19.08.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

WOW inc. e Shiseido ensinam como criar experiências ao conectar espaço físico com o digital

calendar-blank-line
19.08.2020
Dar forma à tecnologia e ao mundo digital nunca teve tanta importância no momento que estamos vivendo. Confira de perto a instalação criada pela WOW Inc. em colaboração com a marca de beleza Shiseido.
minutos de leitura

O time 101 da Shiseido (a agência interna da marca) junto à Wow Inc. inspiraram-se nos mistérios da neurociência para criar uma série de três instalações artísticas, investindo na onda omnichannel: o espaço físico conectado com a tecnologia digital. A ideia de inspirar-se em um tema tão complexo foi justamente para criar uma experiência elevada e explicar o conceito simbólico da nova linha de produtos de skincate da marca Shiseido. A rede de luz ilustra a nossa rede de células dos neurônios e a eficácia dos cremes da marca para despertar a pele.

 Átrio da entrada da Shiseido no bairro de Ginza, em Tokyo, com a primeira das três séries da instalação (Foto: Tomooki Kengaku's / Cortesia WOW Inc.)
Átrio da entrada da Shiseido no bairro de Ginza, em Tokyo, com a primeira das três séries da instalação (Foto: Tomooki Kengaku's / Cortesia WOW Inc.)

A instalação artística é combinada através de três partes: "neuro surge", "intercactive wall" e "product room". Cada uma delas traz uma interação dinâmica entre os visitantes, o espaço e os produtos, junto a muita tecnologia envolvida.

A primeira instalação que os visitantes tem contato, chamada "neuro surge", é composta por 150 fibras luminosas, cada uma delas com 9 metros de altura atravessando o átrio da entrada do edifício da Shiseido, no bairro de Ginza, em Tokyo. As fibras possuem 0,9 milímetros de diâmetro e são anexadas a um módulo de laser, que são controladas através do toque humano, ou seja, quando as pessoas tocam com suas mãos nas fibras, veem as mudanças de cores delas, isso se dá para ilustrar a transmissão dos nossos nervos quando passam informações um para os outros. Também insinua o que acontece com o nosso sistema nervoso ao se expor a muita informação e estresse.

A segunda instalação chamada "interactive wall" foi projetada por uma parede feita com um tecido elástico. Projeções quando tocadas também mostrar para os visitantes como as células dos neurônios são ativadas microscopicamente dentro do nosso cérebro.

Paredes interativas do instalação dois "interactive wall" (Foto: Tomooki Kengaku's / Cortesia WOW Inc.)
Paredes interativas do instalação dois "interactive wall" (Foto: Tomooki Kengaku's / Cortesia WOW Inc.)

Já a última instalação, chamada "product room", nada mais é que a sala de exposição dos produtos. Um espaço silencioso com iluminação focal somente nos produtos, tornando-os os protagonistas do interior. Este último ambiente também explora os sentidos dos visitantes através do olfato.

Como a instalação da Shiseido, é preciso dar forma a tecnologia. Plataformas digitais não sobrevivem sem ações físicas e espaços físicos não sobrevivem mais sem invervenções digitais. Cada vez mais ambas convivem harmoniosamente juntas e precisam uma das outras. Não devemos ignorar o movimento digital, nem mesmo deixar de investir em experiências físicas. Isso chama-se omnichannel: canais físicos e digitais juntos, em um só propósito. (Entenda melhor sobre essa tendência que veio pra ficar aqui).

Última instalação da série com a exposição da nova linha de produtos Shiseido (Foto: Tomooki Kengaku's / Cortesia WOW Inc.)
Última instalação da série com a exposição da nova linha de produtos Shiseido (Foto: Tomooki Kengaku's / Cortesia WOW Inc.)

Com a aceleração digital pós-pandemia, investir em ações e plataformas digitais tornou-se ainda mais importante, porém não devemos esquecer que no longo prazo as pessoas valorizarão ainda mais experiências físicas memoráveis. Sendo assim, unir estes dois universos é a perfeita estratégia para projetar espaços futuramente.

Quer saber mais como será o design de espaços comerciais pós COVID-19? Acesse aqui!

--

Foto de destaque: Detalhe das fibras luminosas que mudam de cor conforme o toque humano (Foto: Tomooki Kengaku's / Cortesia WOW Inc.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

WOW inc. e Shiseido ensinam como criar experi...

WOW inc. e Shiseido ensinam como criar experiências ao conectar espaço físico com o digital

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies