Tendências de arquitetura, combinadas às preferências do morador. Essa é a base do trabalho das arquitetas Mayara Clá e Natasha Haddad. Elas criam ambientes que entregam a materialização dos sonhos dos clientes que contratam um escritório de arquitetura.
"Nosso estilo de arquitetura é contemporâneo e quem se identifica com ele nos procura. Priorizamos captar o gosto do cliente e mesclar isso com nossa experiência para criar projetos que vão refletir a expectativa, esse é nosso diferencial”, conta Natasha ao explicar a importância de harmonizar personalidade, técnica e design.
As duas arquitetas estão à frente do MN Arquitetura e Interiores, escritório localizado em São Paulo e que tem nove anos de atividades. Elas foram colegas de faculdade, cursaram a graduação de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Unicentro Belas Artes de São Paulo e, desde os tempos das salas de aulas, sentiram que buscavam os mesmos objetivos profissionais.
A sinergia entre a dupla de amigas, que trabalharam em escritórios renomados da cidade antes de criarem a MN Arquitetura, tornou-se um projeto em comum e, assim, há quase uma década, elas estão juntas no desenvolvimento de soluções criativas, acessíveis e customizadas para cada cliente.
Esse apartamento clean e sofisticado é um dos projetos que as arquitetas criaram. Nele, é possível perceber como a cor cinza, a madeira e o couro juntos são responsáveis por criar um ambiente aconchegante.
Elas utilizaram o revestimento Pietra Lombada Off White 120x120 no piso, e ele complementa todo esse conceito.
“A cara da MN Arquitetura é a cara do cliente, mas trazemos nossos direcionamentos na hora de desenvolver o projeto de interiores”, diz Natasha. Com essa postura colaborativa, elas desenvolvem casas, apartamentos, empreendimentos imobiliários, corporativos e comerciais com um toque de cor que já faz parte da identidade do escritório.
Cores criam ambientes aconchegantes
Sobre as cores, Natasha conta que elas levam muito em consideração a finalidade de cada ambiente para sugerir as paletas que serão utilizadas, mas que não abrem mão de combinar os tons quentes com os frios para criar espaços aconchegantes e modernos.
Para um casal moderno e que gosta do estilo industrial, mas também contemporâneo, elas criaram um banheiro em tons de azul com o Gouache Ciel 15,5x15,5 combinado com a neutralidade do piso em Pietra Lombarda 90x90.
“Sempre buscamos equilibrar os tons, combinando o cinza, que é frio, com as cores quentes, como caramelo, terracota, alaranjado e dourado. Quando a escolha é só pelos tons frios, o ambiente não fica aconchegante, e nós sabemos que é possível criar acolhimento através das cores”, detalha a arquiteta.
O banheiro, por exemplo, é um ambiente que pede cores frias, mas, ao mesmo tempo, é um lugar para relaxar e que deve passar essa sensação de descanso, principalmente para quem trabalha muito e sabe que a hora do banho é um momento quase sagrado.
“Gosto de trazer para o banheiro elementos dourados, eles aquecem na medida necessária e trazem uma elegância que torna o ambiente aconchegante sem ficar over”, descreve Natasha.
Portobello faz parte dessas criações
A arquiteta conta ainda que preza pela utilização dos produtos da Portobello. “Utilizamos Portobello em praticamente todos nossos projetos. Sempre tem um revestimento, um piso ou bancada para trazer a variedade que os produtos da marca oferecem”, diz Natasha.
A cozinha, que é possível ver na foto, complementa todo o projeto de um apartamento clean e sofisticado. As arquitetas mesclaram tons de bege, couro caramelo, dourado e pedra.
O porcelanato utilizado na cozinha é o Ms. Barcelona Cristal 90x90 polido. E você pode conferir mais detalhes no projeto publicado pela MN Interiores.
A importância do briefing na arquitetura
Na hora de desenvolver o briefing, elas salientam que é bem comum lidar com dois tipos de clientes: os que sabem exatamente o que querem e os que têm um sonho, mas não sabem determinar um estilo que desejam seguir.
“Quando o cliente tem um estilo definido, ele vem nos procurar para executar, costuma ser bem focado. Alguns gostam de dividir as escolhas e ouvir nossa opinião técnica, mas normalmente esse tipo de cliente sabe exatamente o resultado que espera. Com clientes assim, o trabalho costuma ser mais rápido”, explica Natasha.
Mas ela também conta que existem os clientes que não sabem definir o caminho que querem seguir - para esses são necessárias mais horas de conversa e identificação dos objetivos de cada ambiente. “A gente conversa muito até definir o que ele sonha, e ele nos dá liberdade para criar. Há uma troca muito gostosa neste tipo de atendimento porque o cliente acaba nos perguntando sobre as possibilidades e descobre do que gosta, isso é gratificante”, compartilha a arquiteta.
De qualquer forma, com projetos mais rápidos ou naqueles em que atuam também na consultoria, a orientação e estilo acabam influenciando para criarem juntos um projeto de qualidade, com soluções que atendem as necessidades e desejos.
Para conhecer mais sobre os projetos, e buscar inspiração, acesse o perfil do escritório aqui no Archtrends.