12.09.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Peças tramadas são bem-vindas em qualquer área da casa (Projeto: Ivan Aguiar e Heliomar Venancio / Foto: Felipe Araújo)

Decoração com tramados

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.09.2022
Existem diversos tipos de itens decorativos que são produzidos utilizando tramas. Veja como inseri-los na decoração com nossas dicas
minutos de leitura

A decoração com tramados, ou com tramas, é perfeita para você que quer dar um toque mais natural e rústico para sua casa. Os tramados podem ser feitos a partir de diversos materiais e são perfeitos para trazer mais modernidade ao ambiente. Ao mesmo tempo, proporcionam originalidade, ainda mais se forem artesanais. 

As tramas são uma ótima opção se você quer dar uma diferenciada na decoração de sua casa. Elas podem ser inseridas como estofado de cadeiras, sofás, poltronas e muito mais! Se você tem uma área externa, móveis tramados são uma ótima oportunidade de deixar o ambiente mais estiloso.

(Fonte: Westwing)

O que é a decoração com tramados? 

A decoração com tramados nada mais é do que o uso de diferentes tipos de fibras entrelaçadas em diversos itens de nossas casas. Você pode encontrar uma variedade de técnicas, tecidos, materiais e itens em que a trama pode ser aplicada ou utilizada para a confecção.

A decoração com tramados é muito versátil e pode ser utilizada em diversos contextos, como nas mantas de crochê (Projeto: Portobello S.A.)

Por exemplo, é muito comum a utilização de cordas para móveis. Além disso, as fibras naturais mais conhecidas para as tramas são o junco, vime e sisal. Elas são ótimas para trazer uma energia rústica e natural para o ambiente. 

Você também pode encontrar itens produzidos com fibras sintéticas que também são tramados. Geralmente eles parecem com o junco, tanto nas cores, quanto na textura. Além disso, tecidos também podem ser tramados e aparecem comumente em mantas, tapetes, cortinas e almofadas decorativas. 

Revestimento cerâmico com efeito tramado é excelente opção para decorar paredes (Projeto: Portobello S.A.)

Por que usar tramas na decoração? 

As tramas tendem a trazer um charme único para a decoração de casa, principalmente quando combinadas com outros materiais. É comum existirem cadeiras tramadas com algum tipo de fibra, acompanhada de pés de metal ou de madeira, além de estofados que garantem mais conforto ao móvel. 

A decoração com tramados combina muito com estilos mais naturais e rústicos (Fonte: Westwing)

Além disso, móveis tramados com fibras naturais podem ser uma ótima forma de introduzir uma decoração sustentável em seu lar, ainda mais se forem produzidos por artesãos. 

Você pode utilizar a decoração com tramas em tecidos como tapetes, cortinas e toalhas de mesa. Elas podem ser uma ótima opção para sair do tradicional e criar um ambiente mais criativo e original. 

Além disso, existem diversos tipos de texturas em que você pode se apoiar na decoração com tramados. Brinque com os diferentes tipos de materiais para gerar peças decorativas e ambientes mais autênticos.

Se você possui uma área externa com piscina ou uma área com churrasqueira, os móveis tramados podem ser uma ótima opção para trazer mais charme. Eles têm essa característica mais rústica e natural, o que contribui com a energia tropical dos ambientes externos.

Deixe sua área externa mais estilosa com móveis e itens tramados (Projeto: Portobello S.A.)

Uma decoração com tramados aliada a um jardim pode deixar suas área externas muito mais bonitas!

Como utilizar itens tramados na decoração? 

Existem diversas formas de utilizar tramados na decoração, desde almofadas decorativas até mesas de jantar. O importante é que a decoração de sua casa fique harmônica e que faça sentido para você. 

Apesar de parecer que a utilização de objetos tramados remete apenas e exclusivamente à decoração rústica, você pode utilizá-las em diversas situações. Em uma decoração moderna, inserir itens decorativos tramados pode garantir certa criatividade no ambiente. 

Os tramados ficam um charme em diversos ambientes (Fonte: Westwing)

Exemplo desses itens são molduras de fotografias, pinturas ou espelhos, vasos de plantas, revestimentos e afins. Você pode utilizar a decoração com tramados em todos os ambientes de sua casa, em diferentes itens. Veja algumas sugestões: 

1 - Banheiro

No banheiro, você pode apostar em lixeiras revestidas com tramas, em fibras naturais, além de itens decorativos sobre a bancada. Espelhos, porta escovas de dentes e cestos de roupas sujas podem ser uma ótima oportunidade para utilizar materiais naturais tramados. 

Além disso, porta toalhas e dispensers de sabonete líquido tramados também podem dar um estilo a mais para seu banheiro. 

2 - Quarto

No quarto não faltam oportunidades para utilizar texturas e cores relacionadas aos itens tramados. Você pode inserir cabeceiras e mesas de cabeceiras revestidas com fibras ou cordas, além de outros móveis do quarto como estantes, guarda-roupas ou cômodas. 

Em relação aos tecidos, você pode inserir tapetes e cortinas com tramas para trazer um aspecto mais artesanal. Por fim, itens decorativos para colocar sobre as mesas de cabeceira ou na parede também são bem-vindos. 

Em quartos infantis, você pode utilizar almofadas tramadas feitas de algodão para proteção de berços, por exemplo. 

3 - Sala

A sala é um espaço em que recebemos visitas e convidados para celebrar momentos, assim, tente inserir esses itens na decoração para deixar o ambiente mais confortável e estiloso. 

Luminárias, racks e poltronas são ótimos itens que podem conter revestimentos tramados. Você também pode utilizá-los em outros itens da decoração citados anteriormente. 

Na sala de jantar, você pode apostar em lustres e cadeiras tramadas. Veja como em uma decoração moderna, esse tipo de decoração se encaixa perfeitamente (Projeto: Portobello S.A.)

4 - Área Externa

A área externa pode ser perfeita para móveis e itens tramados, dependendo do estilo decorativo de seu lar. Insira poltronas para área externa, cadeiras, chaises e deixe seu ambiente da área externa mais natural e agradável. 

E aí, o que achou das nossas dicas? Agora que você já sabe como inserir tramados na decoração, ficou muito mais fácil decorar sua casa!

cadeiras tramadas azul marinho
Os tramados também são tendência de decoração em ambientes externos da casa (Projeto: Ivan Aguiar e Heliomar Venancio / Foto: Felipe Araújo)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração com tramados...

Decoração com tramados

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Westwing
Colunista
Parceria

Shoppable magazine e refúgio de inspiração, Westwing é um portal com campanhas de compras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies