08.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Mesa de escritório com uma cadeira e uma lampada
Um escritório moderno é fluido, dinâmico e aconchegante (Projeto: Ana Carolina Medeiros)

Escritório moderno: dicas e inspirações para inserir no seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.12.2022
Um lugar que promova a produtividade e a criatividade: os escritórios modernos estão com tudo! Veja como transformar um espaço sem perder a funcionalidade
minutos de leitura

Quando falamos de escritório já pensamos em mesas de trabalhos e cadeiras dispostas lado a lado em salas fechadas ou separadas por baias. Mas saiba que o conceito desse ambiente está mudando. O tradicional escritório vem sendo substituído por áreas abertas, com boa iluminação, cores e objetos decorativos. Um escritório moderno oferece a melhor socialização e impacta diretamente no humor das pessoas que utilizam aquele espaço para trabalhar.

Mas como fazer essa transição? Para te ajudar a descobrir, o Archtrends trouxe algumas sugestões e projetos de inspirações para você decorar seu escritório!

Dicas para quem vai projetar um escritório moderno

Veja a seguir alguns aspectos para considerar na hora de planejar a decoração:

Crie um ambiente fluido e dinâmico

Os locais de trabalho flexíveis são um modelo que vem sendo seguido por diversas empresas para promover um ambiente mais dinâmico e interativo. Esses formatos caracterizam-se por um ambiente aberto com mesas modulares, em que cada pessoa não tem um lugar fixo para trabalhar. Eles são mais utilizados em empresas em que toda a informação é digitalizada, o que faz necessário somente um notebook para a função dos colaboradores.

E mesmo se sua empresa precisar de delimitação de espaços é possível manter a dinamicidade apenas divisórias de vidro.Esse material permite a integração de diversos ambientes, enquanto mantêm a privacidade de cada um. Essas peças podem ainda ser aplicadas do chão ao teto para promover um isolamento acústico, criando locais ideais para reuniões.

Escritório moderno e grande com uma mesa comprida e muitas cadeiras.
Um escritório moderno pode criar um ambiente mais fluido e confortável (Projeto: Haus Arquitetos)

Use elementos que estimulam a criatividade e diminuam o estresse

As pequenas pausas em uma sala de descompressão são importantes tanto para respirar e relaxar no meio de um momento difícil, quanto para auxiliar no processo produtivo e criativo. Uma mesa de jogos e uma área de lounge podem tornar um dia de trabalho muito mais relaxante. Alguns elementos de decoração que representam a natureza também podem ajudar nesse processo.

Luz natural, plantas dispostas em uma mesa de canto, materiais naturais como madeira e pedra nos revestimentos trazem textura e contraste para o ambiente. Mas tudo deve ser combinado com harmonia: o exagero de alguns materiais pode provocar efeito contrário e causar estresse e ansiedade.

Escritório pequeno e moderno com decoração.
O revestimento do escritório pode transmitir sensação aconchegante e acolhedora (Projeto: Portobello S.A.)

Projete espaços para os momentos de concentração

Em alguns momentos, como os de tomada de decisões, elaboração de projetos ou reuniões, é necessário um lugar silencioso que ajude na concentração. A ideia não é oposta à socialização dos funcionários, pelo contrário, um espaço profissional deve fornecer ambientes funcionais para todas as atividades.

Ao idealizar seu escritório, leve isso em consideração para que possa entender qual o número ideal de salas de reuniões e ambientes reservados deve incluir na planta.

Escritório  com persianas nas janelas, uma tv na parede e uma mesa comprida de oito lugares.
O design bem planejado do escritório pode deixar o ambiente mais confortável (Projeto: Robert Robl)

Traga o aconchego da casa para o escritório

Uma coisa é certa: passamos mais tempo no escritório do que na nossa própria casa. Criar um local de trabalho que se aproximem ao bem-estar de uma casa é um grande desafio para os arquitetos. Alguns elementos podem deixar o espaço mais acolhedor sem deixar de lado a sua função. Quadros, objetos decorativos, tapetes e almofadas podem ajudar a criar essa atmosfera, além de agregar um charme extra.

A tradicional sala de reunião pode contar com poltronas e sofás confortáveis, com mesas laterais de apoio. Uma área gourmet com um aparador com máquina de café, frutas e uma bancada para refeições rápidas deixam o espaço ainda mais acolhedor. Outro ponto importante é a iluminação natural, portanto invista em espaços com amplas janelas e deixe a luz do sol entrar!

Confira uma entrevista com duas arquitetas que utilizaram o conceito de casa no escritório.

Escritório de casa, com decoração de quadros e livros.
Os detalhes deixam o espaço mais acolhedor e elegante (Projeto: Portobello S.A)

Crie uma imagem profissional e de credibilidade para os clientes

Além das áreas para o trabalho, um escritório deve englobar um espaço com o estilo da empresa para receber e atender seus clientes. Decorações neutras, móveis bem planejados passam uma imagem de credibilidade para o local. Além disso, uma parede diferente com a logo da empresa pode ser uma ótima proposta para criar a identidade do escritório.

Escritório simples e pequeno,bem planejado com janelas brancas 3 cadeiras e um notebook sobre a mesa.
O revestimento acrescenta sofisticação ao projeto de interiores (Projeto: Alisson Formigoni)

Adicione um toque da natureza no escritório

Vasos com plantas e flores podem levar para o escritório moderno a sensação leve e acolhedora da natureza. Escolha suas plantas preferidas e vasinhos para colocar em algum cantinho especial da sua mesa de trabalho ou prateleira. Algumas espécies se adaptam muito bem a ambientes internos como a jiboia, comigo-ninguém-pode, lírio da paz. Um jardim vertical perto da janela ou da porta principal fica incrível neste ambiente!

Um cantinho verde no escritório também ajuda a melhorar a qualidade do ar, a aumentar a ventilação do local, diminuir o estresse e estimular a criatividade.

Escritório em cores neutras com decoração de plantas.
O escritório combinado com a natureza cria uma sensação de leveza e bem-estar (Projeto: VIVA Arquitetura)

Projete um espaço que facilite a conectividade com a tecnologia

Em um escritório planejado moderno não pode faltar o acesso à tecnologia. As mesas devem estar próximas ou possuírem tomadas elétricas embutidas para conectar todos os aparelhos de trabalho. A rede de internet deve ser acessível em todo o espaço, permitindo trabalhar de qualquer lugar do escritório.

Escritório com móveis em cores claras e 3 notebooks com 3 cadeiras.
Um escritório moderno facilita a conectividade com a tecnologia (Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

Porcelanato: um material ideal para áreas de alto tráfego

O porcelanato é o revestimento ideal para compor a decoração de um projeto de escritório. Os pisos possuem alta durabilidade e resistência para suportar lugares com alto fluxo de pessoas. Mas esse material não é utilizado somente no local em que colocamos os pés. Os porcelanatos são versáteis quanto ao uso, podem compor paredes, painéis, bancadas da área da cozinha e até mesmo revestir uma mesa de escritório fixa.

Eles estão disponíveis em diversos tamanhos, formatos e texturas que possibilitam uma variedade de combinações incríveis! Em uma decoração moderna, aposte nos porcelanatos naturais que representam mármore ou pedra natural, eles deixarão seu escritório chique e sofisticado. Se deseja um estilo industrial, os porcelanatos fosco de tons acinzentados podem ser a base da decoração.

Escritório com decoração de plantas e cores claras e iluminado.
O porcelanato deixa o escritório moderno e sofisticado (Projeto: Viva Arquitetura)

Projetos de escritórios modernos para se inspirar

Mesmo que a ideia de estilo moderno seja definida, é possível explorar diversas estéticas sem perder essa característica. Separamos algumas inspirações de decoração para escritórios modernos de estilos diferentes, confira:

Escritórios no estilo industrial

Como o próprio nome já diz, o estilo industrial remete a indústrias, mas com um pouco de sofisticação. Apesar de caracterizar um espaço maior, você pode montar um pequeno escritório utilizando esse design. É reconhecido por explorar as características próprias de cada material utilizado. Por isso, aposte em móveis com estruturas de ferro com madeira rústica como mesas, cadeiras e estantes.

As paredes de cimento queimado ou tijolos aparentes combinam muito bem com o estilo e podem ser explorados de diferentes formas: em uma parede completa ou em algum detalhe. Uma alternativa para a iluminação do local é utilizar trilhos de luzes no teto com focos direcionados para pontos específicos.

Escritório pequeno e moderno de estilo industrial com mesa e cadeiras brancas.
O escritório com estilo industrial utiliza um revestimento claro, que parece ampliar o espaço (Projeto: Portobello S.A.)

Escritórios simples e modernos

Dependendo do seu nicho de trabalho ou do espaço que você tem para montar seu ambiente de trabalho, utilizar soluções práticas e funcionais podem ser uma ótima alternativa. Os móveis planejados são uma ótima forma de otimizar espaços e adaptá-los para as funções que serão desenvolvidas. Essa dica é ideal para um escritório pequeno para manter a organização sem interferir na decoração.

Escritório moderno com móveis em branco e de madeira com uma cadeira e um notebook sobre a mesa.
O revestimento escolhido cria um escritório simples e moderno (Projeto: Leandra de Conto)

Escritórios coloridos

As cores transmitem sensações únicas que podem ser exploradas em um projeto de escritório moderno. Elas podem estar presentes nas paredes, nos móveis ou até nos tapetes para criar ambientes inovadores e criativos. Uma parede com uma cor mais forte ou um papel de parede que se destaca pode trazer alegria.

Escritório colorido com decoração de plantas e mesas em cor branco e madeira com cadeiras laranjas e pretas.
As cores criam um escritório cheio de estilo e personalidade (Projeto: Soffitto Arquitetura e Interiores)

Preparado para deixar o seu escritório mais moderno? Aqui no Archtrends você encontra uma galeria com projetos de escritório criados por diversos profissionais. Venha conferir e continue acompanhando nosso portal para mais dicas de como construir ou transformar ambientes!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Escritório moderno: dicas e inspirações pa...

Escritório moderno: dicas e inspirações para inserir no seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies