Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Casa Antillón: um estúdio que mescla estilo futurista com cores fortes

estilo futurista

(Foto: Imagen Subliminal - Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Casa Antillón é um estúdio de arte, design e arquitetura fundado em Madrid em 2019. O estúdio consegue trazer, ao mesmo tempo, um toque artístico e estilo futurista em seus projetos, definindo e criando uma imagem única para cada espaço.

Quatro arquitetos se juntaram para criar a Casa Antillón: Marta Ochoa, Ismael López, Emmanuel Álvarez e Yoshi Negrín. Explorando diversos territórios culturais, usam da experimentação artística, das conexões sociais, de muita pesquisa e curadoria para conceber seus projetos: sejam eles espaços arquitetônicos ou simplesmente artísticos.

A Casa Antillón, além de estúdio de arquitetura, também tornou-se uma Galeria de Arte emergente e um espaço criativo em Madrid. Compartilhado entre 14 artistas locais.

Em 2021 projetaram o "MOOD Hair Salon" e em 2022 o "CARA MELA". Dois ambientes icônicos onde colocam em prática todo o seu conceito, mesclando um estilo futurista com cores vibrantes.

estilo futurista
Entrada do MOOD Haird Salon se abre para a vitrine exterior (Foto: Imagen Subliminal - Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

MOOD HAIR SALON

O desafio da Casa Antillón foi transformar um espaço pequeno de 5m por 10m onde não havia luz, paredes nem piso.

O projeto se desenvolveu com a intenção de promover o maior eixo do espaço (de 10 metros), tornando-o visualmente mais luminoso e amplo. A fachada também foi alargada para dar espaço a uma entrada com vitrine.

O teto e as colunas no centro do espaço ganharam destaque através da pintura de um verde água nada óbvio. Pelo meio do ambiente, móveis e separadores feitos em chapa de aço galvanizada ajudam a setorizar o salão de beleza, dando espaço a uma recepção, laboratório de tinturaria e estantes.

estilo futurista
O teto e as colunas centrais do espaço ganham destaque através de uma cor marcante verde água
(Foto: Imagen Subliminal - Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

A mesma chapa de aço galvanizada também foi usada na fachada externa e interna e na parede dos fundos do salão, trazendo o ar futurista para o projeto. O material também permite que a luz seja refletida dentro do espaço.

O projeto procura atingir a máxima qualidade com a melhor economia de meios. Um amigo dos clientes do salão de beleza trabalhava com metal, o que ajudou a solucionar alguns aspectos do projeto. A solução de deixar o teto e a parede de tijolos aparente apenas pintando-os e dando um destaque de cor foi uma solução simples, acessível e sincera.

estilo futurista
O estilo futurista no Mood Haird Salon mescla-se com uma cor vibrante (Foto: Imagen Subliminal - Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

CARA MELA

Para uma confeitaria localizada no bairro Chamberí, em Madrid, o estúdio Casa Antillón trabalhou o espaço em suas partes opostas, onde chamaram de sístole e diástole.

estilo futurista
Móvel multiuso feito em chapas metálicas traz o toque do estilo futurista no projeto Cara Mela
(Foto: Imagen Subliminal - Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

O primeiro espaço é pequeno e se contrai, dando lugar a um móvel multifuncional. Este móvel é ao mesmo tempo balcão, bar, armazém, frigorífico, forno, caixa registradora, prateleira, lata de lixo, cafeteira, moedor e pia. Um espaço pequeno multiuso onde concentra toda a operação da confeitaria e atende aos clientes. Todo feito em chapas metálicas trazendo esse ar futurista, característica dos projetos do estúdio.

estilo futurista
O segundo espaço do Cara Mela serve de vitrine, assento ou mesa (Foto: Imagen Subliminal - Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Logo em seguida vem a surpresa: o segundo espaço amplo que se expande, fazendo os clientes relaxarem. O espaço é tomado por uma cor única marcante. Os móveis aqui criados a partir do conceito "caramelo", parte do branding da marca, servem de vitrine, assento ou mesa.

Conheça também o projeto do restaurante Sala de Despiece em Madrid

O estúdio Casa Antillón nos mostra que é possível criar um conceito marcante em espaço pequenos, bem como deixar registrada uma característica artística em cada um de seus projetos.

Sair da versão mobile