Design feito à mão: mais sustentabilidade e personalidade
Tapetes, almofadas e até móveis de origem artesanal carregam consigo traços socioculturais. São exemplos de originalidade e conferem personalidade e história à decoração.
Além de adicionar uma dose extra de originalidade, o design feito à mão traz consigo uma importante mensagem de sustentabilidade. Cada peça artesanal é única, feita com materiais muitas vezes reaproveitados ou naturais e técnicas tradicionais. Ao optar por itens artesanais na decoração, além da valorização do trabalho manual, ocorre também a contribuição para um estilo de vida mais consciente e ecologicamente responsável.
Design feito à mão na decoração
O ressurgimento do interesse pelo artesanato na decoração de interiores está cada vez mais evidente. Peças de design feito à mão se encaixam perfeitamente no estilo Boho Chic. Ainda, fazem sentido na tendência de Slow Design. E também vale destacar que não é qualquer artesanato, mas sim o nosso artesanato brasileiro, o queridinho dos profissionais de arquitetura.
Seja pelos elementos étnicos, criando uma atmosfera descontraída e cheia de personalidade, pela identidade cultural ou pela produção consciente, o design feito à mão conta histórias, celebra tradições e incentiva uma conexão mais profunda com o ambiente ao nosso redor.
Design feito à mão no estilo Boho Chic
O estilo tem conquistado corações com sua mistura de elementos étnicos, vintage e artesanais. Peças feitas à mão, como tapetes com padrões geométricos, almofadas com bordados detalhados e móveis esculpidos, são essenciais para criar a atmosfera descontraída e cheia de personalidade desse estilo.
Alguns elementos são fundamentais para compor a decoração seguindo esse estilo:
- Mantas de crochê ou tricô feitas à mão: adicionam uma sensação acolhedora, além de trazerem texturas para o ambiente, podendo ser apoiadas sobre a cama ou poltrona.
- Almofadas bordadas: adicionam uma dose de personalidade e conforto aos espaços, seja com padrões florais, étnicos ou geométricos.
- Macramê: essa técnica de tecelagem manual que utiliza nós decorativos, tem texturas únicas e adicionam um charme rústico a qualquer ambiente.
- Quadros em tecelagem: causam interesse visual às paredes com fios de diferentes cores e texturas, esses quadros criam um ponto focal cativante
- Luminárias artesanais:são peças-chave para criar uma atmosfera acolhedora e intimista no estilo, feitas com materiais naturais, como bambu, rattan ou cerâmica, essas luminárias adicionam uma iluminação suave e difusa aos espaços.
Artesanato brasileiro
O artesanato brasileiro é rico e diversificado. Desde as rendas do Nordeste até as coloridas cerâmicas do Centro-Oeste, há uma infinidade de opções para incorporar o artesanato nacional à sua decoração.
Presentes em uma infinidade de objetos decorativos, esses artesanatos têm o poder de transformar qualquer ambiente, conferindo-lhe uma personalidade única e autêntica. Cada peça carrega consigo a história e a identidade de sua região, agregando um charme especial e uma conexão emocional aos espaços em que são inseridos. Destacamos alguns artesanatos brasileiro:
- Cerâmica Marajoara: conhecida por suas formas exuberantes, inspiradas na fauna e na flora do Norte; os tons terrosos e as formas geométricas refletem a riqueza cultural das tribos indígenas da região.
- Renda de Bilro: originada em cidades como Recife e João Pessoa, essa técnica de renda é feita com pequenas almofadas, bilros e fios, resultando em designs trançados e rendas que contam histórias de gerações.
- Cestaria Indígena: é feita com fibras vegetais como o buriti e o capim-dourado, fazem parte da habilidade artesanal das comunidades indígenas, além de serem úteis para transporte e armazenamento.
- Couro Repuxado: faz parte da cultura e tradição da região serrana do Sul; os artesãos transformam o couro em verdadeiras obras de arte.
- Barro: é originária de cidades históricas como Ouro Preto e Tiradentes, apresenta formas e símbolos que refletem a riqueza da cultura e da história do Brasil colonial.
Slow Design
Muitas pessoas buscam se reconectar e desacelerar dentro de suas casas, através da decoração, e com isso o movimento do slow design vem ganhando destaque.
O estilo surge da necessidade de consumir peças de mobiliário e decoração que tenham uma produção mais artesanal e com menos volatilidade.
Itens atemporais e com maior significado cultural compõem esse estilo de vida que pode ser levado para diversos âmbitos, não somente na decoração e arquitetura.
Dicas para colocar em prática o artesanato na decoração
Criar um espaço único é o ponto de partida para ter uma decoração feita à mão, e que por vezes, não necessita de grandes habilidades e recursos. O importante é traduzir o seu estilo e personalidade através da composição que será feita.
Algumas dicas práticas que vão ajudar você a fazer uma decoração feita à mão:
- Pinturas criativas: seja você mesmo o artista ou encontre obras únicas de talentosos criadores locais, as pinturas adicionam um toque de cor e expressão ao ambiente; desde murais ousados até pequenas telas espalhadas estrategicamente, explore sua criatividade e transforme suas paredes em galerias de arte pessoais.
- Vasos e plantas: uma decoração feita à mão pode vir através do cuidado e manutenção de suas plantas, assim adicionar verde em qualquer espaço é sempre uma opção, além de combiná-las com vasos artesanais.
- Mix de texturas: experimente misturar diferentes texturas em tecidos, tapetes e acessórios para criar uma sensação de profundidade e interesse visual, por exemplo, almofadas de crochê com mantas de lã, tapetes de juta com cadeiras de vime, ou cestos de palha com objetos de cerâmica.
- Personalize os detalhes: acrescente toques pessoais em itens como puxadores de armários e gavetas e adicione toques pessoais e únicos, como fotografias emolduradas de momentos especiais, artesanatos herdados de família ou peças de coleção de viagens.
Ao seguir estas dicas simples, você pode transformar qualquer espaço em um refúgio acolhedor e estiloso, onde cada detalhe é uma expressão do seu gosto e personalidade.
Incorporar esses elementos artesanais à decoração não apenas embeleza, mas também enriquece o ambiente, criando uma atmosfera acolhedora e cheia de significado.
Este conteúdo foi produzido em parceria com a Westwing.