18.02.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cômodo de uma casa reservado para o home office. A sala tem piso de madeira caramelo e paredes claras, com uma janela lateral. Os mobiliários são coloridos com cadeiras vermelhas, poltrona amarela, enfeites e quadros decorando a parede sob uma prateleira
Home office com mobiliário ergonômico e colorido (Foto: divulgação Herman Miller)

Ergonomia no home office

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.02.2024
Descubra como criar um ambiente funcional e ergonômico para trabalhar em casa e o que levar em consideração na hora de escolher os móveis do home office
minutos de leitura

Trabalhar de casa se tornou algo comum nos anos pós-pandemia. Apenas no Brasil, essa prática aumentou cerca de 53,5%, segundo dados da última pesquisa do IBGE

Além das dinâmicas mais flexíveis, o home office traz uma série de benefícios, como a redução do tempo de deslocamento, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o aumento de produtividade e a redução de impactos ambientais, entre outros. 

E se as idas ao escritório diminuíram, isso fez com que as pessoas ficassem mais tempo dentro de casa, trabalhando em diferentes ambientes e improvisando cenários para chamadas de vídeo e lives.


O desconforto entre uma cadeira e outra, ou até no sofá, logo apareceu e acendeu o alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados no home office.

Trabalhar em casa não significa abrir mão do conforto ou do estilo. É preciso planejar esses espaços levando em consideração aspectos como saúde, funcionalidade, conforto e ergonomia. E é por isso que a Herman Miller, reconhecida mundialmente pelo compromisso com a excelência em design e soluções eficientes, oferece uma série de móveis para home office que combinam funcionalidade e estética. 

Você pode estar se perguntando: O que é ergonomia no trabalho? Ou como decorar o home office? Dúvidas comuns na hora de pensar no espaço de trabalho de casa.

Antes de mais nada, é preciso entender que a ergonomia representa práticas no ambiente de trabalho que zelam pela saúde física e mental. Dessa forma, os espaços devem promover condições adequadas de trabalho para prevenir lesões e garantir segurança, conforto, bem-estar e qualidade de vida. Essa premissa deve ser adotada também no home office. 

O que levar em consideração na hora de criar espaços para o home office 

Alguns itens são estratégicos e indispensáveis para criar um ambiente produtivo e confortável. 

Seja adaptando um espaço que já existe ou criando um do zero, é preciso priorizar alguns aspectos para que as horas de trabalho tenham a melhor otimização possível. Veja a seguir o que deve ser considerado. 

Design personalizado e funcionalidade

Cômodo de uma casa reservado para o home office. A sala tem piso de madeira caramelo e paredes claras, com uma janela
Um ponto importante no ambiente de trabalho em casa é garantir um espaço confortável (Foto: divulgação Herman Miller )

Ao considerar o design de um espaço de trabalho em casa, é crucial pensar em mobiliário que ofereça não apenas funcionalidade, mas também personalização. Os móveis devem se adaptar às necessidades individuais, proporcionando um ambiente de trabalho eficiente e agradável, com foco especial na ergonomia.

Cadeiras ergonômicas para uma postura saudável

Comodo de uma casa para home office com piso de madeira, paredes brancas, janelas grandes, mesa e cadeira de trabalho. A mesa tem um móvel vermelho que oferece mais espaço para armazenar coisas. A cadeira de trabalho também é vermelha. Na parede há ilustrações fixadas, além de um quadro preto e branco
A cadeira ergonômica é projetada para proporcionar suporte adequado ao corpo, promovendo conforto e prevenindo problemas relacionados à postura e à saúde, um dos principais itens na hora de criar o espaço para o home office (Foto: divulgação Herman Miller )

A cadeira ergonômica é projetada para proporcionar suporte adequado ao corpo, promovendo conforto e prevenindo problemas relacionados à postura e à saúde, um dos principais itens na hora de criar o espaço para o home office (Foto: divulgação)

A cadeira é uma peça-chave no home office, e a Herman Miller oferece uma gama de opções ergonômicas, como a renomada cadeira Aeron. Projetadas para fornecer suporte postural de alta qualidade, essas cadeiras são um exemplo de como a ergonomia pode ser incorporada de forma sutil, sem comprometer o design elegante.

Leia também:

Espaços modulares e planejados

Homem trabalhando remotamente em um espaço com mesa, notebook, cadeira, garrafa de água, celular e itens de decoração.
Ambientes planejados são uma excelente forma de garantir o conforto almejado durante as horas de trabalho (Foto: Chris Wakefield - divulgação Herman Miller)

Espaços planejados ou modulares proporcionam ambientes flexíveis. Isso inclui espaços que podem ser adaptados de acordo com as necessidades de trabalho, otimização com diferentes layouts, personalização e eficiência de design, garantindo funcionalidade na rotina, além de fácil manutenção.

Manter o corpo em movimento 

Uma mulher está trabalhando de casa em uma sala com piso de madeira e tapete. Há uma mesa de trabalho ajustada para que ela possa trabalhar em pé. A sala tem plantas, janelas abertas, paredes claras, enfeites e decoração com livros
Passar longas horas sentado em frente ao computador pode ser prejudicial à saúde. Alternar as posições pode ajudar a melhorar a postura, aumentar a circulação sanguínea, entre outros benefícios (Foto: divulgação Herman Miller )

Passar longas horas sentado em frente ao computador pode ser prejudicial à saúde. Alternar as posições pode ajudar a melhorar a postura, aumentar a circulação sanguínea, entre outros benefícios (Foto: divulgação)

Com jornadas de trabalho muitas vezes longas, submetemos nosso corpo a longos períodos em posições que podem ser desconfortáveis e prejudiciais à saúde. Manter o corpo em movimento durante o trabalho remoto é fundamental para melhorar a postura, a flexibilidade, o equilíbrio, a saúde das articulações e outros sistemas do corpo humano.

Ao criar um espaço de trabalho, devemos optar por mobiliários que fazem bem para nossa saúde, como, por exemplo, mesas de altura ajustável. Essas mesas oferecem uma abordagem adaptável, permitindo variações de altura de forma personalizada e individual, garantindo conforto durante longas jornadas de trabalho, ao mesmo tempo que estimula o corpo a se movimentar.

Organização eficiente e estilo ergonômico

Foto de mobiliários do home office onde uma pessoa está organizando materiais de trabalho em dois móveis pequenos com rodinhas que deslizam pelo chão de madeira
Organização é primordial no trabalho remoto e pode impactar na produtividade e eficiência nas atividades que serão executadas e no espaço que receberá o home office (Foto: divulgação Herman Miller)

É importante ficar atento à escolha dos móveis, eles não apenas aprimoram visualmente o ambiente, mas também contribuem ergonomicamente. A harmonia entre funcionalidade e estilo é a essência da abordagem da Herman Miller, onde cada peça é meticulosamente projetada para promover uma experiência de trabalho ergonômica e agradável.

E se o home office veio para ficar, aqui estão outras dicas valiosas na hora de pensar nesse espaço de trabalho:

  • Iluminação adequada: aproveite a luz natural que vem de fora;
  • Organização e limpeza: faça limpezas regulares no local;
  • Conectividade e tecnologia: confira se sua conexão é estável;
  • Segurança digital: proteja seus dados e informações corporativas;
  • Pausas ativas: faça pausas e alongue seu corpo.

Descubra mais sobre tipos de mobiliário e encontre insights valiosos sobre como transformar seu home office em um espaço funcional, estiloso e ergonomicamente projetado no blog da Herman Miller. Visite a seção especial dedicada ao tema home office para referências e orientações especializadas. 

Inspire-se para criar um ambiente que combine produtividade, conforto e estilo, com destaque especial para a ergonomia em cada detalhe.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Ergonomia no home office...

Ergonomia no home office

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Herman Miller
Colunista

A Herman Miller é uma empresa inovadora reconhecida em mobiliário contemporâneo de interiores, cadeiras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies