21.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O estilo contemporâneo e minimalista domina os trabalhos assinados por Ben Hur Hage. "As casas são bem ventiladas e iluminadas por conta das grandes portas de correr que integram a área gourmet e a área de lazer. Este é um conceito que está na maioria das nossas plantas e agrada muito os clientes", afirma o arquiteto (Foto: Mariana Arruda/Divulgação)

Hage Arquitetura: "Viagens inspiram criações e expandem horizontes"

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.08.2023
Em entrevista ao Archtrends, o arquiteto Ben Hur Hage fala sobre suas inspirações, carreira e os segredos do sucesso do escritório em Cuiabá (MT)
minutos de leitura

Não foi de primeira que o arquiteto cuiabano Ben Hur Hage alcançou os sonhos profissionais que tanto almejava. Em entrevista ao Archtrends, ele revelou que sua carreira começou como a de muitos jovens recém-formados: "Tive minhas dificuldades. Não tinha condições de montar meu próprio escritório. Atendia meus clientes na casa deles. Fiquei cerca de três anos trabalhando desta forma", lembra. Apesar de ter conseguido assinar projetos no Alphaville Cuiabá, o cenário econômico brasileiro à época não era animador, e o fez repensar a profissão. "O Brasil passou por crises entre 2013 e 2014. O mercado estava ruim. Então decidi trabalhar como corretor de imóveis, já que eu tinha essa formação também", conta. 

O arquiteto Ben Hur Hage, que ama viajar pelo mundo, diz inspirar seu trabalho nas grandiosas construções de pedras das civilizações antigas (Foto: Mariana Arruda/Divulgação)

Na incorporadora onde atuou como corretor por dois anos, Hage criou diversos contatos e construiu uma boa rede de relacionamentos profissionais – isso se mostrou exatamente o que ele precisava para poder voltar a trabalhar como arquiteto. "Decidi encarar a profissão de novo e, de lá para cá, foi só sucesso", comemora. "Hoje estamos com projetos em 20 estados e em sete países. As casas que assinamos têm estilo contemporâneo, embora nos últimos anos tenhamos feito também algumas neoclássicas, com requinte de detalhes", diz. Ele especifica na Portobello Shop Cuiabá. 

Desafios de crescimento 

"Sempre fui muito centralizador e, por isso, passava quase 24 horas por dia trabalhando", afirma Hage. Aos poucos, o profissional entendeu que, para crescer, era preciso delegar funções e confiar no time que estava formando. "Hoje tenho uma equipe maravilhosa. Sem eles, não sou ninguém. A demanda está aumentando e estamos chegando cada vez mais longe com nossos projetos", diz ele, que atualmente conta com nove profissionais no escritório.

Para Hage, o espaço gourmet é o coração da maioria das casas, já que tem a função de reunir a família. Não à toa, este ambiente costuma ser um dos destaques de seus projetos (Foto: Mariana Arruda/Divulgação)

Antes focado apenas na parte de arquitetura, Hage decidiu expandir os serviços oferecidos para contemplar tudo o que seus clientes precisam. "Nos últimos anos, me rendi aos interiores também. Esta área de atuação está agregando muito e tem tomado grandes proporções", conta. 

Nesta casa de férias, a paleta de tons terrosos e naturais remetem à rusticidade da praia e das pedras (Projeto: Hage Arquitetura)

Quando questionado sobre o segredo para crescer tanto, ele é certeiro: a divulgação do trabalho no Instagram foi fundamental ao longo do tempo para conquistar novos clientes. "No começo, eu mostrava o dia a dia real das obras, sem filtro. Mostrava a bagunça, os problemas, os avanços. Virou quase uma novela. Exibir a instalação de um revestimento me dava mais visibilidade do que as imagens de projetos renderizados. Peguei uma boa fase do Instagram há alguns anos", afirma ele. "O Instagram hoje ainda é a principal janela dos nossos projetos. A base do perfil é muito consolidada e passa seriedade. Um percentual das pessoas que nos acompanham vira cliente". 

A elegância e a sofisticação deste living integrado à sala de jantar surgem graças ao mix de acabamentos de tons neutros e amadeirados, o que garante também a sensação de acolhimento do ambiente (Projeto: Hage Arquitetura)

Um mundo de inspirações 

Hage conta que, ao escolher a profissão de arquiteto, teve muita influência do pai. "Desde pequeno, eu o via reformando a casa de chácara onde a gente morava. Sempre gostei de ficar acompanhando", lembra. 

Ampla e confortável, esta área gourmet cheia de estilo oferece tudo o que os proprietários sonhavam para os momentos de lazer. Ali, a mistura de materiais deu bossa ao projeto (Foto: Gilberto Galdino/Divulgação)

Hoje em dia, suas grandes inspirações para o trabalho que realiza são as andanças pelo mundo. "Amo viajar. Para onde quer que se imagine eu já fui ou tenho planos de ir", afirma. "Gosto especialmente de visitar locais onde posso conhecer o legado de civilizações antigas. Fico impressionado com a precisão das construções em pedras que pesam toneladas. Isso me atrai muito. Acredito que conhecer estes lugares enriquece o meu trabalho, expande o horizonte e os pensamentos", diz Hage.

Hage aposta na total conexão dos interiores com a área de lazer externa. Os enormes panos de vidro têm a função de isolar ou integrar os ambientes sempre que necessário e garantem muita praticidade no dia a dia (Foto: Gilberto Galdino/Divulgação)

"Viajar me motiva e me inspira a fazer coisas diferentes no meu trabalho, que marquem as pessoas. Na arquitetura, a gente deixa um legado. Pensamos, passamos para o papel,  fazemos o planejamento e vemos a obra pronta: um lar para uma família. É fantástico criar uma casa que vai durar por muitos e muitos anos", finaliza.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Hage Arquitetura: "Viagens inspiram criaçõe...

Hage Arquitetura: "Viagens inspiram criações e expandem horizontes"

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies