06.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Decoração de festa de aniversário de 50 anos
Aproveite os brilhos para deixar a sua festa mais divertida (Fonte: Pexels)

Decoração de festa de aniversário: como organizar?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.12.2022
Pequenos detalhes podem incrementar qualquer evento
minutos de leitura

Você já ficou com dúvidas sobre como planejar a decoração de uma festa de aniversário? Esse evento, que representa um momento de comemoração, alegria e diversão, merece planejamento, feito com antecedência, para que não saia nada errado.

Acredite, isso vale não só para grandes eventos, mas para pequenos encontros. Com toques de estilo e criatividade, é possível fazer uma decoração de festa de aniversário simples e marcante para todos os seus convidados. 

Pensando nisso, a Westwing preparou um guia com algumas inspirações para que você tenha a chance de preparar a decoração de festa de aniversário dos seus sonhos sem precisar gastar muito. As sugestões valem para comemorações para crianças, adolescentes, homens e mulheres. Vamos conferir? 

Decoração de festa de aniversário tons pastel
As cores fazem a decoração de aniversário ficar harmoniosa (Fonte: Pexels)

Dicas de lembrancinhas para aniversário

É recomendado que a decoração de festa combine com as lembrancinhas, assim o convidado leva para casa um pouco da sua festa. 

Uma das formas mais fáceis de preparar uma decoração de festa de aniversário sem gastar muito dinheiro é apostando em ideias DIY (siga para do it yourself ou faça você mesmo, em tradução livre). Existem muitos exemplos para deixar o evento com visual bonito e divertido. Inspire-se!

DIY: Lembrancinha de aniversário | WESTWING

festa de aniversário
A festa de aniversário combina com vários tipos e tamanhos de bexigas! (Fonte: Pexels)

Dicas de decoração de aniversário

A decoração insere personalidade na festa, seja ela de aniversário infantil ou adulto. A organização pode ser tão divertida quanto o próprio evento.

Os temas podem variar de acordo com o estilo de cada um, do neutro ao mais colorido, uma pegada mais moderna ou clássica. Para isso, vale questionar quais são os interesses do aniversariante, se ele gosta de filmes, desenhos, séries, grupos musicais. Se ele prefere detalhes mais minimalistas ou extravagantes, quais são suas cores favoritas. Não tem jeito, é preciso analisá-lo ou perguntá-lo sobre suas preferências. 

Cupcakes funcionam como itens de decoração de festa de aniversário
Cupcakes funcionam como itens de decoração - além de fortalecerem o cardápio da festa (Fonte: Pixabay)

Decoração de festa de aniversário infantil

A festa infantil pode ser inspirada no desenho favorito da criança, por exemplo, ou seguir sem personagens. Uma dica para decorar a mesa para festa de aniversário infantil é investir em docinhos personalizados, com granulados e detalhes coloridos, que remetam às cores do tema da festa. 

E sobre temas, as possibilidades são infinitas. Podem seguir roteiros mais tradicionais como com super-heróis e outros desenhos animados, ou até mesmo com propostas mais amplas como dinossauros, Tiktok e bandas de K-Pop. 

Bolo decorado azul fundo do mar
Bolos decorados funcionam para qualquer tipo de festa (Fonte: Pexels)

Decoração de festa de aniversário para adultos 

Para decoração de aniversário, a dica é aproveitar os temas que servem para ambos os gêneros e se adaptam a diferentes idades, como festa inspirada nos anos 90, 80 ou 50; festa de boteco ou à fantasia. 

Outra dica para decoração de aniversário são os quadros decorativos que dão vida às paredes vazias. Preenchendo o entorno do ambiente, você consegue transmitir parte da sua história,  personalidade e das mensagens que te inspiram.

Entre os temas mais adultos, vale apostar em um estilo musical favorito, o time de futebol e até mesmo a estação do ano.

 Como enfeitar uma festa de aniversário simples? 

  1. Escolha o tema da sua decoração de festa de aniversário

Na hora de escolher o tema da sua festa, você precisa saber se ele fará sentido para você. Precisa ter personalidade nos detalhes e isso pode determinar as cores da sua festa. 

  1. Faça em casa 

Antes de pensar em gastar com aluguel em um salão de festa, já pensou em fazer a festa em casa? Para tornar o espaço mais acolhedor e com a personalidade do dono (ou do aniversariante), investir em elementos decorativos e na iluminação do ambiente pode ser uma boa saída. 

  1. Escolha uma mesa principal para a decoração de festa de aniversário

A mesa do bolo é o ponto principal da decoração de festa de aniversário. Ela geralmente apoia docinhos, arranjos decorativos e o bolo decorado. 

Para isso, você pode pensar em personalizar a mesa um móvel que já tem em casa, como a mesa de jantar, e cobri-la com tecidos coloridos ou até mesmo com TNT -  um tipo de material que é muito usado em decorações.

  1. Escolha o seu bolo 

Na hora de escolher o bolo é importante pensar na praticidade. Se quiser apenas um  bolo para foto, o cenográfico é perfeito. Feito de papelão ou isopor, ele embeleza a sua decoração de festa de aniversário - além de ser mais barato do que um bolo estruturado. 

Bolo decorado de chocolate
Bolos decorados são sobremesas que vão além de agradar o paladar (Fonte: Pexels)

Como o momento em que o bolo é cortado, é o mais importante da festa, vale repousá-lo sobre uma bela toalha de mesa. É possível enfeitá-la com flores, balões e pisca-pisca. 

decoração de festa de aniversário rosa
A composição da mesa, por mais simples que seja, tem que combinar com a decoração (Fonte: Pexels)
  1. Painel decorativo para festa de aniversário

Como é uma parte grande da festa e que vai aparecer em todas as fotos, normalmente nos preocupamos muito com o painel decorativo, e principalmente que ele caiba no orçamento. 

Principalmente em festas infantis, a mesa principal pode ter um painel com arco de balões, detalhes em papel crepom, cortina de paetê e muito mais. A ideia é que ele fique em uma parede da casa e que combine com a decoração de festa de aniversário. Para isso, basta repetir as cores que aparecem em outros pontos da festa. 

móveis reformados brancos
Os móveis podem fazer parte da decoração, deixando-os sofisticados e modernos (Fonte: Pexels)

Ideias de “mesversário”

O “mêsversário” de bebê, como é chamada a comemoração por um mês de vida, se tornou uma grande tendência entre as famílias. Não se sabe bem a origem dessa tradição, mas faz sucesso nas redes sociais, com fotos de bebês ao lado de pequeninos bolos decorativos

branca de neve decoração de aniversário
Personagens clássicos sempre são uma ótima escolha para mêsversário (Fonte: Pexels)

Por que comemorar o mêsversário do bebê?

A cada mês, a criança passa por diversas transformações em seu processo de crescimento. Além de questões comportamentais, a fisionomia muda e faz com que o pequeno comece a ter traços mais identificáveis da mãe ou do pai (ou dos dois). 

Por isso, comemorar o mêsversário faz todo sentido e, para isso, não é necessária uma decoração gigantesca, com centenas de doces, salgadinhos e bolos. O importante é registrar o pequeno momento da melhor forma. E, para isso, inspire-se nessas temáticas: 

  • Personagens clássicos: Os papais são fãs da série Chaves? Ou de Friends? Dá pra pensar em elementos e fantasias para os pequenos com essas referências. O importante é destacar o mês a ser completado na foto.
  • Super heróis: Qual é o seu preferido? São tantas opções que dá pra fazer 12 meses só nessa temática.
  • Elementos da natureza: Flores, frutas, legumes. Esse universo também pode ser a base de uma temática fofa e delicada. 
  • Pets: Fotos dos bebês com os seus bichinhos de estimação são sempre uma gracinha. 
  • Datas comemorativas: Quando o mêsversário cai em junho, o tema festa junina é super convidativo, assim como o Natal em dezembro. 
  • Cultura pop e mundo da Disney: Diversos canais de entretenimento infantil podem servir de inspiração para a sua festinha, e até mesmo cantores do pop ou rock.
bebê em festa de aniversário
A simplicidade faz parte desses momentos, o importante é registrar (Fonte: Pixabay)

Não importa o estilo escolhido para a decoração de festa de aniversário, é preciso dedicação para realizar um evento tão importante.

Ainda não sabe qual é o seu estilo de decoração?  Faça o quiz para descobrir!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de festa de aniversário: como or...

Decoração de festa de aniversário: como organizar?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Westwing
Colunista
Parceria

Shoppable magazine e refúgio de inspiração, Westwing é um portal com campanhas de compras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies