos nossos projetos pode ser entendida em três grandes etapas de trabalho: estudos iniciais, desenvolvimento e detalhamento, que se subdividem em várias outras menores.

Estudo de volumetria, paredes de tijolinho, etapas do projeto arquitetônico
Estudo de volumetria - Estúdio 36 (Arquivo Beiral - Estúdio de Arquitetura)

Estudos iniciais de um projeto de arquitetura

Na etapa de estudos iniciais analisamos as informações que vão nortear o projeto. Muitas ferramentas podem ajudar nessa etapa, variando entre os profissionais e o tipo de proposta que será desenvolvida: plantas de cheio/vazio, uso e ocupação, observação, carta solar, softwares, tabelas, gráficos, esquemas, são algumas das ferramentas possíveis.

Com o passar dos anos entendemos que destinar boas horas a essa fase constrói propostas mais assertivas, evita o retrabalho com o vai-e-vem de inúmeras revisões e, consequentemente, a frustração do cliente. Consideramos aqui cinco pontos fundamentais:

Estudo dos elementos pré-definidos, elaboração de um programa de necessidades, entendimento do orçamento do cliente, definição do conceito do projeto e pesquisa de referências projetuais.

1.    Estudo dos elementos pré-definidos: construções, topografia, insolação, ventilação, fluxos, entorno, acessos, restrições urbanísticas, etc.

2. Elaboração de um programa de necessidades: usos, ambientes, equipamentos, relação entre espaços (conexão ou separação) e pré-dimensionamento.

3. Entendimento do orçamento do cliente: Entendimento do valor disponível para execução de obra e ajuste de expectativas.

4. Definição do conceito do projeto: a intenção da construção e seu partido arquitetônico. Quais as diretrizes projetuais para que o conceito seja alcançado?

5. Pesquisa de referências projetuais: Análise de projetos que respondam a problemas semelhantes ou que tenham intenção comum à do conceito definido.

Desenvolvimento de um projeto de arquitetura

E é na fase seguinte, a de desenvolvimento do projeto, onde há mais espaço para a criatividade. Mesmo que as condições preexistentes sejam iguais para vários arquitetos, é aqui em que as ideias de cada um serão expressadas. Nós as chamamos de estudo preliminar e anteprojeto. 

Não existe uma maneira única de transformar as informações técnicas do estudo inicial em projeto. Os métodos são diversos, mas, de maneira geral, o desenvolvimento demanda uma sequência de testes e escolhas, partindo das mais amplas para as mais específicas. Costumamos dar início com desenhos à mão, em croquis, estudo de manchas e esquemas de fluxos, mas há quem prefira partir direto para o computador. Não existe um certo e errado! 

Setorização 

Para entender a distribuição da construção ao longo do lote: estudos de manchas, distribuição de áreas e esquema de fluxos.

Desenhos  

Para definição técnica das especificações: plantas de layout, elevações.

Testes de volumetria  

Para entender como a planta funciona em três dimensões: maquete física, maquete virtual, croquis, perspectivas a mão.

Definição de materiais 

Definição preliminar de materiais e técnicas construtivas, testes e adequações de materiais e técnicas.

Planta de Layout, etapas do projeto arquitetônico
Planta de Layout - Casa 1345 (Arquivo Beiral - Estúdio de Arquitetura)

Detalhamento de um projeto de arquitetura

Por último, a etapa de detalhamento, em que todas as informações de projeto são reunidas em desenhos e memoriais que podem ser lidos por outras pessoas. Para o cliente, nos referimos como “produto final do nosso trabalho”, que é quando, de fato, o cliente toma posse do caderno físico e tem em mãos todas as informações para contratar os profissionais e, finalmente, tirar o seu sonho do papel. 

Corte Longitudinal uma das etapas do projeto arquitetônico
Corte Longitudinal  - Casa Recomeço (Arquivo Beiral - Estúdio de Arquitetura)

É através de todas essas etapas que conseguimos nos expressar com estilo próprio, nosso modo de entender o mundo e nossas vivências. Embora tudo pareça muito engessado, é justamente durante esse percurso que o cliente consegue enxergar seus sonhos cada vez mais de perto, experienciando as possibilidades e confiando no nosso conhecimento. 

A sociedade nos exige entregas em prazos cada vez menores, em produções aceleradas e em grande volume, algo quase robotizado. Uma boa produção de arquitetura não pode vir associada à glamourização do trabalho em excesso, de noites mal dormidas e entregas exageradas. As demandas do dia-a-dia nos fazem, muitas das vezes, esquecer de que projeto é estudo e processo. Isso exige tempo, dedicação e boa dose de descanso. 

Quem leu o nosso texto Quando a arquitetura simples é a melhor solução sabe que buscamos sempre propor uma arquitetura que seja acolhedora, prática e funcional, com propostas que funcionem na rotina dessas pessoas. E isso só é possível de um jeito: respeitando o seu  processo. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Projeto é processo...

Projeto é processo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É muito bom ver profissionais compartilhando seus processos para outros profissionais e principalmente, para clientes. Creio que esse o conhecimento quando compartilhado é potência e também um meio de termos nossa profissão valorizada.

  2. Adorei o artigo! Realmente é muito trabalho, às vezes a gente pensa que depende tanto de criatividade (algo mais ligado aos sentimentos e a esse dom divino) mas tem muito, muito do racional. E isso traz um alento de certa forma, porque entendemos que sempre dá pra melhorar! É uma honra poder "melhorar" e aprender com vocês 💛



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies