24.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Lilian Santos revestindo a casa
Lilian Santos, designer de interiores e CEO do Revestindo a Casa, empresária de sucesso (Foto: Bernardo Coelho)

Dicas para quem está começando na área de Design de Interiores ou Arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.10.2023
Lilian Santos, designer de interiores e CEO do Revestindo a Casa, relembra o início de sua carreira e dá dicas para quem está começando a atuar nesse mercado
minutos de leitura

Como alguns de vocês já sabem, sou formada em Design de Interiores e, por isso, posso dizer que entendo bem as dificuldades de começar na área, se posicionar e ter sucesso. Durante muitos anos, atuei como vendedora de revestimentos em lojas especializadas e essa experiência foi fundamental para que eu me tornasse uma profissional mais completa. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

lilian santos no trabalho
Lilian na época de vendedora (Foto: cortesia)

Sabemos como o currículo da maioria das universidades pode ser defasado em acabamentos e revestimentos, entre outros assuntos. Não sei vocês, mas, quando me formei, não tinha a menor ideia de como executar uma obra do início ao fim. Sempre acreditei na importância da educação e, por isso, participei de dezenas de treinamentos aqui e na Europa. 

Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que o conhecimento técnico foi um divisor de águas na minha carreira. Conforme expandia o meu repertório, dentro e fora da sala de aula, mais criativos e completos ficavam meus projetos. Não raro, a falta de conhecimento nos deixa mais inseguros e, inevitavelmente, isso transparece para o cliente, na forma de erros e prejuízos na obra. 

Se você deseja alcançar mais autoridade e espaço no mercado, siga o passo a passo a seguir! 

Marque presença em feiras, mostras e congressos

Quem me acompanha sabe que vivo de um lado para o outro em feiras, mostras e congressos. Muito antes de palestrar nesses eventos, já fazia questão de frequentá-los por serem uma ótima oportunidade de me atualizar, buscar inspirações e referências, fazer networking com outros profissionais, conhecer fornecedores, nomes influentes do mercado e também me expor neste meio. O nicho de arquitetura e design de interiores tem muitos eventos, então não tenha medo de ser considerado um arroz de festa e se jogue. 

lilian santos na casacor
Lilian visita a CASACOR no início de carreira, como segue fazendo até hoje (Foto: cortesia)

Se tivesse que escolher apenas dois eventos por ano, sem dúvida, o primeiro seria a Expo Revestir, considerada a maior feira de acabamentos da América Latina, em São Paulo. A feira reúne as principais marcas de cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinha e banheiro, rochas ornamentais, mosaicos, madeiras, laminados, cimentícios e vítreos. É quase a minha Disneylândia! E o outro é uma mostra de decoração, que acontece em diversos estados: a CASACOR. Os mais renomados profissionais realizam projetos  incríveis e inspiradores. É um excelente exercício para a gente ver "ao vivo" projetos autênticos, aplicação de materiais e soluções criativas!

Invista em cursos e extensões universitárias

Não se engane: o diploma da graduação raramente é suficiente para chegar onde você almeja! Afinal, seria impossível aprender tudo sobre decoração, arquitetura ou design de interiores em apenas alguns anos de estudo. Eu sempre relaciono a nossa formação ao um Clínico Geral, onde aprendemos um pouquinho de tudo e depois vamos nos aprimorando.

Nosso campo está em constante evolução e é fundamental manter-se atualizado sobre as principais práticas, condutas, normas, tecnologias e tendências. Os cursos são fundamentais para aprimorar habilidades, construir conhecimento técnico e ter mais segurança no dia a dia. 

lilian santos estudante de design
Lilian quando era estudante de design de interiores (Foto: cortesia)

Se você sente uma defasagem no quesito revestimentos e acabamentos, conte comigo! A Escola do Acabamento é o curso mais completo do mercado para quem deseja realizar projetos e executar obras de acordo com as normas, prevenindo problemas e prejuízos. Hoje, somos uma extensão universitária, reconhecida pelo MEC - Ministério da Educação. 

Oferecemos uma verdadeira imersão nos principais revestimentos e acabamentos do mercado, suas características, indicações e normas para acertar na especificação e execução do projeto. Além disso, você aprenderá a identificar possíveis erros cometidos pela mão de obra, revisar orçamentos, calcular sobras e criar paginações. 

Dedique-se às redes sociais

As redes sociais de um arquiteto ou designer de interiores ganharam um valor similar ao portfólio. É um canal fundamental para o profissional se tornar mais conhecido, divulgar seus projetos, trocar conhecimento e consagrar-se como uma autoridade em sua especialidade.

Se você está começando um perfil profissional, comece pontuando quem você é, sua história, onde trabalhou, quais serviços oferece, além de divulgar fotos de projetos e conteúdos informativos e educativos. 

Particularmente, gosto muito de perfis onde realmente vemos a pessoa por trás do @. Ainda que você sinta uma leve timidez no início, aparecer nos Stories e Reels é uma estratégia eficiente para gerar maior identificação com seus seguidores e conquistar clientes. 

E não deixe, claro, de publicar seus projetos aqui no Archtrends, a maior rede social de arquitetura e interiores do Brasil, que oferece grande visibilidade aos profissionais e estudantes de arquitetura, com o respaldo da marca Portobello.

Tenha boas referências

Em tempos de fake news, parece até redundante reforçar a importância de ter boas referências. Mas se você busca ampliar o seu repertório e ter credibilidade com o seu cliente, precisa embasar suas escolhas nas melhores fontes possíveis. 

Os livros são uma ferramenta segura e consagrada para quem busca aprofundar-se na história ou nas normas técnicas. Se a ideia é atualizar-se, as revistas e portais especializados oferecem conteúdos relevantes para os profissionais. Muitas vezes, de forma gratuita. 

É o caso do Revestindo a Casa, meu primogênito. Quando criei meu blog em 2016, nem imaginava que ele se tornaria o maior portal de conteúdo educativo sobre revestimentos do Brasil. Levar conhecimento para tantos profissionais sempre foi meu maior propósito! Então, conte comigo nessa jornada. 

Tecnologia a seu favor

Se, por um lado, a pandemia criou diversos desafios para a atuação de profissionais da arquitetura e do design de interiores, com atrasos nas obras e falta de produtos, esse período foi marcado pelo rápido desenvolvimento de tecnologias que facilitam o nosso trabalho no dia a dia. Um exemplo é o boom da realidade aumentada. 

Hoje, é imprescindível que os arquitetos e designers ofereçam projetos hiper realistas, que aproximem o cliente de uma ideia. Se você é jovem e recém-formado, não perca tempo e dedique-se a dominar essas novas ferramentas, garantindo um diferencial no mercado. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Dicas para quem está começando na área de ...

Dicas para quem está começando na área de Design de Interiores ou Arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou aluno do Senac no curso de Design de Interiores. Vi sua palestra que vc fez para nós. Gostei muito. Realmente vc é doutora nessa área de revestimentos e tb uma excelente professora que, nos transmite conhecimentos não apenas em sua área, mas tb para a nossa vida. Parabéns professora pelo seu trabalho. E assim que possível farei o curso da sua empresa.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies