Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Estudantes no Archtrends

Estudantes de Arquitetura podem incluir seus projetos no Archtrends Portobello (Foto: Pexels)

Você já tentou convidar um aluno do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo para sair? É bem provável que só consiga a companhia dele durante as férias da faculdade. Entre os estudantes, esse é considerado um dos cursos mais difíceis, exigindo muitas horas de dedicação. Além de assistir às aulas, o estudante passa mais 22,5 horas por semana dedicado aos projetos e leituras que são propostos ao longo da formação.

E, agora, todos os projetos desenvolvidos durante a formação poderão ser vistos não apenas pelo professor e pelos colegas, mas por muito mais gente! As árduas horas dedicadas valerão um portfólio publicado no Archtrends. Sim, agora estudantes podem oficialmente divulgar seus projetos na nossa plataforma, com a criação de uma página de projetos acadêmica.

Dedicação para uma formação completa

Esse levantamento de horas extras estudadas é feito com regularidade pela Universidade de Indiana, dos Estados Unidos. Em sua mais recente pesquisa, a National Study of Student Engagement (NSSE), os dados apontaram que os alunos de ensino superior que mais estudam além das horas aulas são os estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

Se você é o aluno, sabe que é exatamente assim! Horas e mais horas dedicadas ao estudo de softwares e ferramentas para desenho de projetos, cálculos de escalas e cotas, detalhamento de materiais e assim por diante.

mulher fazendo projeto no computador
Alunos de Arquitetura e Urbanismo são os que mais investem tempo em estudos, aponta Universidade de Indiana (Foto: Freepik)

Por ser um curso bastante abrangente, é natural que o aluno ingresse na faculdade tendo um conhecimento superficial e ao longo da jornada encontrar o segmento que gosta mais. Alguns vão dedicar mais horas para os projetos de interiores, outros vão amar a parte do planejamento das cidades e das possibilidades que o urbanismo oferece e tem também aqueles que vão dedicar sua vida ao desenho de edificações e fachadas.

Seja visto para ser lembrado

Um ponto importante ao longo dos anos de estudo é aproximar-se do mercado real, cercar-se de mentores mais experientes e buscar referências de estilo para aprender e desenvolver o potencial dentro do segmento que escolher.

Com tantas horas dedicadas aos projetos, que são entregues para os professores e divididos com os colegas, seria um desperdício simplesmente guardar uma excelente criação e não deixar que mais gente possa conhecer seu trabalho.

A partir de agora os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, assim como os alunos de Design de Interiores, Engenharia e Paisagismo, poderão utilizar a plataforma do Archtrends Portobello para publicar seus melhores projetos.

reprodução da página de projetos da Portobello
Área de projetos do Archtrends Portobello é uma vitrine para os profissionais e estudantes de Arquitetura (Reprodução Archtrends Portobello)

A vitrine ideal para seus projetos

O Archtrends Portobello é a maior fonte de tendências e referências em arquitetura e design de interiores com foco em revestimentos. Um ambiente de inspiração e networking que são indispensáveis para os profissionais e estudantes dessa área.

A plataforma, que é diariamente atualizada, contabiliza mais de 400 mil acessos por mês, e agora, além de acompanhar os projetos dos melhores profissionais do país, os estudantes passam a ter toda essa visibilidade. São 40 mil imagens, entre fotografias e projetos 3D, trazendo muita inspiração.

Quer uma vitrine de grande porte para seus projetos? O Archtrends Portobello é a sua oportunidade de brilhar, ter projetos favoritados e preparar o futuro ingresso no mercado com excelentes referências.

Como publicar um projeto no Archtrends

Para publicar um projeto no Archtrends, o estudante precisa criar uma conta e, em seguida, criar sua página de projetos acadêmica. Aceitamos apenas renderizações em 3D, com revestimentos da Portobello e que sejam fonte de inspiração aos nossos visitantes.

Detalhe em seu projeto quais são os produtos da Portobello que você escolheu. Capriche também na apresentação do projeto. Fale sobre o briefing, apresente o conceito e mostre para os leitores do Archtrends como você é um estudante que está por dentro das tendências e atualizações que o universo da Arquitetura oferece. 

Ao criar a sua conta, leve em consideração também a sua apresentação. Você terá espaço para colocar uma foto sua no perfil e uma imagem na capa, aproveite para preencher todas as informações com a maior riqueza de detalhes e capricho, com certeza isso também vai dizer muito sobre a sua forma de trabalhar.

Para criar a página de projetos acadêmica, o estudante deverá estar atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior ou técnico. O objetivo da página de projetos acadêmica é meramente lúdico, mostrando estudos realizados em projetos 3D durante a fase de formação e fomentando a futura geração de profissionais de arquitetura.

reprodução da página para criar conta na Portobello
Crie sua conta e sua página de projetos para começar a publicar seus melhores projetos (Reprodução Archtrends Portobello)

O estudante de Arquitetura e Urbanismo

A graduação em Arquitetura e Urbanismo costuma atrair pessoas que são criativas, têm interesse em história da arte, gostam de desenhar e demonstram um olhar detalhista quando o assunto é decoração e melhorias no espaço onde vivem. 

Mas, nos últimos anos, outra característica é bem marcante: adolescentes que gostavam de jogar The Sims e outros games de criação começaram olhar para a arquitetura como uma profissão a partir de suas experiências com os jogos que entregam uma experiência no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e estruturais.  

O curso é bastante abrangente no que ensina e as vagas para a faculdade de Arquitetura e Urbanismo são disputadíssimas! 

Os números do último Enem, que ocupa hoje o papel de principal processo seletivo para ingressar nas universidades públicas e privadas, apontam que a nota média dos candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo no país é de 730 pontos (de um total de 1.000). O que coloca o curso no mesmo patamar das faculdades de Medicina, Engenharia, Odontologia e Direito.

Por mais desafiador que possa parecer, se você tem o desejo de estudar e fazer uma graduação nesta área, prepare-se e invista! 

alunos sentados com artigos de estudos
Crie sua conta e seu perfil para começar a publicar seus melhores projetos (Foto: Freepik)

Demanda por profissionais 

No Brasil, a maior parte dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul, mas existe muita demanda em todos os estados do país, principalmente no Nordeste.

Continue acompanhando o Archtrends, consuma o conteúdo que publicamos aqui diariamente. São matérias, entrevistas, projetos, podcasts, editoriais e as colunas de profissionais que são referência nacional e internacionalmente! 

Permaneça conosco, aprenda, faça contatos, favorite projetos e seja nosso parceiro na construção deste importante espaço para os profissionais e apaixonados pelo tema.

Sair da versão mobile