Superfícies cerâmicas para todos os gostos: vibrantes para quem gosta de cor, sóbrias e delicadas para quem prefere o estilo clássico e elegante. Ao passar uma semana intensa junto à equipe Portobello na 39ª edição da Cersaie, que aconteceu em setembro, na Bolonha, Itália, pude conferir inúmeras inspirações de decoração. Agora, apresento aos leitores do Archtrends os destaques da maior feira de revestimentos e acabamentos do mundo.
1. Estampas - referências ao surrealismo e à arte metafísica
As estampas estavam presentes em diversos estandes da feira, apresentadas como um elemento de personalização dos espaços, com toques de ousadia, autenticidade e criatividade. Em muitos ambientes, elas eram vistas com referências ao surrealismo e à arte metafísica. As cores vibrantes estavam sempre presentes e afirmavam o movimento pós-pandêmico pela busca de produtos personalizados.
2. Tons terrosos, verde e azul dominantes
Os tons terrosos trouxeram sensação de acolhimento para os ambientes. Com diversas tonalidades, eles foram, com certeza, os mais vistos pela feira. Acompanhados do azul e do verde, que também marcaram presença, os tons terrosos reafirmaram muitas tendências já vistas durante o Salone del Mobile de junho, em Milão - ora em superfícies opacas, ora brilhosas, com combinações complementares e contrastantes.
3. Formas orgânicas
Os mobiliários de banheiros estavam com uma pegada soft tech, trazendo um mood retrô nas composições, móveis com cantos arredondados e formas inesperadas, mix de texturas e acabamentos híbridos na mesma peça.
4. Madeira, concreto e tons neutros
A madeira apareceu com um aspecto muito natural, trazendo um ar de conforto e aconchego para os espaços. Já o concreto, texturizado e simulando a sua aparência real, comprovou ainda mais a versatilidade do produto que combina com vários estilos. Os materiais neutros, também versáteis, em nuances do bege ao cinza, apresentaram-se mais aquecidos, valorizando o bem-estar dos ambientes.
Em alguns pavilhões, ficou nítida a volta das cerâmicas e mobiliários de banheiro com um toque vintage ou retrô - sobretudo nas linhas elegantes e refinadas ou nas geometrias limpas. Os modelos vintage, no entanto, misturaram-se com elementos modernos, principalmente com tecnologias atuais que permitem economia de água e energia.
Os aspectos naturais foram predominantes nos ambientes com linhas mínimas, porém orgânicas, cores naturais e muitas plantas espalhadas pelos espaços. Os tecidos e mobiliários apareceram macios e arredondados, alinhados com os elementos naturais, desde os ambientes internos até os externos. Quanto às mesas ao ar livre, a versão baixa e versátil foi a preferida - sua versão em cerâmica é particular e cheia de bossa.
A feira foi um sucesso e adoramos dividir com vocês todos os detalhes deste grandioso evento.
Agora, a equipe Portobello está em Doha, capital do Catar, junto a profissionais de arquitetura do programa Portobello+Arquitetura, para uma nova viagem em busca de mais tendências. Acompanhe tudo pelas redes sociais da Portobello e do Archtrends.
Confira também o que esperar dessa imersão no artigo Tudo sobre o Coletivo Criativo Doha.