Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Requalificação de espaço urbano em uma vila chinesa

Imagem: Yilong Zhao

O projeto arquitetônico assinado pelo escritório de arquitetura Shulin Architectural Design renovou o banheiro público de uma vila no distrito de Xiaoshan, Hangzhou, na China, com o objetivo de criar uma instalação inclusiva e moderna onde os residentes podem usufruir de um novo espaço urbano.

espaço urbano
.
espaço urbano
Imagem do banheiro público inserido na paisagem (Imagem: Yilong Zhao)

No distrito, um banheiro público está disponível em cada aldeia para atender às necessidades dos moradores. No entanto, as condições sanitárias e as instalações de apoio de muitos deles não atendem aos padrões modernos e os moradores começaram a apresentar queixas sobre o ambiente desordenado, o que exigiu uma renovação imediata.

espaço urbano
Imagem aérea do projeto (Imagem: Yilong Zhao)

O novo banheiro público rompe com os layouts estereotipados de tais projetos, com suas funções divididas em: banheiros femininos, masculinos, banheiros para deficientes físicos, pias e bancos de espera, distribuídos em diferentes blocos unidos por uma cobertura em comum.

espaço urbano
Obra do banheiro público (Imagem: Yilong Zhao)

O local do banheiro público é uma pequena área triangular, com estradas da aldeia passando pelos dois lados. Não muito longe do terreno há um rio e uma praça pública. À noite, os moradores costumam caminhar pelas margens deste mesmo rio para praticar esportes ou participam de vários eventos na praça, o que confere aos locais, atributos espaciais públicos de permanência urbana.

espaço urbano
Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)

Quebrando as fronteiras do público e do privado, o novo projeto possui diversas novas funções. As pias, por exemplo, tornaram-se um lugar para os moradores lavarem vegetais e mantimentos e os bancos de espera um local de permanência onde é possível sentar e conversar com a vizinhança. O espaço urbano evoluiu para um local de comunicação, o que traz mais possibilidades para os moradores.

Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)
Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)

A estrutura dos elementos é construída em pedra lavada misturada com pedras acinzentadas de grão médio, enquanto colunas de aço branco também irregularmente distribuídas e intercaladas entre os vãos dos blocos, sustentam o telhado curvo do com o mesmo material das pilastras.

Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)
Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)

Um jogo arquitetônico entre uma estrutura leve e uma pesada foi criado e é claramente visível. A orientação espacial dos blocos distribuídos aleatoriamente permite que as pessoas possam atravessar o projeto, a linha visual pode penetrar, o ar pode fluir, criando um espaço urbano com liberdade, leveza, fluidez e relaxamento.

Após sua construção, o feedback dos aldeões sobre o novo banheiro é muito positivo. Além de toda a sua utilidade e função, por estarem iluminados à noite, eles se tornaram um verdadeiro farol no centro da vila.

Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)
Projeto de requalificação urbana (Imagem: Yilong Zhao)

Os projetos de requalificação urbana sempre trazem qualidade de vida para os moradores locais, permitindo que espaços abandonados se tornem lugares úteis, de permanência e interação. Virando pontos utilizáveis, acabam criando uma certa segurança para regiões antes desprezadas. Gostarem do projeto? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Sair da versão mobile