22.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
apartamento em uberlândia
Cozinha do apartamento Hortênsias (Uberlândia-MG). Foram feitas alterações somente de interiores, já que o sistema construtivo da edificação não permitia intervenções na dinâmica entre os ambientes / Imagem: Beiral Estúdio de Arquitetura (2021)

3 elementos para ficar atento na hora de comprar um apartamento

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.01.2024
Especialmente pensados a partir da arquitetura, pois não poderão ser modificados e limitam as possibilidades de intervenção do projeto de interiores
minutos de leitura

A compra do primeiro imóvel é sempre um marco da vida adulta, pois exige planejamento financeiro e muita organização pessoal. O que ninguém costuma considerar neste momento é a contratação de um profissional de arquitetura, para auxiliar na análise dos imóveis antes mesmo da aquisição definitiva, para indicar se as expectativas e o estilo de vida do proprietário estarão alinhados ao apartamento escolhido.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Ao longo dos anos de escritório, recebemos muitos clientes com o apartamento recém comprado, cheios de sonhos para o novo lar. Embora o projeto de interiores seja um grande aliado nessas transformações, nem tudo pode ser realizado por conta das limitações da arquitetura existente.

Se você planeja comprar seu apartamento nos próximos meses, ou sabe de alguém que está na busca pelo imóvel próprio, nesta coluna trouxemos 3 itens importantíssimos para se atentar na hora de comprar um apê. Especialmente pensados a partir da arquitetura, pois são elementos que não poderão ser modificados e limitam as possibilidades de intervenção do projeto de interiores.

Já salve essa lista e fique atento a esses pontos:

1) Sistema construtivo:

Por si só, um sistema construtivo não é melhor ou pior que outro, mas é importante saber qual o sistema estrutural do prédio para entender o que poderá ser modificado e alinhar as expectativas. De modo geral, são divididos em dois tipos, nos quais a diferença chave é se as paredes têm função estrutural ou não.

Estrutura independente da vedação

Quando a estrutura de um edifício é composta por vigas e pilares em concreto armado ou aço, a vedação pode ser executada em tijolos cerâmicos ou drywall. Nesse caso, como as paredes não têm função estrutural é possível demoli-las completa ou parcialmente e utilizá-las para transferir pontos de infraestrutura pelos ambientes.

É o sistema indicado para quem quer personalizar ainda mais o imóvel, pois permite grandes intervenções ao alterar posição de aberturas internas, integrar ambientes e modificar pontos de elétrica e hidráulica. 

Alvenaria autoportante ou alvenaria estrutural

Nesse sistema construtivo, estrutura e vedação são uma coisa só, normalmente executados em blocos de concreto estrutural. Como as paredes são estruturais não se pode intervir na alvenaria nem mesmo de maneira pontual. Não é possível integrar ambientes, criar nichos, pequenas aberturas ou fazer qualquer rasgo na alvenaria para caminhar com pontos de tomada, por exemplo.

Como as possibilidades de intervenção são menores é mais adequado para quem gostou da distribuição original do apartamento, prefere ambientes compartimentados e não pretende fazer mudanças que interfiram na arquitetura original.

2) Esquadrias externas 

As esquadrias são um ponto crítico de qualquer arquitetura. Ao mesmo tempo em que são ponto de entrada de ventilação e iluminação natural, também são responsáveis pela vedação de chuva, vento e ruídos externos. Modificar as esquadrias externas é quase sempre proibido ou tem muitas restrições, já que isso significa alterar a fachada do prédio, que é coletiva.

Uma esquadria de má qualidade pode deixar entrar água em dias de chuva, ter durabilidade baixa e perder usabilidade em pouco tempo. Se for subdimensionada não consegue iluminar e ventilar adequadamente os espaços e, para apartamentos em uma vizinhança barulhenta, deve contar com uma boa vedação acústica.

É preciso estar atento aos materiais, modelos, tipo de abertura e qualidade, para que isso não se torne um problema com o qual você terá que conviver enquanto morar no imóvel.

3) Incidência solar

A orientação do edifício e a inclinação solar não vão mudar, então é fundamental saber como a luz solar incidirá no apartamento ao longo do ano, pois se a escolha for ruim é algo que você terá que conviver enquanto residir no local. Assim como no caso das esquadrias, elementos de proteção externa como brises, beirais ou cobogós não podem ser instalados posteriormente.

A análise é a seguinte: os ambientes precisam receber iluminação natural, para que não fiquem muito frios, escuros e úmidos, mas não devem receber a insolação da tarde por muitas horas, pois os espaços ficarão quentes e desconfortáveis até mesmo durante a noite.

Em um imóvel muito quente e escuro os moradores ficam sempre dependentes de soluções com gasto energético para ter conforto: luz artificial, ar condicionado, ventiladores, desumidificadores, etc. Ao longo dos anos caracteriza um alto gasto financeiro e de energia, sendo insustentável sob mais de um ponto de vista.

E como observar esses detalhes e fazer uma boa escolha?

Se você quer uma análise mais detalhada, o melhor é contar com a consultoria de um arquiteto. Embora seja um serviço pouco conhecido, a consultoria para compra de imóveis evita surpresas desagradáveis pós mudança. Assim como um advogado pode te ajudar consultando previamente a situação legal de um imóvel, um arquiteto pode analisar as questões técnicas.

Ao comprar um imóvel pronto, a vistoria é mais prática, já que você consegue visitar e observar as características do imóvel:

- Se informe com o corretor sobre o sistema construtivo do prédio, já que não é possível identificar após os acabamentos instalados.

- Analise possíveis pontos de infiltração nas esquadrias, se vedam bem o barulho externo e se o tipo de abertura permite boa entrada de luz e ventilação.

- Observe onde o sol incide ao longo do dia e se os ambientes têm uma temperatura desconfortável - muito frios ou muito quentes - se possível visite o imóvel em mais de um período do dia.

Para imóveis na planta as informações técnicas podem ser conferidas no memorial descritivo disponibilizado pela construtora. Nesse documento você encontra informações como: sistema construtivo, especificação de esquadrias, acabamentos, etc. Na planta geral do empreendimento é possível conferir a insolação, identificando a posição do apartamento e sua orientação em relação ao norte.

Para não esquecer: de maneira geral as fachadas leste, sudeste e nordeste recebem sol pela manhã (ideal para manter as aberturas de salas, quartos e escritórios), enquanto as fachadas oeste, sudoeste e noroeste recebem sol durante a tarde (para áreas molhadas ou de baixa permanência, como banheiros e lavanderias). Já nas fachadas norte e sul a quantidade de insolação varia bastante a depender da latitude.

Enganar-se por uma planta “bonitinha” ou uma imagem realista bem feita pode fazer você acabar com um problema difícil de resolver. Seguindo essas dicas você tem as informações necessárias para saber se é um bom investimento, se vai atender às suas necessidades e faz a compra com mais segurança. Afinal, a aquisição de um imóvel deve ser sinônimo de comemoração e não de dor de cabeça. Na dúvida, contrate um profissional de arquitetura! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

3 elementos para ficar atento na hora de comp...

3 elementos para ficar atento na hora de comprar um apartamento

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma coisa a se atentar em lugares quentes é se a construção permite a colocação de ar condicionado. Se não estiver no projeto inicial, dificilmente irão permitir que se coloque depois.

  2. De tão bem descrito ,este artigo é uma consultoria de fundo geral que deve ser seguida por quem faz aquisição de um imóvel novo ou usado. Parabéns aos autores deste escrito.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies