Desfile da Prada: arquitetura e design na semana de moda
Durante a temporada de moda masculina de Milão, ocorrida em janeiro, o desfile da Prada apresentou-se como um sopro de ar fresco em meio a tantas tendências e estilos reconhecíveis nas passarelas e ruas. A estilista italiana Miuccia Prada assumiu em 1978 a marca de bagagens fundada por seu avô, no ano de 1913, mas teve o seu talento reconhecido globalmente nos anos 90 - na era do minimalismo na moda.
As bolsas e acessórios feitos com o nylon preto, patenteado Prada, consagraram o design de Miuccia com uma linguagem minimalista no mercado de luxo, apresentando produtos funcionais e que duram muito mais do que uma temporada.Talvez, justamente por essas características, o nylon preto nunca havia sido desfilado em passarelas até o momento presente.
No último desfile de janeiro, a coleção de Outono Inverno 2018 masculina foi apresentada juntamente com a coleção Pre-Fall feminina, como vem acontecendo nos últimos anos em Milão. Voltando à sua essência em um mundo onde funcionalidade e estética cada vez mais buscam uma linguagem em comum, Miuccia vasculhou os seus próprios arquivos para, pela primeira vez, incluir suas peças sem temporada e de linhagem contínua na passarela. E ainda foi além, convidou os arquitetos Tem Koolhaas e Herzog & de Meuron, o designer industrial Konstantin Grcic e a dupla francesa Ronan e Erwan Bouroullec para repensar o seu material mais reconhecido.
HERZOG & DE MEURON
Jacques Herzog, do escritório HERZOG & DE MEURON, criou uma camisa com estampa escrita como um manifesto à era das notícias falsas e o desaparecimento do texto como um meio confiável e primordial de informação.
REM KOOLHAAS
Koolhaas repensou a mochila e criou um novo produto chamado de frontpack. Em inglês, mochila é chamada de backpack, que significa bolsa para as costas, e frontpack, bolsa para a frente. Funcional e com design impecável, a mochila pode realmente causar um impacto no varejo e no estilo de vestir masculino pela sua funcionalidade e simplicidade no design. O arquiteto mencionou em entrevista ao New York Times que a criação do produto tem a ver com a lentidão e inconveniência de ter que remover a mochila para localizar o que está dentro. É uma solução diferente e interessante.
RONAN & BOUROULLEC
Ronan Bouroullec fugiu do universo fashion e criou uma pasta ideal para um designer ou arquiteto apresentar o seu portfólio com o durador nylon da Prada. A pasta parece um envelope amplo com detalhes de cores nas pontas e nos elásticos, similar a uma tradicional pasta de plástico.
KONSTANTIN GRCIC
Pensando na funcionalidade que precisamos em nossa vida aliada à força e estética do material, Grcic criou uma espécie de avental lateral de pescador, repleto de bolsos, com design minimalista, que facilmente pode ser usado por um arquiteto ou engenheiro em campo.
Com o pensamento colaborativo de Miuccia, podemos refletir sobre o diferente uso dos materiais que trabalhamos todos os dias, reinterpretados com outras linguagens e necessidades para renovar o nosso próprio olhar criativo.
[…] na archtrends.com em […]