18.11.2016
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Dicas e revestimento para área gourmet

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.11.2016
Atualizado em 31/07/2018. A área gourmet é um ambiente que reúne a família e os amigos em momentos de diversão e descontração. Confira no Archtrends dicas para decorar esse espaço com elegância e personalidade.
minutos de leitura

Decorrente do clima tropical brasileiro há uma forte tendência para que as refeições, encontros com os amigos, momentos de relaxamento e outras atividades sejam realizadas ao ar livre. Dependendo da escolha estratégica dos móveis, a área gourmet também pode se tornar um ambiente de descanso. Ou ainda, uma sala de jogos para as noites com amigos, um espaço com brinquedos para as crianças e até mesmo uma varanda que se converte em escritório.

Neste contexto, a área gourmet aparece como uma extensão da sala e da cozinha, equipada, na maioria das vezes com churrasqueira, cooktop, forno ou bar, destinados à apreciação de boa comida e boa bebida. Nos apartamentos, as áreas e varandas gourmet têm a mesma função do jardim e do quintal.

Em vista disso, selecionamos diversas opções de revestimento e algumas dicas para você se inspirar e criar a sua própria área gourmet.

Porcelanato para área gourmet

Antes de escolher o melhor revestimento para a área gourmet, é preciso entender de que maneira ela será utilizada. Comece definindo se será coberta ou descoberta, por exemplo. Se será um espaço para relaxamento ou refeições, se ficará em um apartamento ou em uma área externa da casa.

Depois, é preciso compreender que o revestimento de uma área gourmet pode sofrer com uma série de ações prejudiciais, como a incidência de respingos de gordura ou alimentos, bem como a exposição ao sol, ao vento e à chuva. Além disso, o piso escolhido deve ser resistente, oferecer segurança e ser de fácil manutenção.

Pierre Belle, da Portobello, no piso e parede da área gourmet
Pierre Belle, da Portobello, no piso e parede da área gourmet

Pierre Belle é a reprodução de um limestone da pequena vila de St Martin Belle Roche, ao sul de Dijon e sua principal característica é a predominância dos veios mais direcionados, quase gráficos. Um porcelanato de muita personalidade com superfície natural ou polida e formato retangular 60x120 cm ou quadrado, como o 120x120cm, que transita em projetos mais clássicos ou mais contemporâneos.

Para os ambientes abertos, os pisos mais indicados são aqueles específicos para áreas de lazer e externas. No entanto, se a área gourmet é do tipo coberta, com proteção contra as intempéries do tempo, os revestimentos ideais são aqueles adequados para a cozinha e área de serviço.

Agora que você já sabe como deve ser o revestimento para a área gourmet, que tal algumas dicas de como fazer a decoração dela?

Invista na durabilidade
Embora a varanda gourmet seja coberta, é impossível escapar da luminosidade natural. Para isso, investir em móveis indicados para áreas externas, como madeiras revestidas, inox e alumínios, são a melhor saída para garantir a durabilidade dos produtos.

Aposte em peças versáteis

Para aproveitar ao máximo o espaço, escolha móveis com vários compartimentos, prateleiras e tábuas para armazenar os produtos e os alimentos. Próximo à churrasqueira, também é possível investir em gaveteiros para guardar facas, garfos e outros utensílios domésticos. Os alimentos não precisam ficar expostos lá, já que o apartamento ou a casa já tem a cozinha.

Porcelanato na parede

E quem disse que a parede não pode te ajudar a deixar a área gourmet muito mais criativa e acolhedora? Pendure objetos decorativos nelas, como panelinhas e tábuas. É preciso pensar que esse é um espaço que necessita de diversão e criatividade no momento da decoração.

Dobradinha de porcelanatos: Avorio di Brescia no piso e Azuleja Gap na parede.
Dobradinha de porcelanatos: Avorio di Brescia no piso e Azuleja Gap na parede.

Aqui a Linha Azuleja deixa o ambiente com um toque mais clássico. Uma parede com as versões Royal, Flora, Gap Náutica e Náutica, por exemplo, possibilitam o charme dos azulejos de forma mais prática, tanto na aplicação quanto no uso do dia a dia. O que você acha?

Abaixo, a Linha Marmi Clássico, inspirada nos mármores naturais com ricas variações de desenhos.

Porcelanato Nude Savanna, da Linha Marmi Clássico
Porcelanato Nude Savanna, da Linha Marmi Clássico

Falando em espaço gourmet, unir funcionalidade, praticidade e estética é fundamental. A arquiteta e designer de interiores Carlota Oss Emer - especificadora da Portobello Shop de Blumenau -, lembra que o ambiente deve ser usado sem preocupações em desgastes ou dificuldades de manutenção.

Para a profissional, o porcelanato traz, além de diversas opções de tamanhos e texturas, volumetria e reproduções incríveis de materiais naturais como madeiras e mármores. “Por ser um material resistente, de fácil manutenção e tamanhos variados, chegam a ser o centro de interesse do ambiente. Comigo mesmo já ocorreu várias vezes, de ter como inspiração inicial o revestimento, em desenvolver o ambiente partindo deste material”, explica.

Área gourmet projetada por Carlota Oss Emer
Área gourmet projetada por Carlota Oss Emer

E quando falamos do porcelanato, não estamos falando apenas dele como revestimento de parede ou pisos, mas nas diversas formas de uso para bancadas, que permite usar padrões claros sem ter o risco de manchas de desgastes ou cuidados excessivos que ocorrem com as pedras naturais.

As paredes internas e externas da churrasqueira, num projeto assinado por Carlota na cidade de Timbó, receberam o porcelanato Bianco Paonazzetto (60X120cm), NAT RET. O espaço gourmet de um casal de 58 anos, que acolhe com frequência os dois filhos e suas famílias, trouxe ainda a elegância e praticidade do porcelanato nas bancadas. Para evidenciar os fundos das prateleiras, foi aplicado a volumetria do Clapboard White 30X90 MATE RET. “Um espaço agradável e aconchegante para reunir a família e amigos”, completa.

Detalhe para a volumetria na parede Clapboard White, da Portobello. Projeto de Carlota Oss Emer.
Detalhe para a volumetria na parede Clapboard White, da Portobello. Projeto de Carlota Oss Emer.

Escolha os móveis ideais

Os móveis para varanda gourmet podem ser os móveis que você normalmente usaria em uma sala de estar, jantar e até mesmo em uma varanda simples. Sofás, poltronas, bancos e espreguiçadeiras são algumas das peças que podem transformar a sua varanda gourmet numa área de estar da sua casa.

8-escolha-os-moveis-ideais

Se você tem um espaço pequeno e não pretende usar sofá, arrisque-se nas almofadas. Além disso, ainda é interessante utilizar mesas redondas ou peças mais versáteis.

Também é preciso pensar na área da cozinha, com uma geladeira, um fogão ou um cooktop. Embora haja diferentes modelos de mobiliários, é indispensável que a pia seja de mármore para facilitar na hora da higienização e manuseio dos alimentos. Outra peça essencial são as prateleiras para colocar os potes organizadores.

Dê atenção especial à decoração da varanda gourmet

Equilibrar os tons da área gourmet com o restante do apartamento é essencial para haver harmonia entre os ambientes. Se a predominância for tons vibrantes, invista em tons mais neutros, ou vice-versa. No caso de optar por tonalidades suaves, invista nos acessórios coloridos.

9-decoracao-varanda-gourmet

Invista também em plantas e luminárias, para deixar o ambiente mais aconchegante. No caso das plantas, é preciso analisar a incidência de luz do ambiente e optar por espécies que se adequem melhor a ele. Cultivar uma pequena horta ainda proporcionará temperos frescos para serem utilizados na cozinha e na varanda gourmet.

 

Agora, que tal receber os amigos em sua área gourmet para um bom jantar ou uma tarde agradável, regada a petiscos e risadas!

Se você ainda estiver com dúvidas para escolher o melhor revestimento para a sua varanda gourmet, que tal ir até uma de nossas lojas da rede Portobello Shop? No site você encontra um mapa com todas as lojas e pode escolher aquela que fica mais próxima de você.

Quer mais inspirações para a sua casa? No site da Portobello, você encontra todas as peças que mostramos no post, além de inúmeras outras para transformar a sua cozinha.

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Dicas e revestimento para área gourmet...

Dicas e revestimento para área gourmet

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde, estou procurando uma combinação para minha área gourmet. ( revestimento e piso ). Tenho meus móveis na cor bege claro com pedras pretas e churrasqueira estilo caipira com tijolos claros. Poderia me enviar alguns modelos para análise. piso terei 43 m2 e revestimento 32 m2

  2. Olá,
    Gostaria de saber se tem porcelanato amadeirado para usar em aérea externa sem cobertura? Queria uma cor clara, nas minhas pesquisas no site da Portobello fiquei confusa - A linha Ecollection pode ser usada em aérea externa sem cobertura? modelos:

  3. gostaria de saber se posso colocar na minha area gourmet porcelanato polido, pq com o tempo eu vou fechar com vidro

  4. Olá!
    Sou a Hed Ferri – assessora de imprensa do arquiteto Glaucio Gonçalves.
    Gostaria de saber para qual e-mail posso enviar sugestões de pauta.
    Grata pela sua atenção! Hed

  5. Olá Dani, tudo bem?

    Agradecemos seu comentário!
    É super verdade!

    Abraços,
    Equipe Portobello SA

  6. Olá Jonas, tudo bem?

    A cozinha pede um revestimento mais resistente. Como passou a ser um dos locais mais requisitados da casa, onde se reúnem amigos e familiares, o fluxo de pessoas é maior. Para o chão escolha o porcelanato esmaltado. Fácil de instalar e limpar.

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  7. Olá Maria, tudo bem?

    Para as áreas externas indicamos utilizar porcelanatos com acabamento EXT, pois são mais abrasivos e menos escorregadios.
    Você pode conferir algumas opções que temos através deste link.

    Ficamos à disposição!

    - Equipe Archtrends Portobello

  8. Boa tarde, Reginaldo!

    Temos algumas sugestões:

    - Ver lindos projetos aqui no Archtrends para se inspirar, clique aqui para ver vários tipos de áreas gourmet com revestimentos Portobello.

    - Você pode falar com um de nossos consultores para tirar todas as suas dúvidas, ligando para o SAC 0800 648 2002 ou entrar em contato com a loja mais próxima de você.

    - Visitar o site da Portobello para conhecer as novas lastras de superfícies contínuas e gigantes para deixar sua cozinha excepcional: Mostra Unlimited.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies