31.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Apartamento pequeno com sala e cozinha integradas
Uma boa solução para salas pequenas é a integração com cozinha e varanda (Projeto: Estudio Fico)

Decoração de sala pequena: dicas para decorar espaços reduzidos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.01.2024
Fazer uma decoração em sala pequena pode parecer difícil, não é mesmo? Mas, usando algumas técnicas de decoração e muita criatividade, é possível transformar pequenos espaços e deixá-los aconchegantes e cheios de personalidade
minutos de leitura

A sala de estar destaca-se como um dos ambientes principiais da casa. Seja desfrutando de um filme e relaxando no sofá, ou recebendo amigos e familiares, este ambiente é um cartão de visita e sua decoração pode definir o estilo que permeia os outros espaços da casa. 

Quando falamos de decoração para salas pequenas, o primeiro desafio que surge é a limitação de espaço e a busca por estratégias eficazes para transformá-lo em um ambiente que irradie personalidade e aconchego.

Cada vez mais as pessoas buscam imóveis com tamanhos reduzidos, porém engana-se quem pensa que não é possível ter uma sala pequena decorada de maneira linda e funcional.

Desde o estilo maximalista até o minimalista, existem técnicas e dicas de decoração que podem ser aplicadas em qualquer espaço e transformar um pequeno ambiente no ponto alto do seu lar.

Veja algumas dicas que nós, da Westwing, preparamos para ajudar você a decorar uma sala pequena.

Por onde começar a decoração de salas pequenas?

Sala pequena com sofá colorido
Salas pequenas costumam ser integradas a outros ambientes, e nesses casos, a decoração é fundamental para que os ambientes conversem entre si (Projeto: Juliana Faria)

Antes de iniciar a decoração de uma sala pequena, é essencial obter as medidas precisas do ambiente, incluindo detalhes sobre o pé direito. Ao conhecer as dimensões do espaço, fica mais fácil elaborar um plano abrangente para a decoração.

Pegue uma trena para realizar as medições e anote em um papel. Não hesite em fazer um esboço rápido para ilustrar elementos importantes, como paredes, portas e janelas. Esse passo inicial será o ponto de partida para o seu projeto de interiores.

Escolha o estilo de decoração 

Sala pequena com itens decorativos estratégicos para otimizar o espaço
A escolha do estilo para a decoração de uma sala pequena é de extrema importância, pois influencia no design do restante da casa (Projeto: Fernanda Hoffmann)

Agora que você já tem todas as informações sobre as medidas do seu projeto, é hora de pensar qual vai ser o estilo de sala pequena decorada que você vai seguir.

Seja um ambiente com conceito integrado ou fechado, é muito importante definir um estilo (ou mais de um, para os maximalistas de plantão) para poder fazer a escolha de móveis, cores e acessórios decorativos que vão compor a sua sala pequena decorada.

Selecionamos alguns estilos de decoração para você se inspirar e definir qual temática escolher. Deve prevalecer seu gosto pessoal e o contexto de toda a decoração do seu lar. 

Veja alguns dos estilos de decoração mais comuns e que você pode se interessar:

  • Minimalista: predominam as cores neutras e tons suaves com poucos móveis e decorações. É um estilo com ênfase na funcionalidade do ambiente como um todo e simplicidade.
  • Vintage: se você gosta de ambientes com bastante história e significados, o estilo vintage pode te interessar. Os móveis e acessórios são retrô. As peças antigas ou de segunda mão são queridinhas nesse tipo de decoração. A paleta de cores costuma ser suave, mas nada impede que você customize peças vintage utilizando uma cor mais contemporânea, por exemplo. Aqui prevalece a nostalgia.
  • Boho (Boêmio): é uma aposta no mix de texturas e padrões. Estampas étnicas, elementos artesanais e cores vibrantes fazem desse estilo uma aposta ousada e com muita identidade.
  • Industrial: um dos estilos mais populares nas decorações nos últimos anos. Utiliza materiais brutos, como metal e concreto. Iluminação exposta e móveis robustos fazem a estrutura básica do estilo industrial.
  • Clássico: nesse caso a decoração pede por elegância e sofisticação.Uso de móveis antigos ou reproduções clássicas com disposições simétricas, alinhadas e coesas. O clássico segue uma paleta de cores claras.
  • Art Déco: glamoroso e luxuoso com o uso de materiais nobres, como mármore e metais cromados. Peças e estampas geométricas com cores vibrantes e toques de dourado fazem a diferença dentro desse estilo mais artístico.

Estes são apenas alguns dos inúmeros estilos de decoração disponíveis para ornamentar uma sala pequena. Além disso, eles podem se sobrepor e ser adaptados, permitindo a criação de ambientes únicos que reflitam a sua personalidade.

Acerte no mobiliário

Sala pequena em tons beges
Na decoração de sala pequena a escolha dos móveis deve ser pensada para garantir o máximo de aproveitamento do espaço e manter a circulação confortável (Projeto: Ariane Rosa Arquitetura e Design)

Tendo as medidas e o estilo que você quer seguir, é hora de escolher os móveis e objetos decorativos que vão compor a decoração do espaço.

O destaque desta decoração será o sofá, um elemento que, frequentemente, ocupa a maior parte do espaço. A escolha do sofá deve ser cautelosa, considerando não apenas a quantidade de moradores na casa, mas também a frequência de visitas e outros fatores que podem impactar na utilidade do ambiente e do móvel.

Além do sofá, a televisão também é um ponto de atenção. Em espaços mais limitados, é interessante fixá-la diretamente na parede, em vez de utilizar um rack ou aparador. Investir em pequenas prateleiras de apoio, disponíveis em diversos tamanhos, é uma excelente solução complementar.

Dependendo do tamanho da sala, talvez não seja possível acrescentar uma mesa grande, então uma opção é o uso de pequenas mesas laterais, que podem ser transportadas com facilidade e se encaixam entre os móveis, servindo apenas como um apoio.

Se deseja uma mesa que acomode mais pessoas, mesmo dispondo de pouco espaço, vale a pena investir em modelos retráteis ou aquelas possuem alavancas que podem ser fechadas quando não estão em uso.

Assim você conseguirá otimizar a sua decoração, sem perder espaço no dia a dia.

Itens decorativos e iluminação são essenciais 

Sala pequena com itens de decoração
Tapetes e almofadas proporcionam mais aconchego à sua sala (Projeto: Fernanda Brandão Medeiros Brandão Medeiros)

Itens decorativos que devem ser utilizados em sala pequenas como: cortinas, tapetes e almofadas são peças estratégicas e que deixam o ambiente mais aconchegante e confortável. 

As cortinas devem sempre estar de acordo com o tamanho das janelas, e é preferível que estejam instaladas de maneira a cobrir do piso ao teto. Isso proporciona a sensação de amplitude no pé direito.

Para escolha do tapete com tamanho adequado é preciso considerar o espaço total da sala e os móveis. O ideal é que o tapete ultrapasse aproximadamente dez centímetros os móveis que estiverem em contato.

Outro ponto que também merece atenção são os modelos de luminárias escolhidos para compor a decoração. Se você gosta de criar diferentes atmosferas por meio da iluminação, uma excelente opção são pendentes e  arandelas. Em espaços reduzidos, nos quais não é viável acomodar uma luminária de piso, essas opções auxiliam na criação de uma iluminação mais suave, sem comprometer as áreas de circulações

O uso de espelho é um grande aliado 

Sala pequena com decoração em tons de azul
O uso de espelhos causa a sensação de amplitude em sala pequenas (Projeto: Victor Romansini)

Por fim, mas de suma importância, um elemento essencial para expandir visualmente as salas pequenas decoradas é o espelho.

Você pode instalá-lo em uma parede inteira ou, como uma alternativa mais econômica, optar por uma meia parede de espelho e posicionar um móvel, como um aparador ou até mesmo o sofá, para ocultar a outra metade da parede.

Outra alternativa interessante é usar espelhos como painel de televisão. Desta maneira, a parede situada atrás da televisão será preenchida, conferindo uma sensação de amplitude. Entretanto, é crucial lembrar que, apesar de ser um aliado significativo, é necessário ter cuidado com o que será refletido .

Se você busca mais amplitude e luz para salas pequenas, os espelhos são um ótimo investimento.

Explore a criatividade e, sobretudo, mantenha-se fiel ao seu gosto pessoal e estilo ao escolher a decoração de uma sala pequena. Este é um espaço destinado a bons momentos, seja desfrutando da sua companhia, da família ou amigos, e ele certamente refletirá a sua personalidade.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de sala pequena: dicas para decor...

Decoração de sala pequena: dicas para decorar espaços reduzidos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Westwing
Colunista
Parceria

Shoppable magazine e refúgio de inspiração, Westwing é um portal com campanhas de compras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies