18.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Vista de cima de três pessoas trabalhando em uma mesa retangular
Engenheiros, Arquitetos e Designers de Interiores podem trabalhar em conjunto no projeto (Foto: Pixabay)

Diferença entre arquiteto e engenheiro: entenda a função de cada um

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.05.2022
A Arquitetura, o Design de Interiores e a Engenharia Civil são áreas com pontos em comum, mas que possuem profissionais com diferentes funções dentro do processo de construção de um espaço. Se quiser entender melhor sobre essas carreiras, é só conferir o conteúdo que o Archtrends preparou
minutos de leitura

Entender a diferença entre um arquiteto e um engenheiro é uma necessidade para quem deseja construir ou reformar e precisa contratar os profissionais certos para cada etapa. De maneira geral, podemos dizer que o que distingue esses especialistas é a abordagem que eles têm no momento de planejar um projeto, mas que eles possuem funções que se complementam em uma obra.

Para tirar suas dúvidas sobre o tema e auxiliar no momento de buscar profissionais de arquitetura ou do ramo da engenharia, o Archtrends Portobello preparou esse conteúdo com informações mais detalhadas sobre o tema. Falaremos também sobre os designers de interiores, especialistas que também podem ter suas funções confundidas com as dos arquitetos.

Descubra mais a seguir!

Arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores: o que são?

Apesar de existirem diferenças entre engenheiros, arquitetos e designers de interiores, as funções desses grupos de profissionais são bem relacionadas. Veja sobre as atribuições de cada um desses profissionais:

O que faz o engenheiro civil?

Um engenheiro civil é o profissional que tem a capacidade de planejar e executar edificações dos mais diversos tipos: ambientes residenciais, empresas, parques industriais e até rodovias. Esses especialistas se preocupam muito mais com os aspectos práticos e técnicos de uma obra, calculando todas as dimensões necessárias, cuidado da adequação ao terreno e gerenciando o desenvolvimento da ideia.

Entre as funções de um engenheiro está a responsabilidade de lidar com a fundação dessa construção, questões estruturais, geográficas, de saneamento e também a hidráulica. Ele deve criar os desenhos técnicos que guiam os operários e pode tomar decisões juntamente com a equipe de construção civil.

Cuidando de todos esses aspectos, esse profissional consegue garantir que todos os pormenores do projeto sejam adequados para tornar aquele espaço funcional e seguro.

Quatro profissionais de construção civil analisando um projeto em frente a uma obra.
Um engenheiro civil no projeto garante que o planejamento técnico esteja todos os cálculos corretos (Foto: Pixabay)

Qual a função de um arquiteto?

Assim como o engenheiro, o arquiteto também tem a habilidade e permissão para projetar espaços e edificações. No entanto, a abordagem desses especialistas está muito mais ligada ao aspecto estético e cultural da construção. Ou seja, como aquele ambiente ficará visualmente e como se relacionará com o público que o utilizar.

Além do planejamento, esse especialista fica a cargo de escolher os materiais a serem utilizados desde a fundação, como revestimento interno e externo. Ele também determina como cada área deve ser iluminada, quais os elementos precisam ser colocados em certo espaços e até o estilo final que aquela obra terá.

Ou seja, é o arquiteto que decide se um projeto terá um estilo clássico, criativo, minimalista, industrial, boho chic ou qualquer outro. Essa escolha é feita pensando nos pedidos feitos pelo cliente e também nas necessidades que os moradores daquele local terão. Esses profissionais também podem trabalhar no planejamento de infraestrutura urbana, projetando o crescimento das cidades de maneira mais organizada e que não prejudique a qualidade de vida da população.

Homem de costas olhando para uma casa em construção.
O arquiteto é responsável por deixar o projeto com o visual que você deseja sem abrir mão da funcionalidade dos espaços (Foto: Pixabay)

Se quiser conhecer 5 motivos para contratar um arquiteto para seu projeto, aqui no Archtrends já temos um conteúdo com esse tema. Não deixe de conferir!

O que faz um designer de interiores?

O design de interiores é a terceira grande área da construção civil que gera dúvidas em quem deseja contratar um especialista para o projeto. No entanto, você sabia que esse profissionais não projetam a estrutura de um ambiente? A função de um designer de interiores é planejar o conceito e os elementos internos de um espaços, tanto a mobília quanto a decoração. Este profissional deve escolher os locais de cada objeto e também como eles irão combinar entre si.

Esses profissionais podem, inclusive, transformar um local apenas modificando os elementos dentro de uma área, seja para um visual mais clássico, ou uma decoração boho chic. O que irá guiar essa escolha é o alinhamento com o que os clientes querem e também a pesquisa de referências.

Essas decisões também devem levar em conta a segurança dos usuários daquele ambiente e a mobilidade dentro do espaço. Afinal, não seria nada prático deixar algo posicionado no meio do local onde os moradores precisam passar o tempo todo, não é? E não podemos esquecer do conforto: o design precisa criar um ambiente que as pessoas possam utilizar por longos períodos com tranquilidade.

Homem de costas olhando para um painel de inspirações com diversos papéis pendurados.
Os designers de interiores dão o toque final ao projeto, incrementando os ambientes com a decoração adequada (Foto: Pixabayhttps://pixabay.com/pt/photos/encontro-o-neg%c3%b3cio-arquiteto-2284501/)

Outra função de um designer é planejar a mobília, até mesmo desenhando-a para que se adeque às dimensões disponíveis em cada obra. Assim, você terá um local esteticamente agradável e totalmente funcional, aproveitando cada canto para a finalidade das diferentes áreas da casa.

Afinal, qual a diferença entre um arquiteto e um engenheiro?

Mesmo que saiba quais as funções desses dois profissionais, pode ser que pareça um pouco difícil entender qual a real diferença entre um arquiteto e um engenheiro civil. Para responder de uma vez por toda essas questões, separamos os principais pontos de distinção entre essas carreiras. Veja quais são eles!

  • para exercer suas funções e poder assinar projetos, um engenheiro precisa se formar por uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Já os arquitetos vinculam-se ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo);
  • os engenheiro lidam com questões de hidráulica e saneamento, enquanto arquitetos atentam-se mais aos aspectos estéticos de uma obra;
  • arquitetos projetam pensando na relação entre a construção, o meio em que ela está e os usuários, os engenheiros têm uma abordagem mais prática pensando na funcionalidade de cada espaço.

Não há uma escolha melhor ou correta para seu projeto. Os engenheiros e arquitetos podem atuar em conjunto, ou você pode contratar apenas um deles para realizar o planejamento da área que precisa. Essa decisão fica a seu critério!

E a diferença entre arquiteto e designer de interiores?

A diferença entre um arquiteto e um designer é que o primeiro grupo de profissionais irão projetar a edificação, delimitar os espaços e planejar como a estrutura deve ser para atingir o resultado desejado. Já o segundo, direciona seu trabalho a preencher os ambientes criados com objetos decorativos ou mobílias adequadas para a função do local.

Dessa maneira, podemos ver que essas duas especialidades se complementam e, se você utilizar os conhecimentos de ambos os profissionais para seu projeto, poderá conseguir um resultado muito mais harmonioso, prático e estruturalmente assertivo. Ainda, no Brasil, é muito comum que arquitetos atuem também como designers de interiores, inclusive fazendo especializações nessa área.

Após saber das diferenças entre arquitetos, engenheiros e designers de interiores, que tal ver projetos e inspirações que profissionais do Brasil inteiro adicionaram à vitrine virtual do Archtrends Portobello? Para isso, basta acessar nossa seção com referências de projetos e clicar em cada uma das ideias você poderá ver uma breve explicação sobre a construção do conceito.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Diferença entre arquiteto e engenheiro: ente...

Diferença entre arquiteto e engenheiro: entenda a função de cada um

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies