14.06.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Museu Nacional de Belas Artes, Santiago do Chile, 2020 / Foto: Helio Moraes (@helinhoramos)

Está mesmo tudo bem?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.06.2021
Mesmo em meio ao caos, é constante a sensação de que precisamos dar conta de tudo, afinal, as engrenagens não param e o tempo não espera. Se nós já entramos nessa corrida centenas de anos atrasadas, se cada conquista tem muito esforço nosso e de quem veio antes de nós, sentimos que não dá pra parar de correr. E você, como se sente?
minutos de leitura

Talvez esse seja nosso texto mais difícil. Longe de exigir horas de pesquisa e estudo, é o reflexo de quase 15 meses em casa, trabalhando, estudando, existindo, vivendo, sobrevivendo. Difícil porque expor nossos limites e fraquezas requer muita coragem, principalmente em um mundo onde mulheres foram criadas para acreditar que devem ser fortes 24h por dia, 07 dias da semana.  Não somos super-heroínas! 

No programa Altas Horas, da Rede Globo, que foi ao ar no dia 17 de abril deste ano, Serginho Groisman tinha como convidado o rapper Emicida que, questionado se estava tudo bem com ele, respondeu: "Eu tô tão bem quanto se pode estar, sendo brasileiro e estando no Brasil em 2021". E essa frase tem ecoado em nossas mentes desde então, refletindo um sentimento frequente por aqui.

Estamos todos exaustos! 

O Brasil já ultrapassa a marca de 470 mil mortes por Covid-19 e, apesar da existência de várias vacinas, não temos sequer uma data estimada em que uma parcela significativa da população brasileira esteja vacinada e, assim, a pandemia esteja controlada.

Como manter a positividade com tantos sentimentos em conflito? Raiva, medo, tristeza, saudade e desamparo… É difícil demais conciliar todos eles estando ciente da dura realidade, então, tentar se esconder acaba virando uma estratégia para se manter são. 

É possível se esconder de fato? Dá para mergulhar de cabeça no trabalho e fingir que está tudo bem? 

Talvez para algumas pessoas funcione, mas não é o nosso caso. Com toda sensibilidade que um arquiteto precisa ter, fica quase impossível passar por cima de tudo e seguir a vida normalmente. Se arquitetura é sobre pessoas, encontros e ocupação de espaços, onde está tudo aquilo que nos empenhamos em propor?

Não há como fazer arquitetura sem sensibilidade, sem enxergar o próximo, sem se colocar no lugar do outro, não existe arquitetura sem empatia. 

Então a gente sente. 

Sente cada vez que o cliente diz como a vida mudou, cada vez que uma reunião é desmarcada por questões de saúde, quando os planos da obra são adiados pela incerteza do futuro. Sentimos, principalmente, quando é preciso lidar com a doença ou com o luto. 

Por falar em luto, estamos. Se há 15 meses tem sido difícil viver, há 3 meses tem sido difícil sobreviver. Perdemos uma grande amiga! 

Projetar tem sido especialmente exaustivo, pois exige que tenhamos confiança no futuro quando já está complicado lidar com o presente. Seguimos no esforço constante de manter o alto padrão nas entregas, com uma rotina de trabalho, focando na criatividade e na produtividade. Empenhadas para que a arquitetura que desenhamos hoje seja materializada no futuro. 

A conta não fecha! Precisamos nos desconectar da realidade para continuar trabalhando mas, ao mesmo tempo, como é possível criar arquitetura sem entender o contexto? 

Seguimos nos esforçando!

Mesmo em meio ao caos, é constante a sensação de que precisamos dar conta de tudo, afinal, as engrenagens não param e o tempo não espera. Se nós já entramos nessa corrida centenas de anos atrasadas, se cada conquista tem muito esforço nosso e de quem veio antes de nós, sentimos que não dá pra parar de correr. 

Ainda não tivemos muitas chances de parar, tomar um fôlego e processarmos esse turbilhão de sentimentos, mas já compreendemos a importância de estabelecer limites e respeitarmos o nosso tempo. Sem acolher as nossas dores é impossível nos mantermos em frente e honrarmos nossos ancestrais.

Não temos respostas para as perguntas que trouxemos. Por aqui estamos fazendo o possível, vivendo um dia de cada vez. Esperamos que você também! 

Tem sido uma luta, talvez isso explique o cansaço.

Texto em homenagem a Tamara Pires, filha, irmã, amiga, advogada humana e sensível, e demais vítimas da Covid-19. 
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Está mesmo tudo bem?...

Está mesmo tudo bem?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sensibilidade na escrita, na vida e na arquitetura... Que bom saber que estamos criando um futuro com pessoas que possuem esse olha! Obrigada por compartilharem conosco!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies